Categorias: bem estar | Coluna Sono e Pós-parto | colunas

11 dicas que ajudam o bebê a dormir melhor

Compartilhe:
pin it

Hoje temos mais uma edição da coluna Sono e Pós-parto, escrito pela especialista em sono materno e infantil e doula pós-parto Marcia Horbácio. No texto de hoje, ela dá 11 dicas que ajudam o bebê e toda a família a dormir melhor. Boa leitura!

As fundações do sono saudável segundo a Escola Internacional Maternity and Parenting Institute, California, USA

Por Marcia Horbacio

11 dicas sono
Photo Credit: Bug-E via Compfight cc

Olá mamães, mais um mês e chegou a hora da nossa conversa sobre o sono.

Hoje, venho falar de um assunto que é importante não somente para o sono da criança mas para o sono de todos nós e para isso vou divulgar aqui importantes regras de higiene do sono que devem ser observadas para a proteção da saúde de toda a família:

A escola IMPI, escola para a qual trabalho e faço parte do corpo docente, referência em 33 países como uma das melhores escolas do mundo para profissionais que estudam o sono da família, com base nos mais recentes estudos científicos divulgados na área de sono, desenvolveu e criou os princípios para o sono saudável que agora publicamos:

1 – O sono deve ser prioridade da família e não só do bebê.

Embora a gente saiba que o bebê vai crescer e o tempo das noites mal dormidas vai passar, para os pais, ficar de 0 a 2, 3 ou 4 anos sem dormir pode ter um impacto grande na saúde deles e de todos a sua volta. Portanto, encontrar alternativas que busquem melhorar o sono de todos é importante.
2- A mãe ou cuidador principal precisa estar confiante de que pode colocar seu bebê para dormir bem como cuidar dele de maneira geral. Ela deve confiar na sua intuição e no seu poder.

A mãe ou o cuidador principal deve acreditar que pode colocar seu bebê para dormir , buscando observar seus sinais de sono e suas necessidades de sono por idade e através dessa observação diária ( quando ele dorme e como fica o humor quando dormiu nessa ou naquela hora) aprender junto com ele a facilitar o processo de adormecer. A mãe precisa confiar em seu amor e seu poder para observar e entender seu bebê.
3- A mãe deve estar bem com seu parceiro, com a criança e com seu ambiente. (casa) para que o bebê também relaxe para dormir.

A gente sabe que ficar privado do sono nos deixa irritados, sem paciência e com dificuldade de pensar. Mas é preciso lembrar que o bebê sente a ansiedade da mãe e ao ficar ansioso com ela, fica menos relaxado para dormir. Procure se dedicar ao tempo de sono do seu bebê , observando, aprendendo, praticando e principalmente tentando gostar do momento de aprender com ele. Com um bebê todo dia é aprendizado. Ele está aprendendo e você também. Se você se dedicar a esse tempo de descobertas vai sentir uma enorme tranquilidade e ficar mais segura do que está fazendo.
4- A criança precisa se sentir segura no seu ambiente tanto física como emocionalmente para que possa relaxar para dormir.

Quando a família está passando por problemas como relacionamento entre o casal e os desentendimentos são percebidos pelo bebê, ele pode se sentir inseguro no ambiente dele e menos propenso a relaxar para dormir. Não pense que tudo é culpa sua porque não é, mas procure evitar levar tensões para o quarto. Se estiver tensa demais, peça ajuda. Peça a um familiar para vir ajudar você a dormir uma soneca de dia, assim vai relaxar mais e o bebê também. Não tenha medo de pedir ajuda.

5- A família precisa se preocupar com o bem-estar emocional de todos que cuidam da criança e também o da criança.

Você tem uma babá? Pensa nos problemas dela? Tem carinho e compaixão com ela? É ela que cuida do seu maior bem. Ela está bem em casa com a família dela ? Se não pode fazer nada para ajudar um cuidador no problema que ele ( ela) está passando, ao menos se interesse pelos problemas e deixe ele(ela) falar e desabafar com você. Gaste o seu tempo com os problemas do seu cuidador, se importe genuinamente com ele ou ela.

6- Exposição a luz natural do dia ajuda a regular o padrão de sono da família

Já sabemos hoje que a luz do dia ( e não me refiro apenas ao dia ensolarado mas a luz do dia) regula o nosso relógio biológico e portanto a hora que sentimos sono. Luz natural é bom para o sono. Devemos nos expor a ela pelo menos um pouco todos os dias.

7- Deve-se cuidar do ambiente do sono: luminosidade, barulho e temperatura bem como agentes que possam causar alergia.

Um ambiente escuro, com pouco barulho e uma temperatura fresca é muito importante para o sono. Não esqueça de sempre estar atenta a limpeza do quarto, aos tecidos e forros presentes no quarto do bebê para que não sejam agentes causadores de alergia. Cuidado com produtos de limpeza com perfume. Muitas vezes um bebê que acorda de noite só tem nariz entupido. E não tem dificuldade nenhuma com o sono, portanto cuide para que ele não tenha o sono interrompido por essas razões.
8- Consistência com os horários de sono: não é preciso que seja rígido mas deve ser regular.

Colocar o bebê na cama às oito da noite, por exemplo. Se você variar um dia para oito e quinze , outro dia para sete e quarenta e cinco, ainda assim está sendo um horário regular. Isso é suficiente, até porque nem sempre você pode colocar o bebê na cama exatamente na mesma hora porque ele pode acordar das sonecas em horas diferentes. Mas colocar ele na cama um dia às nove, outro às oito, outro às dez da noite não colabora nada para o sono dele ser calmo e de qualidade. Crianças gostam de saber o que vai acontecer, isso as deixa mais relaxadas para dormir.
9- Evitar estimulação demais antes da hora da cama e na hora da cama a hora deve ser de boa energia, boa conexão com o bebê.

Sabe aquele conselho de que o tempo que passamos com nossos filhos importa mais pela qualidade do que pela quantidade? Se você tem uma hora ou duas a noite apenas para passar com seu filho, antes de levar ele para cama procure fazer uma atividade com ele que não tenha nada a ver com TV , Tablet ou atividades muito agitadas. Ponha a casa a meia luz, cante, leia, sente no chão e converse com seu bebê. O tempo antes do ritual do sono é muito importante.

>>> Conheça a técnica do ninho, que ajuda os bebês a dormirem melhor:

10- O bebê deve ser colocado para dormir de dia de acordo com as necessidades de sono da idade que está, mesmo que eles às vezes se recuse a dormir. O sono do dia é fundalmental para a saúde. Os adultos cuidadores devem ter tempo de descanso também.

Já publicamos aqui uma vez os tempos que um bebê consegue ficar acordado em cada idade. As famosas janelas entre períodos de sono. Por exemplo, sabemos que um bebê até seis meses precisa dormir a cada uma hora e meia ou duas horas. Poucos conseguem ficar bem com duas horas e meia de intervalo. Portanto, respeitar isso é evitar um super cansaço no final do dia que pode causar mais despertares no meio da noite.

As pessoas que cuidam do bebê devem estar o mais descansadas que puderem.
11- Os pais e a criança devem ter uma dieta que favoreça o sono.

Pesquisas mostram que alimentos que contém o aminoácido triptofano quando combinados com alimentos com carboidratos favorecem o sono. Um bom lanchinho antes de dormir: um mingau de aveia, uma fatia de pão integral com um pedaço pequeno de peito de peru, sempre uma proteína e um carboidrato. Essa é uma combinação boa para relaxar e entrar na terra dos sonhos!

Espero que esses fundamentos do sono ajudem muito a sua família a dormir cada vez melhor! Até o mês que vem!

Veja mais!