Sintomas estranhos de gravidez | Macetes de Mãe

Sintomas estranhos de gravidez


22 de outubro de 2015

Um dos papos mais divertidos que tenho com minhas amigas, as de sempre e as novas, é sobre como nós descobrimos que estávamos grávidas. Acabam aparecendo histórias supercuriosas, divertidas, algumas que causam surpresa e outras que ninguém entende ou consegue explicar.

Eu descobri que estava grávida do Leo e do Caê porque houve o tradicional atraso menstrual, mas já ouvi mais de uma amiga contar que descobriu que estava grávida por que não vivia sem café e, de uma hora para outra, não podia nem sentir o cheiro da bebida. Tentaram colocar na boca e foram correndo para o banheiro enjoadas. Até fui atrás disso para saber se tinha alguma pesquisa específica que explicasse, ou se o café tinha alguma coisa específica que desse esses efeitos. Mas não achei nada.

Photo Credit: carmen_seaby via Compfight cc

Aí acabei pensando que tem mesmo uns sintomas que a gente nem imagina que possam significar que tem um bebê a caminho. E fui atrás deles para contar que pode ser que aquilo que vc está sentindo não seja um mal-estar ou sintoma de doença, viu? Nem todos têm uma explicação científica comprovada, acaba que os hormônios levam a má fama de causarem quase tudo e também algumas modificações no fluxo sanguíneo do corpo da mulher. Mas se você está planejando engravidar, vale saber que eles podem sim ser um sinal que…deu certo! Aproveitei pra colocar também umas outras coisas que podem ocorrer durante os nove meses:

Nariz entupido – lá vai você pensar que a culpa é do ar condicionado do trabalho. Ou achar que é alguma gripe ou resfriado e sair tomando aquele remedinho básico de sempre. E, mal sabe você, pode ser que isso seja um sintoma de gravidez

Suor excessivo e ondas de calor – se não pode ser a chegada do climatério e a proximação da menopausa, de novo a culpa vai para o ar condicionado. Mas que não está dando conta do calor. Será mesmo? Dê atenção se um ventinho a mais ou um dia mais fresco não resolverem o problema

Cabelo estranho, pelos esquisitos – sabe aquele pelo mais grosso que nasce em lugar indevido, tipo perto do umbigo? Ou aquela sensação que seu cabelo mudou de personalidade? Pelos e cabelos mais grossos são comuns na gravidez por conta dos hormônios.

Olfato tinindo – aquele cheiro que você nunca reparou pode se tornar algo insuportável. Tenho até uma história engraçada que me contaram: quando a mãe de uma amiga estava grávida, ela não podia nem abrir a geladeira, tamanho enjoo que o cheiro lhe causava. Foi assim que ela descobriu, inclusive, que estava esperando um bebê. Essa minha amiga tem mais de 30 anos e até hoje não pode sentir cheiro de geladeira, como é desde que era só um microscópico punhado de células. Vai saber se tem a ver, né? (Shirley, essa sou eu e minha mãe, hehe)

“Pézão” – polêmica! Um monte de mulheres juram que seus pés cresceram durante a gravidez, que elas mudaram de um a dois números nos sapatos e nunca mais voltaram a usar os sapatos antigos. Ou seja os pés cresceram para sempre! Já li vários textos sobre esse tema e os médicos afirmam que não deve ser isso, pode ser pelo pé ter inchado, mas que ele volta ao normal. Mas tem muita gente por aí que reclama de ter perdido os sapatos que usava antes da gestação.

Mudanças na libido – bom, gente, essa é daquelas que confunde mesmo, pois tem tanta coisa que pode afetar nosso desejo sexual, né? Mas se você não encontrar outro motivo aparente para ter mais ou menos libido, quem sabe não é gravidez?

Sangramentos na boca – durante a gravidez, os dentes e as gengivas ficam mais sensíveis, com mais riscos de sangramentos e de gengivite. Mantenha as visitas ao dentista em dia e, caso perceba esses problemas, cuide bem deles.

Veias mais saltadas – nos braços, nas pernas, até mesmo nos seios. Todas as veias do nosso corpo podem ficar um pouquinho mais escuras, aparentes ou saltadas com a gestação e até ficarem doloridas, principalmente para quem já tem problemas com varizes. Se isso está ocorrendo com você, pode ser um bebê que vem por aí.