Categorias: Faça você mesma | Páscoa

7 ideias de brincadeiras e atividades para a Páscoa

Compartilhe:
pin it

ovos de pascoa pintadosA Páscoa é uma data especial e nada mais gostoso que passá-la em família, curtindo a companhia de pessoas queridas. E para deixar esse momento ainda mais divertido, vale à pena usar a criatividade e curti-lo de forma prazerosa ao lado dos pequenos.

Para ajudá-las nessa tarefa, de levar brincadeira e diversão para a Páscoa das crianças,  trago hoje a colaboração da fisioterapeuta materno-infantil e professora de shantala Denise Gurgel. Denise traz uma série de sugestões de atividades e brincadeiras para deixar a Páscoa dos pequenos mais alegre e criativa. Confira!

Mordidas de Coelho: espalhe cenouras pela casa com a ajuda dos seus filhos na noite anterior à Páscoa. Quando as crianças foram dormir, morda algumas delas, assim quando eles acordarem, vão achar que foi o coelhinho que comeu. 
Pegados de Coelho: faça pegadas de coelho pela casa molhando a pontinha dos dedos e depois passando da farinha.
Caça aos ovos: com a pegada dos coelhos (conforme expliquei acima) faça caminhos pela casa e no final deles esconda ovos. Para os mais novos, coloque em lugares baixos e mais fáceis e para os mais velhos, coloque em lugares mais difíceis.
Rabo do coelho: desenhe um coelho de costas e fixe-o numa parede. Depois, faça um pompom com lã e prenda num dos seus lados uma fita adesiva dupla face. Em seguida, coloque uma venda sobre os olhos das crianças e peça que elas, uma a uma, tente acertar o rabinho no lugar certo do coelho. Quem chegar mais próximo é o vencedor.
Coelhinho sai da toca: Coloque bambolês no chão de modo que cada criança fique dentro de um. Quando alguém gritar “Coelhinho sai da toca” todas as crianças devem trocar de lugar e um bambolê deve ser tirado. Ganha quem conseguir ficar na última toca.
Pintar ovos: qual é a criança que não gosta de brincar com tinta? Não existe né! Alguns dias antes da Páscoa, guarde casquinhas de ovos vazias e quando estiver próximo à data convide as crianças para decorá-los. Elas vão adorar!
Salto do coelhinho: essa brincadeira os pequenos curtem muito. Você deverá fazer duas marcas no chão (pode ser com pezinhos do coelho, como na dica acima, ou com um pedaço de fita crepe) e estimular que a criança pule de uma à outra. O pequeno poderá saltar com os pés unidos, com um dos pés apenas ou até de costas. A brincadeira é legal porque ajuda a estimular a coordenação motora das crianças.
denise gurgelDenise Gurgel é fisioterapeuta materno-infantil, professora de shantala e colunista do Canal Pais e Filhos do portal Personare. Desde 2002 dedica-se a estudos sobre movimentos e expressão corporal dos bebês. Sua visão como fisioterapeuta, somada à prática da Shantala, permite oferecer uma experiência corporal que refletirá intensamente no seu desenvolvimento global do bebê ou criança. Ministra cursos em São Paulo voltados para pais e também para profissionais.

Veja mais!