SALTOS DE DESENVOLVIMENTO NO PRIMEIRO  ANO DO BEBÊ

Bebê mais irritado, dormindo pior, sem apetite, querendo mais colo, chorando mais.  O que pode estar acontecendo? Ele pode estar passando por um salto de desenvolvimento

O QUE É 

Salto de Desenvolvimento

São aqueles períodos, principalmente no primeiro ano de vida do bebê, em que ele adquire uma habilidade nova: enxerga melhor, firma a cabeça, rola, segura objetos

O QUE ACONTECE

Nesse período?

O bebê fica tão ansioso com a nova descoberta que quer praticá-la o tempo todo e isso prejudica seu sono. Além disso,  ele se sente perdido e inseguro e isso faz com que ele fique mais grudado na mamãe.

QUANDO

Esses saltos acontecem?

1 MÊS

Melhora da visão, dos sorrisos que ocorrem com mais frequência e da capacidade de chorar com lágrimas.

QUASE 2 MESES

Percepção de sons, cheiros e sabores. O bebê começa a vocalizar conscientemente e percebe as mãos e os pés.

QUASE 3 MESES

Bebê consegue firmar a cabeça, gritar e passa a ter curiosidade pelo mundo.

 4 MESES E MEIO

Um dos saltos mais longos, o bebê consegue segurar objetos, trocá-los de mão, levá-los à boca, começa a rolar...

 6 MESES 

O bebê senta sem apoio e compreende que as coisas podem trocar de posição (dentro e fora, frente e trás), entende que a mãe se afasta, rola e adquire maturidade para receber alimentos sólidos.

 7 MESES 

O bebê tenta se jogar adiante para alcançar objetos, bate um objeto em outro. Pode começar a engatinhar, a falar algumas sílabas e entende melhor o conceito de permanência das coisas. Pode fazer sinal de tchau. Sente ansiedade com estranhos.

 8 MESES E MEIO

O bebê chora com mais frequência. Quer ter mais atividades e protesta se não as tem.  Dorme menos, tem menos apetite, movimenta-se menos e “fala” menos. Pode começar a engatinhar.

QUASE 11 MESES 

O bebê costuma começar a entender o funcionamento de algumas coisas: chaves em fechaduras, meias nos pés, etc… Pode levantar-se por alguns segundos, movimentar-se mais, entender o “não” e instruções simples..