7 dicas importantes que aprendi em evento sobre cuidados com a pele da gestante | Macetes de Mãe
cuidados com a pele da gestante

7 dicas importantes que aprendi em evento sobre cuidados com a pele da gestante


3 de setembro de 2019

Há poucos dias, tive o prazer de mediar, a convite da Farmacêutica Libbs, um bate-papo muito bacana sobre o tema cuidados com a pele durante a gestação. Desse bate-papo, extraí algumas dicas bem bacanas e aproveitei para esclarecer alguns mitos e crendices populares no que diz respeito a melasma e estrias.

cuidados com a pele da gestante

Vamos aos principais insights da conversa então?

  1. Prevenir é sempre melhor que remediar. Sim, esse foi o grande e principal aprendizado. Tanto melasma quanto estrias tem tratamento, mas é difícil, caro, demora e pode ser que nem funcione 100% (sei porque tenho melasma há anos, trato diariamente e o máximo que consigo é controlá-lo, jamais exterminá-lo). Assim, a melhor coisa é a gestante se proteger usando protetores solares indicados e, também, cremes preventivos de estrias.
  2. O cuidado já pode começar na fase de tentante. Se uma mulher está querendo engravidar, nesse período mesmo ela já pode ir preparando a pele, aplicando creme hidratante preventivo de estrias duas vezes ao dia (ou pelo menos uma) nas áreas que costuma crescer mais durante a gestação: barriga, costas, bumbum, culote, coxas, mamas e até braços (aqui compartilho com vocês a minha experiência pessoal: eu usava muito hidratante durante a gestação do Caê, mas nunca aplicava na área interna da coxa. Achava que ali não precisava. Bom, adivinhem vocês onde, justamente onde, eu fui ter estrias?!).
  3. Não dá para esquecer a hidratação e a proteção solar no pós-parto. Sim! A gente tende a se cuidar bastante durante a gestação e esquece de manter o cuidado após o parto. Entretanto, os hormônios da gravidez seguem circulando pelo nosso corpo por um bom tempo e, assim, manter a pele hidratada e protegida é essencial, isso para evitar que estrias e manchas ainda venham a surgir e, também, para tratar as estrias que, por ventura, já apareceram.
  4. A gestante não pode usar qualquer protetor solar ou qualquer hidratante durante a gestação. Ela tem que procurar produtos que sejam específicos para essa fase, ou seja, que tenham sido desenvolvidos garantindo a segurança da gestante e, principalmente, do próprio feto (muitos componentes de protetores solar e também de hidratantes não devem ser usados por gestantes. Entre os ativos que devem ser evitados estão o ácido salicílico e a uréia). No caso de dúvidas sobre esse assunto converse sempre com o seu obstetra ou dermatologista, ele poderá orientá-la adequadamente.
  5. Lactantes podem e devem hidratar as mamas durante o período da amamentação. E isso é 100% seguro para o bebê quando feito com um produto adequado. Muitas vezes, a mama cresce demais durante a amamentação e é aí que as estrias aparecem. Por isso, é importante hidratar a área (deixando de fora a aréola e o mamilo) também no período da amamentação e não somente antes do parto.
  6. Quando e como aplicar o protetor solar e o hidratante: A melhor hora para aplicar o hidratante corporal é após o banho. Nesse momento ele tende a ser absorvido melhor pela pele. O indicado é a aplicação duas vezes ao dia. Quanto ao protetor solar, ele deve ser aplicado, pelo menos, uma vez ao dia, pela manhã, caso a gestante não se exponha ao sol. Se ela se expuser, ele tem que ser reaplicado a cada 2 horas. Barreiras físicas, como protetores solar com cor ou uso de acessórios (bonés, chapéus, viseiras) e roupas com FPS são ainda mais indicados.

 

E agora que eu falei tudo isso sobre a proteção da pele da gestante e que vocês já entenderam a importância de se ter esse cuidado, compartilho que a Libbs tem uma linha completa de protetores solar e hidratantes especialmente desenvolvida para o período da gestação. Confira aqui mais detalhes:

 

Hidratante corporal anti-estrias:

A loção Umiditá Gestante tem propriedades calmantes, hidratantes e anti-inflamatórias e, tão importante quanto, todos seus produtos são hipoalergênicos e isentos de fragrância (ótimo para as gestantes que enjoam com cheiros), conservantes e corantes. Ou seja, é 100% adequada e seguro para a gestante e o feto e, também, segura para o bebê na fase da amamentação (a lactante pode seguir hidratando as mamas sem problemas!).

cuidados com a pele da gestante

Proteção solar:

A linha Filtrum é composta por protetores faciais e foi desenvolvida especialmente para as necessidades de quem vivem em um país tropical como o nosso. Ela contempla protetores para pele seca, oleosa e sensível e, ainda, tem uma versão de protetor solar com cor que eu, prática como sou, adorei!

Todos os produtos da linha Filtrum oferecem alta proteção contra os raios UVA e UVB e luz visível, tem fácil aderência à pele, são livres de perfumes, não testados em animais, testados dermato e oftalmologicamente e não causam a obstrução dos poros (evitando assim o aparecimento de acne, também algo comum na gestação).

cuidados com a pele da gestante

Já que são importantes a proteção solar e a prevenção de estrias durante a gestação, e já que as gestantes não podem e nem devem usar qualquer produto (pela questão da eficácia e também da segurança do feto) fica a dica de já escolher um produto que seja formulado especificamente para essa fase. E, nesse sentido, os produtos das linhas Umiditá e Filtrum, da Libbs, são super indicados, já que foram desenvolvidos com base em pesquisas e são comprovadamente seguros tanto para a mãe quanto para o bebê.

No caso de dúvidas, não deixe de conversar com o seu obstetra ou o seu dermatologista, ok? E lembre-se sempre que prevenir é muito melhor que tratar.