Uma coisa que quase toda a mãe faz é guardar algumas peças de roupa do enxoval do primeiro filho para o segundo. Mas como garantir que essas peças guardadas não ficarão amareladas ou então mofadas?
No post de hoje eu trago algumas dicas caseiras e bem simples para garantir que as peças se manterão em excelente qualidade por vários meses ou anos. Basta seguir à risca que não tem erro.
Guarde as peças limpas: a primeira dica é jamais guardar uma peça de roupa suja, mesmo que ela pareça quase limpa. Antes de guardar, lave bem, retirando todo o suor e sujeira (qualquer sujeira imperceptível a olho nú se transformará em uma mancha depois que a roupa estiver um tempo guardada).
Guarde as peças secas: jamais guarde roupinhas que estejam um pouco úmidas. Na dúvida, pendure ao vento por mais algumas horas e só aí guarde. Ou então utilize a secadora de roupas.
Embale em papel de seda ou tecido azul: embalar as roupinhas com papel ou tecido azul evita que elas fiquem amareladas, garantindo a sua alvura por mais tempo.
Não use sacos plástico: na hora de guardar, nada de saquinhos plásticos, para evitar mofo. Opte por papel (como informado na dica acima), saquinhos de TNT ou então caixas com ventilação.
Use bastões de giz: bastões de giz dentro das caixas ou malas que você mantém as roupas armazenadas ajudam a absorver a umidade e a evitar o mofo.
Não borrife perfume nas peças antes de guardá-las: dá uma vontade enorme de guardar a roupa cheirosinha, mas borrifar perfume sobre ela só irá fazer com que ela fique úmida e, assim, facilite o aparecimento de mofo.
E se o mofo surgiu, o que fazer:
- Peças brancos: lavar com uma mistura de água e água sanitária.
- Peças coloridos: lavar a peça com uma mistura desumo de limão e água e, em seguida, pendurar a peça no sol.
- Peças delicados: aplicar leite sobre a mancha de mofo e, em seguida, lavar delicadamente com água e sabão neutro.
- Peças pouco delicadas: fazer uma mistura com sal, vinagre branco e sumo de limão e esfregar sobre o local onde está o mofo. Depois pendurar ao sol.