Categorias: Amamentação | Coluna Ginecologista e Obstetra

Benefícios da amamentação

Compartilhe:
pin it

Muitos benefícios da amamentação são conhecidos. Sabemos, por exemplo que aumenta o vínculo entre mãe e filho, que o bebê adquiri anticorpos e fica mais forte e saudável, e que o leite materno é o alimento mais completo que se pode oferecer para uma criança. Mas tem muitos outros benefícios da amamentação. Nosso colunista, o Dr. Marcelo Marinho, lista mais alguns deles. Confira!

Benefícios da amamentação

A amamentação é um dos momentos mais importante na vida de muitas mamães que passaram a gestação inteira se preparando para esse momento de laço afetivo entre ela e seu filho.

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber ao nascer, porque ele possui todos os nutrientes necessários para fazer o bebê crescer saudável, fortalecendo o sistema imunológico, favorecendo o seu crescimento e desenvolvimento.

A amamentação traz diversos benefícios tanto ao recém-nascido quanto para a mãe. Saiba algum deles:

Imunidade

Em sua composição, o leite materno apresenta células de defesa e fatores anti-infecciosos importantíssimos ao organismo do recém-nascido, estas células de defesa agem nos primeiros seis meses de vida evitando infecções e complicações as quais a criança está exposta.

Proximidade

Proporciona maior contato com a mãe: o contato direto com a mãe faz com que o recém-nascido se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade na criança. Além disso, estimula significativamente a afetividade entre mãe e filho.

Menos cólicas

O leite materno contém proteínas que ajudam a prevenir as famosas cólicas, pois não produz fermentação intestinal, produzindo, consequentemente, menores quantidades de gazes intestinais. Além disso, a mamadeira do leite artificial também facilita a ingestão de ar pelo bebê, sendo esta ingestão menor com o peito materno.

Menor risco de alergias

Crianças mamam exclusivamente na mãe nos primeiros seis meses de vida são menos propensas a doenças como asma, chiados e excesso de muco e catarro. Além disso, o esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias.

Maturidade intestinal

O leite materno contém enzimas apropriadas ao organismo do bebê, diferente dos complementos artificiais e do leite de vaca, que podem causar alergias intestinais e deficiência de ferro. Ajuda a acelerar a maturidade intestinal nos primeiros meses de vida.

Previne doenças futuras e anemia

O leite materno possui uma quantidade muito maior de ferro, quando comparado aos demais leites, o que favorece no combate à anemia. Outros leites como o de vaca e artificiais, por apresentarem diferentes composições, estão associados a maior risco de obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras doenças.

Melhor desenvolvimento cognitivo

O leito materno proporciona maior desenvolvimento cerebral, melhor desempenho de vocabulário e raciocínio, pois a gordura presente no leite materno é constituída por ácidos graxos poli-insaturados, responsáveis por formar os neurônios da criança e favorecer as sinapses nervosas.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!