4 dicas para ensinar seu filho a dividir os brinquedos | Macetes de Mãe
dividir os brinquedos

4 dicas para ensinar seu filho a dividir os brinquedos


7 de outubro de 2018

Mamães, respondam sem pestanejar: seu filho sabe dividir os brinquedos? Se a resposta foi não, calma, não precisa ficar assustada! Esse é um comportamento comum entre os pequenos na primeira infância. Ou seja, até os seis anos de idade, a criança demora para entender o que é compartilhar uma coisa, principalmente quando ela sabe que é dela. Nosso papel, como em tudo na maternidade, é ter paciência. Precisamos saber administrar essa situação e ter consciência que às vezes nem adianta insistirmos para a criança emprestar o brinquedo. No entanto, podemos apresentar outras possibilidades.

Nesse post, a psicoterapeuta Gisele Taniguchi, nossa colunista aqui no MdM, explica um pouco sobre essa fase e compartilha 4 dicas que podem ajudar a criança a dividir os brinquedos.

Dicas para ensinar seu filho a dividir os brinquedos

Compartilhar é um dos primeiros valores que os pais ensinam aos filhos desde muito pequenos. Seja no convívio familiar, seja na escola ou com os amigos, os pais sempre estimulam seus filhos a dividir os brinquedos. Por que será que algumas crianças não conseguem partilhar?

Na primeira infância, a criança, muitas vezes, não tem a consciência exata do que é ela e o que é o outro, ela acha que tudo é ela. Por isso, ao longo do desenvolvimento, surgem algumas crises de separação. Justamente por acreditarem que coisas e pessoas podem ser sua extensão, algumas crianças preferem que somente elas brinquem com seus pertences, por exemplo. Isso não é ruim, somente faz parte da percepção do mundo da criança.

Contudo, ao longo do tempo, ela passa a ter consciência corporal, do que é interno e externo e do que é ela ou não. Por isso, é muito importante que os pais, que tendem a ficar constrangidos quando seus filhos se negam a compartilhar, conversem com eles e observem seus comportamentos. Identifique se seu filho não quer emprestar o brinquedo apenas a algum amigo específico, se isso ocorre em algum momento recorrente ou com que frequência isso acontece. Para ajudar, preparei 4 dicas infalíveis para atravessar essa fase.

4 dicas de como ajudar seu filho a dividir brinquedos

1. Quando perceber que uma criança não quer dividir seu brinquedo com outra, entre na brincadeira! Estimule-a mostrando como interagir com outras crianças pode ser divertido. Além de ganhar novos amigos, a criança poderá brincar com brinquedos diferentes criando novas experiências;

2. Converse com seu filho procurando entender se a questão é determinado brinquedo ou determinada criança. Se for um brinquedo específico, você pode estimular que ele leve outro brinquedo para a reunião;

3. Explique ao seu filho que cada criança tem uma realidade diferente e que muitas não tem brinquedos. Estimule a doação dos brinquedos que não são mais utilizados. Assim, seu filho também entrará em contato com valores sociais essenciais. Uma sugestão é combinar com ele que a cada brinquedo novo, um deverá ser doado. Além de ajudar ao próximo, seu filho passará a ter noções de sustentabilidade;

4. Mais do que brinquedos, que tal proporcionar experiências às crianças. Criar uma peça de teatro com a turminha da escola na sua casa, uma sessão de cineminha em casa ou mesmo uma sessão de dança podem proporcionar momentos inesquecíveis. O que acham?

Cada criança é única e suas atitudes representam muito seus sentimentos. Por isso, estar atentos aos motivos que levam os filhos a se comportarem de determinada maneira é a chave principal para uma relação de vinculação com a criança, que entende que está acompanhada na jornada de crescimento.

Assita também, esse vídeo no Canal MdM, sobre fases do bebê: