5 dicas para ter sucesso na amamentação de gêmeos | Macetes de Mãe
amamentação de gêmeos

5 dicas para ter sucesso na amamentação de gêmeos


20 de janeiro de 2019

Se ser mãe é desafiador, imagine ser mãe de gêmeos. Choros, banhos, cólicas, fraldas… tudo em dobro! Tem também a amamentação que já não é das coisas mais fácil da maternidade. Como é a amamentação de gêmeos? A mamãe precisa de algum cuidado especial? Como manter a amamentação de gêmeos por tempo prolongado?

No post de hoje, nosso colunista Dr. Alfonso, médico ginecologista e obstetra, nos oferece 5 dicas preciosas para o sucesso na amamentação de gêmeos. Se você é mãe de gêmeos não pode deixar de ler esse texto. Ou conhece uma, compartilhe com ela essas dicas. ;)

Dicas para ter sucesso na amamentação de gêmeos

Ser mãe de um bebê é um desafio. Ser mãe de gêmeos, é uma tarefa dupla. Uma das fases mais importantes nessa tarefa, sem dúvidas, é a amamentação. Essencial para que o bebê cresça com saúde e com os nutrientes necessários, a amamentação deve ser feita até os dois anos, sendo que nos primeiros seis meses, o leite materno deve ser a único alimento. Mas como fazer a amamentação de gêmeos ao mesmo tempo? É possível? E se o leite secar? Essas e outras dúvidas são comuns, principalmente para mamães de primeira viagem que precisam amamentar dois bebês. Para te ajudar com essas e outras dúvidas sobre a amamentação de gêmeos, a Clínica Mãe separou algumas dicas de como facilitar este momento tão importante que é a amamentação no vínculo entre mãe e filho (a).

1. Alimentação adequada: produção de leite ideal para amamentação dos gêmeos

Não tenha medo de o leite secar ou acabar porque você precisa garantir a amamentação de gêmeos. O importante é cuidar da saúde, ter uma boa alimentação, rica em nutrientes e beber muita água. Ao se manter saudável, toda mulher é capaz de produzir a quantidade ideal de leite para a amamentação. No caso da amamentação de gêmeos, o leite vai se ajustar conforme a demanda. Ou seja, quanto mais os bebês mamarem, mais a produção será estimulada e terá mais leite para a amamentação.

2. Controle o tempo da amamentação de cada um e se conseguir, amamente ao mesmo

Na hora da amamentação de gêmeos, pode ser difícil segurar dois bebês ao mesmo tempo. Mas se a mãe conseguir, será muito melhor para otimizar o tempo. Neste caso, vale pedir ajuda para alguém na hora de posicionar os bebês e contar com um sofá confortável. Na amamentação de gêmeos, os dois bebês precisam receber a mesma quantidade de leite e nutriente, por isso, anotar o tempo da mamada de cada um é importante, já que cada bebê tem um ritmo diferente. Fazer isto na amamentação de gêmeos ajuda a prevenir problemas de nutrição, principalmente quando os bebês pesam menos de 3kg.

3. Não alterne os seios na hora da amamentação de gêmeos

Na amamentação de gêmeos, pode ser que a mãe tenha que trocar de lado ou se ajustar se quiser alimentar os dois bebês. Mas é importante de cada bebê fique com o mesmo lado e a mãe não alterne os seios na hora da amamentação. Isto garante que o bebê consiga sugar melhor o leite e todos os nutrientes necessários. Na hora da amamentação de gêmeos, isso é importante porque o leite tem várias partes e a última delas, composta de gordura é importante para a criança. Em outra mamada, no entanto, é bom inverter o lado da amamentação dos gêmeos e saudável também fazer um “rodízio”.

4. Descanse após a amamentação

Amamentar é uma coisa mágica para mãe e bebê, mas também muito cansativa. A amamentação de gêmeos então exige disposição física e boa saúde. Por isso, sempre após amamentar os bebês, coma e descanse. Se a mãe não consegue fazer a amamentação de gêmeos de forma simultânea, o ideal é tentar amamentá-los em um período de tempo próximo, para criar uma rotina. Desta forma, o descanso fica mais fácil para a próxima mamada e garante o melhor aproveitamento deste momento para os bebês e para a mãe também.

5. Cuidado com os seios antes e depois da amamentação de gêmeos

Na amamentação de gêmeos, é legal que a mãe cuide da forma como cada bebê pega o seio e se adapta na hora de mamar e um bebê pode ser diferente do outro. Se depois da mamada, ainda sobrou leite, você pode ter uma bombinha para extrair o excesso de leite e congelar. Isto tira o peso dos seios e dá mais um tempinho de descanso para a mãe no desafio que é a amamentação de gêmeos. Tomar banhos de sol, lubrificar e hidratar os seios para evitar machucados também é uma dica importante.