5 razões para você comemorar o primeiro aninho do seu filho

5 razões para você comemorar o primeiro aninho do seu filho


15 de janeiro de 2016

Daqui a menos de um mês Caê faz um ano. Meu Deus como o tempo voou!!!! Estou chocada. Bom, mas não é exatamente sobre isso que quero falar (sobre como tempo voou), mas sobre a questão da comemoração do seu aniversário.

Muitas amigas estão com bebês fazendo 1 aninho nos próximos dois ou três meses e todas me questionam se vale mesmo a pena fazer uma festinha para comemorar o primeiro aninho do bebê. Segundo algumas “Ele não vai aproveitar nada, e não vai lembrar de nada mesmo depois. E acaba sendo um gasto daqueles!!”. Mas eu, particularmente, não tenho dúvidas: vale, e muito, a pena comemorar o primeiro aninho dos nossos filhos. E abaixo explico por que.

bolo

  1. Primeiro, porque é uma forma de celebrarmos a nós mesmas (nós mães, no caso), comemorarmos as coisas difíceis que ficaram para trás, os desafios que superamos, e o quanto crescemos nesse um ano. A festa do primeiro aninho é para celebrar o primeiro aniversário da criança, mas também para marcar o primeiro aniversário da mãe. E vale para o segundo, terceiro, quarto filho também, porque a cada bebê é uma nova experiência vivida, é uma nova mãe que nasce.
  2. Porque a alegria desse dia é contagiante. Eu costumo comparar festas de um aninho a festas de casamento, onde todo mundo está feliz, está envolvido com a comemoração, entende a importância do momento. Quem já comemorou a festa de um filho sabe o quanto esse evento representa e como guardamos na memória lindas lembranças dele.
  3. E por falar em lembranças, outro motivo de comemorar a festa de um aninho é para fazermos um lindo registro desse período tão significante da vida da criança. Normalmente, temos fotos divinas de festas de aniversário, que transbordam amor, alegria, entusiasmo, felicidade. Além disso, conseguimos reunir numa mesma ocasião pessoas que são importantes para aquele bebê, para a nossa família, e aí registrar esse encontro é sempre gostoso.
  4. Porque não há necessidade de se gastar muito. Uma festa simples também traz alegria e realização. Quando eu falo em celebrar o primeiro aninho com uma festa, eu não falo em passar a mão nas economias para realizá-la, mas fazer uma comemoração que caiba no bolso e que seja a cara daquela família.
  5. Porque o tempo passa rápido demais. Um dia, o bebê tem um mês, no outro está completando um ano. E como o tempo voa, é importante que nós o marquemos, e comemorações são uma forma de fazer isso.

Minha intenção com esse post é, única e exclusivamente, dizer que na vida é importante encontrarmos tempo e formas de celebrarmos aquilo que é importante para nós. No fim, é isso que fica na lembrança. São os momentos importantes, divididos com quem amamos, que marcam a nossa memória e que vamos carregar sempre conosco. Por isso, acho tão bacana celebrar o primeiro ano da criança. Celebrar dentro das possibilidades de cada um – seja uma festa bacana ou um bolinho feito em casa -, mas celebrar com o coração, reunindo pessoas queridas e tirando fotos que poderão ser vistas no futuro, trazendo assim, de volta, a magia daquele momento que não se apagou do coração.