Categorias: Cuidados/Saúde | outros | Para todas fases

7 Dicas para transformar a hora do banho na melhor hora do dia

Compartilhe:
pin it

Meu maridão amado sabe que, é só ele estar em casa, para assumir de forma compulsória e sem escusas a tarefa de dar banho no Léo. E tenho certeza que muita, mas muita mamãe por aí faz o mesmo (ou, pelo menos, sonha em fazer um dia).

admin-ajax (1)

Também, não é para menos! Nós passamos o dia (e quando não a noite também) cuidando daquela criaturinha que parece não ter limite de bateria. São tantas horas de senta-levanta, de troca fralda, de dá mamá, de dá papinha que, quando chega o fim do dia, horário que eu imagino a grande maioria de nós costuma banhar o bebê, estamos sem o mínimo pique e energia para executar a tarefa.E, creio eu, está também exatamente nisso um dos problemas da hora do banho dos nossos pequenos. No fato da gente encarar esse momento como mais uma tarefa a ser executada ao longo do dia em vez de vê-lo como uma oportunidade gostosa de curtir o bebê com ainda mais intimidade.

Eu tenho tentado colocar isso em prática aqui em casa já há algum tempo. Afinal, se a hora do banho não for algo gostoso para nós dois (leia-se: divertida para ele e, assim, por consequência, tranquila para mim) não tem cristo que aguente fazer isso, dia após dia, anos a fio (nem sei até que idade a gente tem que dar banho nos filhos, mas me disseram que é muito tempo).

Então, em vez de eu encarar a hora do banho como a última tarefa do dia a acabar com as minhas quase já extintas forças, passei a vê-la como um momento de contato único e gostoso, do qual, tenho certeza que, dentro de alguns anos, vou sentir muita, mas muita falta mesmo.

Encarando esse momento dessa forma, eu e o Léo curtimos muito mais, eu termino tudo muito mais descansada e ele muito mais relaxado para pegar logo no sono e dormir por horas ininterruptas.

Mas afinal, o que eu faço de tão especial para tornar a hora do banho essa coisa maravilhosa toda que estou pintando aqui?

Bom, não espere nada de outro mundo, uma fórmula mágica ou uma receita infalível. São só pequenos macetes e rituais que eu fui criando, pouco a pouco, e que eu tenho percebido que tem funcionado muito bem tanto para mim quanto para o Léo.

Abaixo, a minha listinha com sete coisas para você passar a ver a hora do banho como o momento mais gostoso do dia:

1. Não estipule tempo para a hora do banho. Não vá começar as coisas já pensando que tem que acabar depois de 15 minutos. Ou se você prefere estipular um tempo limite, que ele seja bem generoso, pois a pior coisa do mundo é a gente fazer as coisas correndo e querendo terminar logo. E, garanto, minha gente, quanto mais rápido queremos fazer, mais o bebê sente isso e aí começa a dar show. Então, o segredo é iniciar o processo sem hora para acabar (mesmo que seja um banho rápido, não comece pensando nisso).

2. Crie o ritual do banho – um ritual que seja gostoso para vocês dois – e tente repeti-lo diariamente. Os bebês costumam ficar mais calmos quando sabem o que esperar de determinada situação, quando sabem o que virá depois. Por exemplo: aqui em casa, sempre tem a mamadeira antes do banho. Daí vem a hora dele ir para o chão brincar um pouco (no quarto mesmo) enquanto eu preparo a banheira e o pijaminha que ele irá vestir. Em seguida, levo o Léo para o banheiro e começo a despi-lo. Ele acostumou dessa forma e tem colaborado bastante para que as coisas funcionem bem.

3. Aproveite a hora que estiver despindo o bebê para conversar com ele e fazer carinho. Eu criei o hábito de brincar com os pezinhos do Léo nessa hora e ele ama. Quando eu começo a tirar a roupinha ele já estende o pezinho para eu beijar, mordiscar, fazer massagem, etc… Massagem nos dedinhos, da mão e do pé, também costumam agradar e relaxar o bebê. E conversar é importantíssimo. Mostre em palavras como você o ama, como ele é fofinho, como é querido. Você vai ver, quando eles começam a entender vão se derretendo com toda essa babação em cima deles.

4. Faça massagem. Bebês relaxam, e muito, com massagem. Use um óleo ou hidratante indicado para a pele do bebê e o massageie por alguns minutos. Eles amam, relaxam, se entregam. E a gente também aproveita o momento curtindo essa intimidade gostosa. Já fiz um post sobre massagem aqui no blog. Dê uma olhadinha.

5. Escolha bons aromas. Um banheiro quentinho com um cheirinho gostoso é irresistível, não é? Se quiser, você pode colocar alguma essência no ambiente (há algumas que servem até para acalmar) ou então escolher shampoos e sabonetes que tenham um cheirinho gostoso que irá ficar no ar. O que importa é o aroma também completar o cenário.

6. Dê brinquedos para o bebê brincar enquanto você tira a sua roupa ou enquanto está dando banho. E não dê sempre os mesmos. Vá variando para ele manter o interesse. E, na verdade, nem precisa ser brinquedo mesmo, pode ser qualquer objeto que ele curta interagir e que possa ser levado para a água. Para eles, tudo é brinquedo, mesmo que seja uma embalagem velha.

7. Cante ou coloque uma música gostosa, para vocês dois se divertirem. Eu costumo cantar na hora de vestir o Léo. Canto sempre as duas mesmas músicas, que são bem calminhas e que ele adora. Por sinal, quando eu dou banho no Léo mais tarde, já tendo ultrapassado o seu limite de ficar acordado, ele berra desesperadamente (bebês não entendem que aquele mal estar é sono e aí piram) e a única coisa que faz com que ele se acalme um pouco é eu cantar essas duas musiquinhas milagrosas que ele adora.

No final, o que quero dizer mesmo, o que e acho que é o melhor conselho de todos para a tarefa do banho se tornar mais fácil depois de um longo e cansativo dia de atividades, é você executá-la com calma e paciência, sem afobação e ansiedade. O bebê senti isso e, aí, vai relaxando, colaborando e tornando a nossa vida mais fácil.

Espero que essas dicas funcionem por aí também. Beijos! :-)

Assista também esse vídeo, no Canal MdM, com dicas de como limpar o umbigo do bebê:

Assista no Canal MdM, esse vídeo com dicas para o banho do recém-nascido:

Veja mais!