6 dicas para não deixar a criança perder o ritmo dos estudos durante as férias escolares | Macetes de Mãe

estudos durante as férias

6 dicas para não deixar a criança perder o ritmo dos estudos durante as férias escolares


9 de janeiro de 2020

Sabia que podemos estimular os estudos também durante as férias e isso não precisa ser algo chato? Eu sei que fazer uma criança estudar é difícil, ainda mais nas férias! Mas podemos incentivar e estimular os estudos através de atividades de lazer. Isso mesmo!

Eu amo estudar! Estou sempre lendo, pesquisando e fazendo cursos. Acredito muito que estudar não precisa ser chato, só precisamos encontrar uma forma que nos agrada mais. E com as crianças é a mesma cousa. Precisamos encontrar a melhor maneira de incentivá-las. Aqui a gente lê com frequência, jogamos, vamos ao teatro, enfim… participamos de muitas atividades educativas que de alguma forma contribuem para os estudos.

Gostei muito, dia desses quando recebi da Bruna Duarte Vitorino, especialista em educação, algumas dicas para não deixar a criança perder o ritmo dos estudos durante as férias. Segundo ela, mesmo durante as férias, a prática do estudo diário é importante para manter ativa a memória da criança e tornar a volta às aulas mais fácil e tranquila. Confira algumas dicas da especialista para os pais diversificarem as atividades durante as férias:

Dicas para não deixar a criança perder o ritmo dos estudos durante as férias escolares

 1. Passeios em bibliotecas e livrarias

Estimule o gosto pela leitura com passeios em bibliotecas ou livrarias. A quantidade de livros irá encantar a criança, além de ver que outras pessoas também se interessam pela leitura. Deixe-a passear pelas prateleiras, sentir os livros e escolher alguma história. Encontre um espaço aconchegante para ler junto com a criança.

2. Contação de história

Aproveite o momento para reforçar os laços com os seus filhos, além de estimular o gosto pelos livros. Escolha um conto e proponha a leitura em conjunto, cada um lê uma parte. Dê liberdade para interpretar e incorporar vozes aos personagens e ao narrador, assim o momento se torna mais divertido. Caso a criança ainda não seja alfabetizada, realize a leitura em voz alta. A “contação de história” irá ajudá-la a conhecer novas palavras e instigá-la à leitura e criatividade.

3. Visita a museus

Proponha a atividade em grupo: em família ou convide os amigos de seus filhos para ir junto. Lembre-se que crianças querem tocar o que veem, por isso, dê preferência a exposições interativas, pois saciam a curiosidade e a diversão, enquanto transmite o conhecimento.

4. Desenhar e estimular a escrita

Ótimo para aguçar a criatividade, conhecimento, concentração, além de ajudar na coordenação motora. Separe desenhos para colorir e contornar, que contenham letras do alfabeto e números, por exemplo.

5. Ajudar nas compras

Mostre que a matemática faz parte do dia a dia. Deixe seus filhos ajudá-los a fazer a lista de compras e a calcular quanto irão gastar.

6. Jogos de memória e concentração

Jogos são sempre divertidos, estimulam a coordenação motora e o raciocínio lógico. Estimule brincadeiras em grupo como: quebra-cabeça, dominó, dama, xadrez, palavras-cruzadas, jogos de adivinhação, vôlei, futebol, entre outros.

Fonte: esse post foi produzido a partir das informações recebidas pela assessoria de Imprensa do Kumon

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil