7 formas de brincar com blocos de montar | Macetes de Mãe
formas de brincar com blocos de montar

7 formas de brincar com blocos de montar


7 de julho de 2018

Os blocos de montar são ótimos brinquedos para desenvolver diferentes habilidades das crianças, desde a coordenação motora até a imaginação e criatividade delas. Nesse post AQUI, conto como brincar com blocos de montar ajuda no desenvolvimento, aprendizagem e socialização de bebês de 1 ano até crianças de 5 anos ou mais.

Na coluna de hoje, a Alessandra Palazzin e Graziela Faelli, do Tempo Mágico, sugerem 7 formas de brincar com blocos de montar. Vamos aproveitar as férias escolares para colocar a imaginação pra trabalhar.

Formas diferentes para brincar com blocos de montar

Alguns brinquedos são muito versáteis e os blocos de montar são um bom exemplo disso. Mas em certos momentos, mesmo podendo construir qualquer coisa que vier à cabeça, na hora “H” nos faltam ideias, não é mesmo? Se isso acontece com a gente, enquanto adultos, imagine com os nossos pequenos, que além de tudo ainda estão desenvolvendo a motricidade fina, a criatividade, o planejamento e a noção espacial?

Portanto, hoje trouxemos algumas sugestões: 7 formas de brincar com blocos de montar. Dá para explorar e muito essa brincadeira com nossos filhos. Além de ajudar nos momentos em que falta a criatividade, é uma forma interessante de variar a brincadeira sem ter que mudar de brinquedo para isso.

1. Modo seguindo o manual

Esta é uma das maneiras, digamos, clássicas de usar as peças. Normalmente, o brinquedo já vem com algumas sugestões de formas para serem montadas com as pecinhas. Ótimo para a criança ter noção espacial, aprender a comparar, observar e, claro, desenvolver a habilidade manual de pegar e encaixar. Por fim, se já montou o sugerido e está sem criatividade para novas formas, existem vários tutorias na internet mostrando outras ideias de montagem. Pode ser que vocês não tenham todas as peças pedidas. Mas ajude o seu filho a ser flexível e adaptar o modelo com as peças que possui.

2. Modo criativo

Aqui a imaginação corre solta! Um punhado de bloco de montar pode se transformar em uma nave, em um castelo ou uma flor. Neste modo, a criança pode demorar um pouco mais para entrar na brincadeira, principalmente se ela tiver menos de 4 anos. Pois nessa fase, é quando as funções cognitivas relacionadas à perspectiva e planejamento ainda não estão totalmente desenvolvidas. Já os mais velhos adoram!

3. Modo colaborativo

Este pode ser um passo anterior ao criativo, assim como pode ser um jeito divertido de brincar em dupla com os blocos. Um começa a montar e o outro tem que complementar a criação, e vão trocando.

4. Modo pista de corrida

Que tal fazer uma pista para os carrinhos? Use os blocos para construir paredes entre as quais eles devem transitar (dá até para fazer túnel e pontes para eles passarem). Se quiser estender a brincadeira construam prédios, postos de gasolina, árvores para enfeitar a pista. E por que não, um pódio para os vencedores?

5. Modo integrado

Parecido com o modo pista de corrida. A integração acontece entre as peças criadas com os blocos e os outros brinquedos. Vale construir mesas e cadeiras para as Barbies tomarem chá, além disso, muros para os super heróis destruírem ou se esconderem ao salvar o mundo….

6. Modo dimensões

Brinque de montar a mesma coisa em dimensões diferentes. Em 3D, como normalmente são as criações ou em 2D, como se fosse um desenho.

7. Modo jogo de tabuleiro

Já pensou em usar os bonequinhos que vêem com os blocos para serem os peões dos jogos de tabuleiro? Vai dar um tcham a mais na brincadeira.

Essas são algumas formas de brincar com blocos de montar. Foram as nossas sugestões. No entanto, temos certeza de que a partir dessas, você e seu filho criarão muitas outras, enriquecendo ainda mais o momento de brincar.

Uma dica bacana é vocês anotarem essas variações que criarem para poder voltar a elas em outros momentos. Nós achamos que vamos lembrar, mas estamos sempre com a cabeça tão cheia de coisas que acabamos esquecendo…

formas de brincar com blocos de montar

 

Se você gostou desse post, assista também a esse vídeo no Canal com 5 formas de brincar com blocos de montar