Categorias: bem estar | Comportamento/Desenvolvimento Infantil

7 Coisas para ensinar ao seu filho desde cedo

Compartilhe:
pin it

Esses dias, me peguei pensando sobre coisas que já podemos ensinar aos nossos filhos desde cedo, muito cedo, e que terão valor para a vida toda. Coisas que em exemplos do dia a dia, que são absolutamente compreensíveis para crianças de dois anos (ou até menos), no futuro, farão toda a diferença em suas vidas (e de quem os cerca).

E com esse pensamento em mente, resolvi fazer uma listinha e compartilhar com vocês. Vejam quanta coisa simples podemos ensinar desde já, através de nossos exemplos e palavras, e que, com certeza, transformarão nossas crianças em adultos melhores.

7 Coisas para ensinar ao seu filho desde cedo

7 coisas para ensinar ao seu filho desde cedo (e que farão toda a diferença no seu futuro)

1. A aceitar o não: mostrar, desde cedo, que o não faz parte da vida, que é importante lidar com frustrações e seguir adiante e que, muitas vezes, é numa negativa recebida que se abrem oportunidades para novas experiências e aprendizados. Como fazer isso: seja econômico no não, mas quando tiver que usá-lo, vá até o fim. E explique sempre o motivo daquela negativa, mesmo que você ache que seu filho ainda não irá entender.

2. A respeitar o próximo: ensine, desde cedo, seu filho a respeitar os outros, sejam eles pessoas mais velhas ou amiguinhos. Como fazer isso: você pode começar ensinando atitudes simples, como dizer um “obrigada”, “por favor”, “com licença”. Isso faz com que nossos filhos não sejam só educados, mas saibam também perceber e respeitar o próximo.

3. A dividir: é dividindo que a criança aprenda que ela não é o centro do mundo e que muito conquista quem sabe compartilhar. Como fazer isso: ajudando a criança a dividir um brinquedo com um amiguinho ou irmão, numa atividade do dia a dia, mostrando que elas podem construir coisas juntas e que aí é ainda mais divertido, entre tantas outras situações.

4. A cuidar das coisas: aprender a cuidar do que é seu ou do outro é primordial. Isso ensina o valor das coisas, ensina conceitos de sustentabilidade, ensina que os recursos não são ilimitados e que para termos um futuro seguro e tranquilo temos que cuidar do presente. Como fazer isso: crie uma hortinha para o seu filho, tenha um animal de estimação, ensine-o que é importante consertar as coisas quando elas quebram ou guardá-las quando elas são tiradas do lugar.

5.  A falar sempre a verdade: a criança tem que perceber, desde cedo, que não existe meio termo em se tratando de verdade. Claro que ela pode ser educada e dizer uma verdade sem magoar, mas mentir é inaceitável. Como fazer isso: dando o exemplo. Nunca minta para o seu filho. Nem nas situações mais corriqueiras. Se você vai sair de casa e ele vai ficar aos cuidados de outra pessoa, despeça-se antes de sair e diga que vai voltar. Simplesmente não suma do seu campo de visão.

6. A se comunicar: estimule sempre seu filho a falar, a dizer o que pensa, a demonstrar seus sentimentos. Assim você conseguirá ajudá-lo em um momento difícil, de angústia, e ele também se sentirá mais confortável para se abrir com você. Como fazer isso: desde cedo, pergunte coisas para criança, peça para ela contar como foi o seu dia na escolinha, do que ela brincou com os amiguinhos, como se sentiu em determinada situação.

7. A amar: Ame e ensine seu filho a amar. Mostre para ele que amar e querer bem os outros é bom, faz bem e alegra o mundo. Como fazer isso: dando o exemplo. Demonstrando que você o ama (com beijos, abraços, carinho e palavras), demostrando que você ama e tem carinho por outras pessoas.

 

 

 

 

Veja mais!