HORMÔNIOS QUE INFLUENCIAM NO SONO DO BEBÊ.
PRINCIPAIS HORMÔNIOS
Os principais hormônios do sono são: melatonina e o cortisol, e seus níveis mudam ao longo do dia, resultando em uma maior ou menor facilidade para dormir, dependendo de qual está em ação.
MELATONINA
Hormônio que é responsável por ajudar o corpo a relaxar e pegar no sono. Naturalmente, com o cair do dia, , o corpo produz mais melatonina e faz o bebê relaxar e pegar no sono mais facilmente.
CORTISOL
O cortisol é o hormônio que nos mantém acordados e alertas. Quando o bebê está exausto, ele tenta permanecer alerta e, assim, libera cortisol (estimulando-o ainda mais a permanecer acordado).
ADRENALINA
Se o stress do bebê na briga para dormir for muito grande, seu corpo irá liberar, além do cortisol, também a adrenalina, que é o hormônio do stress. Isso deixará o bebê ainda mais alerta e prejudicará o sono.
CORTISOL + ADRENALINA
Quando o bebê está exausto, ele fica tão cansado que os hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, inundam a sua corrente sanguínea, tornando ainda mais difícil para ele relaxar e se acalmar.
CUIDADO
E isso tende a ser um padrão cíclico; quanto mais cansado o seu bebê fica, mais difícil é ele relaxar e adormecer, o que torna o deixa mais cansado. Por isso, deixar seu bebê acordado na intenção de que ele durma melhor é um erro.