Bom, vamos às dicas e a algumas explicações do que eu tenho feito aqui em casa:
Em primeiro lugar, mesmo você não tendo mais um bebê recém nascido em casa, eu indico você continuar usando bacias e baldes separados para lavar as roupas do bebê (para deixar de molho, para organizar e para não misturar com as roupas dos adultos, etc…). Acho que vale a pena esse cuidado pois, assim, não se corre o risco de uma roupa delicada entrar em contato com um resto de alvejante, com uma roupa mais suja e por aí afora.
Um ponto que muda com relação às dicas que dei para lavar roupinhas do bebê que está para chegar é que, agora que o bebê já chegou e já tem uns mesinhos de vida, você não precisa mais lavar as suas roupinhas à mão. Você pode usar a máquina de lavar com total tranquilidade e, no caso de roupas não tão sujas, optar pelo ciclo de lavagem para roupas delicadas, para garantir um maior cuidado com a peça.
Mas e agora que eles já cresceram e se sujam mais, como limpar as manchas que ficam nas roupinhas? No caso de manchas – de frutas, papinha, de terra, etc… – o sabão OMO Roupas Delicadas também é indicado para esse tipo de ação local, ou seja, pode ser aplicado diretamente sobre a mancha e depois é só lavar a peça normalmente na máquina.
No caso de roupas ultra delicadas (linha ou lã, por exemplo) ou com detalhes e apliques, é indicado também o uso de saquinhos protetores para a lavagem na máquina. Eles ajudarão a manter a estrutura dos tecidos e a evitar que os detalhes se desprendam ou sejam danificados.
A máquina de secar também está liberada. Inclusive, é indicada, pois a sua temperatura elevada ajuda a eliminar germes que, por ventura, possam ter ficado na roupa. Mas aqui, um detalhe importante: o uso da máquina de secar é indicado contanto que a roupa aceite esse tipo de processo de secagem. Eu, por exemplo, uso máquina de secar para 99% das coisas do Léo, menos no caso de tecidos e materiais que possam encolher ou de estampas que possam “derreter” e “colar”.
Por fim, é super indicado que se passe todas as roupinhas do bebê pelo lado avesso já que isso também ajuda a “esterilizar” as peças.
Um cuidado especial: não se deve utilizar nenhum sabão com fragrância forte e marcante para lavar as roupinhas dos bebês. A lavagem deve ser feita sempre com um produto de fragrância suave, pois nessa idade as crianças ainda são muito sensíveis a cheiros. Nesse ponto, o OMO Roupas Delicadas também é indicado, já que o seu perfume é super suave e diferenciado dos sabões comuns.