Duas coisas que tiram o sono das futuras mamães é o enxoval e a decoração do quarto do bebê. Bom, pelo menos foi assim no meu caso. Era um misto de empolgação, dúvidas e ansiedade. Uma coisa doida!
E em se tratando de decoração, temos que nos acostumar com a idéia que de não é possível pensar só na parte estética, que é o lado mais divertido da coisa. Devemos sempre considerar, também, as questões práticas e financeiras (ó Deus, por quê?).
E para ajudar um pouquinho no lado prático, trago uma listinha de dicas que é bom você ter na ponta da língua antes de sair comprando todos os móveis e objetos lindos que encontrar por aí. Garanto que irão evitar algumas boas dores de cabeça. Vamos lá…
1. Tire medidas: Comece a brincadeira medindo todas as paredes do quarto do bebê e carregue isso dentro da sua carteira. Carregue junto também uma trena. Você nunca sabe quando vai encontrar uma dessas lojinhas irrestíveis e cair em tentação. Eu não fiz isso e acabei comprando uma cômoda maior do que deveria, depois fui obrigada a recorrer à habilidade “engenheirística” do meu marido para resolver o problema. Graças a Deus, ou melhor, ao meu marido, consegui colocar dentro do quarto do Léo tudo que eu precisava e queria, mas passei um pequeno sufoco achando que teria que deixar o berço embaixo da janela, coisa que não é indicada.
2. Defina a posição dos móveis: Assim que tiver as medidas na ponta do lápis, defina que móveis vão ficar onde. Coisas que você deverá ter no quarto são: um roupeiro, uma berço e um espaço para trocar o bebê, que normalmente é uma cômoda com funções de trocador. Outras coisas que são bem úteis são um criado mudo e uma poltrona de amamentação. Coisas extras podem ser uma cama de babá, um baú, um puff para a poltrona de amamentação, um cabideiro e o que mais você achar legal e seu bolso e espaço permitirem.
Dicas:
– Se puder, evite deixar o berço próximo à janela, pois esse local costuma ser mais frio. Se você for obrigado a deixar lá, por falta de espaço, cheque se sua janela é bem vedada e invista em uma cortina mais grossa. Também deixe o berço em um local de fácil acesso, sem objetos ou outros móveis atrapalhando a passagem e longe de correntes de ar (para saber onde ficam as correntes de ar, faça trace uma linha reta entre a janela e a porta do quarto).
– Uma opção prática é deixar a cômoda-trocador próxima ao guarda-roupas, pois você poderá precisar de coisas que estão dentro dele ao vestir o bebê.


3. Coloque segurança e conforto acima de tudo: Quando for escolher os móveis que irá comprar, tenha em mente que eles deverão garantir segurança e conforto, para você e seu filhote. Saiba como escolher o berço adequado clicando aqui. No que diz respeito à poltrona de amamentação, algumas dicas são: experimente-a por alguns minutos e faça os seguintes testes: sente nela e cheque se ela não é muito baixa/alta para você (você sem tem que sentar e levantar com facilidade); verifique se você consegue encostar os seus braços nas laterias com conforto, ou seja, se os braços da poltrona estão na altura dos seus dobrados e se a poltrona não é muito larga ou estreita para o seu tamanho; verifique se ela permite que você encoste a cabeça para descansar o seu pescoço; dê prioridade para poltranos de materiais impermeáveis, pois você poderá ter alguma sujeira por lá (como os materiais impermeáveis costumam não ser os mais bonitos do mercado, verifique com a loja se é possível você mandar impermeabilizar o tecido escolhido); poltronas com movimento como de uma cadeira de balanço também são uma opção gostosa, ainda mais se você optar por fazer o bebê dormir no colo.


5. Defina as cores e se irá utilizar pintura ou papel de parede: Defina se irá pintar as paredes ou se irá utilizar papel de parede. Nos dois casos, cuidado para não escolher cores muito fortes e chamativas, que estimulam o bebê. Se você gosta dessas cores, opte por utilizá-las em detalhes da decoração. Grandes extensões é melhor que tenham cores em tons pastel. Se você optar pela pintura das paredes e escolher uma cor diferente do básico branco, bege, palha, marfim, invista em uma latinha pequena e teste antes para ver se é a cor que você realmente quer. Eu escolhi uma cor linda, contratei o pintor e deixei ele fazendo o serviço enquanto eu viajava, justamente para fugir do cheiro que poderia ficar na casa. Quando voltei, encontrei um quarto de menino pintado de rosa. A cor ficou totalmente diferente do que eu havia visto na loja. Feliz ficou o pintor que ganhou em dobro para repintar com a cor correta.
6. Se possível, opte por móveis planejados: Se você mora em casa/apartamento próprio, talvez seja interessante investir em móveis planejados, sob medida. Você irá ocupar bem melhor todos os espaços disponíveis.
Pronto! Assim já dá para começar evitando algumas dores de cabeça (todo mundo sabe a novela que é devolver/trocar qualquer coisa adquirida). E depois de passada essa fase inicial, que é mais complicadinha, dá para relaxar um pouco e viajar nos detalhes da decoração.
Se você fizer uma breve pesquisa na internet irá encontrar várias sites com dicas super úteis e interessantes sobre esse assunto. Mas para adiantar o serviço, já trago abaixo alguns links que dei uma breve olhada e gostei do que vi. Boa sorte!
LEIA MAIS SOBRE ESSE TEMA AQUI NO BLOG:
SAIBA MAIS:
http://vidaorganizada.com/dica-do-dia/como-decorar-o-quarto-do-bebe/
ONDE COMPRAR:
- Roteiro Bairro Itaim Bibi: O bairro Itaim Bibi é o que concentra o maior número de lojas de decoração para bebês. Vale a pena parar o carro em algum estacionamento de lá e rodar a pé pelas ruas. Os preços costumam ser mais carinhos, mas dá vontade de comprar tudo. Algumas lojas são: Atelie da Criança (Bandeira Paulista, 1125), Dip en Dap (Bandeira Paulista, 1115), Per Bambini (Min. Jesuíno Cardoso, 121), Ri-pô-pi (Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 322), Berta Gonçalez (Min. Jesuíno Cardoso, 137), De Canto em Canto (Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 230).
- Bairro Pinheiros: duas lojas muito boas localizadas na Teodoro Sampaio são a Allegrini e a Baby Kids. Comprei várias coisas na Allegrini. Vende o mesmo que em outras lojas, mas os preços costumam ser melhores. Os prazos de entrega também sempre foram cumpridos.
- Feira doBebê: a próxima edição, em São Paulo, acontece de 05 a 10 de Junho, no Expo Center Norte. Os expositores costumam ter preços melhores que os das lojas durantes os dias de feira. Vale a pena uma rápida passada.
- Outros lugares: http://deyjavu.blogspot.com.br/2011/04/moveis-para-o-quarto-do-bebe.html