Macetes de Mãe

Itens que ajudam na hora do sono

Quem não sonha em ver seu bebê dormindo calmo, tranquilo e relaxado e, ainda por cima, rapidinho e por horas? Ah! Acho que qualquer mamãe.
Infelizmente, não há uma receita mágica para isso, até porque cada bebê é um bebê e o que pode funcionar com um, pode não ter o mínimo efeito em outro. Entretanto, tenho visto que alguns produtos prometem ajudar nessa hora que acaba, muitas vezes, virando a hora do pesadelo em muitas casas.
Selecionei alguns e trouxe para vocês. Alguns testei, outros não. Mas se quiser, você pode testar também. Boa sorte!

Sleep Sheep:

Essa ovelhinha toca sons que imitam os da natureza e também os sons que o bebê ouvia dentro do útero. São quatro opções de sons diferentes. Eu usei muito com o Léo, até o terceiro mês, e a impressão que eu tinha é que ajuda bastante. Lá fora ela é vendida na Amazon, Babys R Us, BuyBuy Baby e afins. Aqui no Brasil nunca vi para vender, então quem se interessar teria que dar um jeito de trazer de lá ou recorrer à alternativa abaixo. O valor gira em torno de 35 dólares.
Imagem: site do fabricante

Aplicativo para iPhone e iPad:

Quando abandonei a ovelhinha (isso pq a tecla do som que o Léo mais gostava quebrou) eu a substituí pelo aplicativo Relax Melodies. Sinceramente, bem mais interessante que a ovelha por vários motivos: é de graça, é mais fácil de carregar para qualquer lugar, tem bem mais opções de sons e tem função timer (a ovelha também desligava sozinha, mas tinha apenas duas opções de tempo). Atualmente, é isso que coloco para tocar na soneca matinal do Léo e algumas vezes na hora do sono da noite. O aplicativo está disponível para iPhone e iPad. PS: eu também já havia falado sobre esse aplicativo em outro post, o qual dava dicas para dormir melhor na gravidez.
Imagem: betesiclicks.com

Linha Hora do Sono da Johnsons:

A Johnsons tem uma linha de sabonete, sabonete líquido, shampoo, óleo de massagem, entre outros produtos, que promete ajudar na hora do sono. Segundo o fabricante, os produtos tem essa propriedade calmante e relaxante, pois a sua fórmula possui NaturalCalm, uma mistura de essências que foram testadas e que apresentaram propriedades calmantes. Eu não tenho certeza de que o uso desses produtos ajuda mesmo, mas, por via das dúvidas, uso o sabonete em barra da linha. O cheiro é delicado e gostosinho, a consistência também, então, não custa tentar.
PS: No próprio site da Johnson eles informam que a linha tem um eficácia muito maior se for aplicada seguindo um ritual de três etapas, que consiste em: dar um banho morno, fazer uma massagem relaxante e ninar um pouco o bebê antes de dormir. Assim até sem produto nenhum garanto que o sono vem mais fácil!
Se você quiser saber mais sobre a linha, clique aqui.
Imagem: site do fabricante

Naninhas ou fraldinhas:

Sempre ouvi falar que é legal o bebê possuir um objeto de transição, que o faça se sentir mais seguro quando se afasta da mãe. Isso porque os bebês passam por uma certa crise, chamada crise da angústia da separação (já comentei sobre ela aqui), que é quando percebem que ele e a mãe não são a mesma pessoa. Nessa fase, eles podem ter seu sono prejudicado e, se até esse momento já tiverem um objeto ao qual são apegados, relaxar e dormir quando a mãe sair do quarto será mais fácil. A explicação é mais ou menos essa.
Além disso, alguns bebês, desde muito cedo, antes mesmo da fase da angústia da separação, relaxam quando esfregam o rostinho em algum objeto delicado, de toque agradável, e com um cheirinho ao qual estão acostumados (que pode ser o deles mesmo ou da mãe). Por esse motivo, pelo fato dos bebês relaxarem quando esfregam o rostinho ou cheiram algo macio e delicado, é que se indica dar naninhas ou fraldinhas para os bebês. O Léo nunca se acostumou à naninha, mas ama uma fraldinha.PS: Naninha, para quem não sabe, é um mini cobertorzinho preso à cabeça de um bichinho. Muitos bebês amam. Abaixo foto para não deixar dúvidas.
Imagem: http://alquimiadoverbo.blog.com/files/2012/03/naninha.jpg
Já que esses itens prometem ajudar na hora do sono, acho que não custa nada tentar. Eu mesma tenho experiências positivas com eles. Entretanto, com certeza, mais do que recorrer a essas alternativas, acho importante os pais tomarem outros cuidados bastante simples, mas muito eficientes:
  • Sempre ficarem de olho nos sinais de sono e colocarem os seus bebês para dormirem nesse exato momento. Os bebês não variam muito a sua hora de sono, ela deve ser repetir, mais ou menos no mesmo horário, todos os dias. Com uma semana de observação já será possível saber o horário que o bebê está mais propenso a relaxar e dormir (lembrando que a maioria dos bebês começa a sentir sono na hora que o sol se põem).
  • Criar um ritual para a hora de dormir e repeti-lo religiosamente todos os dias. Aqui em casa é assim: mamadeira, banho morno, restinho da mamadeira e berço. Eu sempre tive um ritual para a hora de dormir, desde que o Léo chegou em casa da maternidade, e posso garantir que ele sempre pegou no sono muito rápido à noite (coisa que nem sempre acontece durante o dia, que demorei para criar um ritual).
  • Garantir que o bebê encontra-se numa condição confortável para dormir: ambiente escuro ou com pouca luz, ambiente calmo e tranquilo (sem ruídos e barulhos), temperatura adequada, roupas adequadas (confortáveis e irão aquecê-lo na medida certa), longe de objetos que possam atrapalhar o seu sono (brinquedos dentro do berço, nos quais ele possa esbarrar enquanto dorme).
Bom, espero ter ajudado um pouquinho!Leia outros posts relacionados a esse tema: Como fazer o bebê dormir de dia
Como fazer o bebê dormir sozinho no berço
Soluções para noites sem choro
Sair da versão mobile