Macetes de Mãe

Dicas para o bebê ficar de bruços

Mamães, como estão? Não sei se vocês perceberam, mas, nas últimas semanas, eu trouxe várias novidades bacanas aqui para o blog. Primeiro foi o lançamento da coluna Pediatria, no mês passado, depois, o lançamento da coluna Nutrição, há duas semanas, e agora é a vez de eu contar para vocês que teremos mais uma coluna por aqui, que irá tratar do desenvolvimento dos nossos pequenos.

Assim, todos os meses, as profissionais do PAEDI – Programa de Avaliação e Estimulação do Desenvolvimento Infantil – irão escrever a Coluna Desenvolvimento Infantil e trazer dicas que ajudarão vocês, mamães, a entenderem melhor o desenvolvimento psicológico e motor dos pequenos e a atuarem de forma a estimular naturalmente, respeitando o tempo e individualidade, sem pressão e nada de excessos, o seu aprendizado e crescimento.

O PAEDI é formado por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, psicomotricidade, entre outros e, todos os meses, uma delas estará falando com vocês. Tenho certeza que irão curtir e será muito útil. Ótima leitura!

Foto: Arquivo PAEDI

Barriga ao chão: Dicas que ajudam o bebê a ficar de bruços

Por Nadja Azevedo

Olá mamães! É com muito prazer que escrevo hoje o meu primeiro post para a Coluna Desenvolvimento Infantil aqui no blog Macetes de Mãe. Neste primeiro texto escolhi falar sobre brincadeiras de bruços, pois estas são muito importantes para o desenvolvimento motor do bebê. Quando brinca de bruços o bebê fortalece a musculatura do pescoço, costas e ombros, que serão necessárias para adquirir marcos importantes como engatinhar, andar e até comer. Também, é a partir dessa posição que o bebê desenvolve autonomia para se movimentar e começar a descobrir sua capacidade de se deslocar no chão.

Porém muitas crianças não gostam muito dessa posição e reclamam quando são colocadas nela, mas este não precisa ser um momento de sofrimento para mãe e/ou bebê. No começo, realmente é difícil para o bebê, pois ele precisa ganhar força para sustentar seu próprio peso contra gravidade, mas a mãe pode ajudá-lo com atitudes simples que podem facilitar este momento. Assim, seguem algumas dicas para que esta etapa do desenvolvimento aconteça de maneira prazerosa!

Quando o bebê começa a apreciar a postura de barriga para baixo, esta passa a ser sua postura favorita para exploração dos brinquedos. Como consequência, devido ao seu instinto explorador, logo ele começa a se locomover para alcançar os brinquedos e descobrir o ambiente. Sendo assim, barrigas ao chão e boa diversão!

Abraços e até a próxima!

Nadja Azevedo

Sair da versão mobile