Macetes Kids - aplicativo educativo do blog Macetes de Mãe

Macetes Kids – aplicativo educativo do Macetes de Mãe


23 de abril de 2014

logo2Mamães, abril é mês de novidades por aqui! Depois de lançarmos a loja virtual e a linha de sapatilhas Mãe & Filha Macetes de Mãe, hoje é a vez de eu trazer até vocês outra novidade suuuuuuper bacana: o lançamento oficial do Macetes Kids, o  aplicativo educativo do blog Macetes de Mãe. Eeeee! Adoro essas supresas legais.

O Macetes Kids é um app educativo completamente diferente de tudo que vocês já viram e, abaixo, eu conto a história da sua criação para vocês entenderem direitinho do que eu estou falando.

Não sei se vocês sabem, mas toda a minha família mora longe. Eu, meu marido e o Léo moramos em São Paulo, mas os avós, tios e primos maternos do Léo moram todos em outros estados, do sul ao nordeste. Assim, toda vez que meus pais encontram com o Léo e tem que ir embora, é uma tristeza sem fim. Eles pedindo para eu deixar fotos espalhadas pela casa, para que o nosso pequeno não se esqueça deles,  e ele sentindo uma falta enorme nos primeiros dias de distanciamento (gente, juro, de cortar o coração).

E vendo essa cena ao longo de quase dois anos – e sensibilizando-se com ela – o padrinho do Léo resolveu presenteá-lo com uma surpresa bem diferente: ele criou um aplicativo educativo que, além de ensinar coisas básicas como cores e números, também serve como forma de aproximar o Léo dos seus familiares que estão longe.

Assim, no Natal do ano passado, o Léo ganhou esse presente super especial e eu, percebendo que essa ideia poderia ser útil para diversas outras famílias, resolvi propor que o aplicativo do Léo virasse o aplicativo do Macetes de Mãe e aí surgiu o Macetes Kids, com o qual eu presenteio hoje todas vocês. :-)

macetes kids tela inicial (1)Bom, mas como é que funciona o Macetes Kids? Ele é um aplicativo muito simples, que pode ser usado por crianças a partir de dois anos de idade. Para baixá-lo basta acessar Apple Store e procurar por “Macetes Kids” (ou entrar neste link). Ele está disponível para iPhone, iPad e iPod, nas versões iOS 7.0 ou posterior e, o melhor de tudo, é gratuito!!!!

Assim que vocês tiverem instalado o app, vocês terão que escolher a língua na qual irão utilizá-lo. Estão disponíveis as opções Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Chinês. Todas as orientações para uso do app serão dadas na língua escolhida inicialmente.

Depois de escolhida a língua, o app está pronto para uso e indica-se que, nas primeiras vezes, ele seja utilizado com a supervisão dos pais, para as crianças entenderem direitinho todas as opções que tem à disposição e como navegar pelo app.

Abaixo, falo de cada uma das seções do aplicativo e como as crianças podem aprender e se divertir com elas:

Cores: na aba cores, as crianças encontrarão 12 corujinhas de cores diferentes e, ao clicar sobre cada uma delas, irão ouvir o nome da cor em questão na língua escolhida inicialmente.

Números: na aba números, as crianças encontram os números de um a dez e, ao clicar sobre eles, irão ouvir os números na língua escolhida inicialmente.

Família: essa é a aba mais bacana do app. Nela, os pais devem inserir as fotos dos familiares (usando fotos salvas no celular/tablet ou tirando fotos na hora) e, depois, gravar o nome desses familiares (feito dentro do app mesmo). Assim, quando a criança clica sobre a foto irá ouvir o nome desse familiar e, assim, mata a saudade e não corre o risco de esquecê-lo.

Jogo: a aba jogo traz um pequeno quiz para testar o aprendizado da criança. Nele, a criança irá, por exemplo, ouvir a palavra “Rosa” e, depois, terá que clicar sobre a coruja correspondente à cor. O mesmo tipo de teste é feito com as outras categorias também – números e familiares.

macetes kids quatro telas

Ao baixar o aplicativo, uma língua estará disponível gratuitamente. Entretanto, se os pais quiserem baixar as demais opções para que os filhos aprendam as cores e números também nessas outras línguas, é possível ao custo de U$ 0.99 por língua ou U$ 1.99 todas as línguas (ao todo seis). Ainda, na aba familiares estão disponíveis gratuitamente dois espaços para inserção de fotos e se os pais quiserem inserir mais imagens poderão fazê-lo ao custo de U$ 0.99  o familiar ou U$ 1.99 todos os demais 10 familiares.

O Léo está com quase dois aninhos, então eu já liberei o uso do Macetes Kids para ele (e ele adora! Principalmente a parte dos familiares e dos números). Mas sempre que eu o deixo brincar, tomo o cuidado de eu ou algum outro adulto estar por perto e participar da brincadeira, pois julgo muito importante para o seu desenvolvimento e aprendizado o contato humano e não somente com a “máquina”.

Mamães, espero que tenham curtido a novidade e que os seus pequenos gostem e se divirtam tanto quanto o Léo com o Macetes Kids. É promessa minha e do padrinho do Leo trazermos, em breve, novidades para o aplicativo: outras brincadeiras, ensinamentos e passa-tempos que ajudem nossos pequenos a divertirem-se e desenvolverem-se.

Aproveitem o “calor da emoção” e baixem já o Macetes Kids. Ele é gratuito! Depois, se curtirem, compartilhem esse post ou contem para os amigos através do próprio app, indo em “Informações” e escolhendo a opção “Contar a um amigo”.

Bom proveito e boa diversão! Espero que a família toda curta a novidade, principalmente aqueles que estão longe e agora tem a oportunidade de ficarem mais pertinho. :-)

Ah, e aqui um videozinho do Léo curtindo o Macetes Kids. Mamãe coruja não resistiu! Ehehehe!