8 Truques para a hora de escovar os dentes | Macetes de Mãe

8 Truques para a hora de escovar os dentes


24 de dezembro de 2019

Fazer o filho escovar os dentes pode ser uma tarefa difícil e até desgastante. Afinal, qual criança adora escovar os dentes e vai logo após o 1º pedido que a gente faz?

Sabendo dessa dificuldade, trago um relato com 8 dicas para ajudar nessa hora tão importante – pois higiene bucal é sinônimo de saúde!

Uma livre tradução do site Babble, confira essas dicas e renove a hora de escovar os dentes.

8 Truques para a hora de escovar os dentes

Por Harmony Hobbs

Quase todos os pais do planeta gostariam que as crianças viessem com um manual de instruções ao nascerem, mas, infelizmente, eles não vêm. A maternidade é difícil, e um dos maiores desafios em nossa casa, ao longo dos anos, é arrumar as crianças pela manhã e na hora de dormir, de banho tomado e, acima de tudo, com dentes limpos.

Para mim, o desafio sempre foi descobrir como motivar meus filhos a escovar os dentes, em vez de simplesmente irem ao banheiro e fazer caretas no espelho por alguns minutos. Mas depois de oito anos nessa coisa de ser mãe, acho que finalmente decifrei o código!

Aqui estão alguns “truques” testados e comprovados que funcionaram comigo ultimamente:

1. Desafie-os a cantarolar a música “Parabéns pra você” enquanto escovam – duas vezes.

Quem não ama a música de aniversário? (Resposta: ninguém!) Esse truque é super eficaz, especialmente com meu filho de 6 anos de idade. Quando o vejo ficando para trás, grito: “Finja que é seu aniversário!” Funciona sempre. Quero dizer, ele canta a música bem rápido, mas é melhor do que sair de casa com aveia nos dentes.

2. Incentive a escovação “em movimento”.

Quando eu tinha apenas um filho, nunca pensei em deixá-lo escovar os dentes, digamos, na pia da cozinha. Eu tinha uma visão muito estreita de onde a escovação de dentes poderia e não poderia ocorrer. Quando meu terceiro filho chegou, essa noção caiu rapidamente no caminho (assim como todas as minhas outras noções de pais!).

Descobri que permitir que os dois mais velhos escovassem na pia da cozinha (ou na mesa do café da manhã ou no quintal da frente) nos abriu um mundo totalmente novo de possibilidades. Agora, deixo as crianças escovar os dentes por toda a casa enquanto concluo outras tarefas. Sinceramente, eu não me importo onde isso aconteça, desde que eles escovem completamente!

3. Deixe o bichinho de estimação da família ser sua motivação.

Muitas vezes, quando alguém está resistindo aos requisitos de higiene, trago nosso gato para o reforço.

“Mostre ao Oscar como escovar, para que ele também possa ter dentes fortes e saudáveis”, eu digo; ou “Oscar quer ver você usar fio dental – mostre a ele como se faz!”

As crianças podem “ensinar” o gato a escovar os dentes corretamente. Assim, todo mundo faz o que deveria fazer – geralmente competindo por quem será o primeiro! – e não tenho um gato debaixo dos pés enquanto estou tentando limpar a cozinha. É um ganha-ganha.

4. Deixe que eles escolham uma escova de dentes que eles realmente queiram usar.

Eles naturalmente ficam empolgados em usar escovas de dentes com seus personagens favoritos. Costumo comprar escovas em maior quantidade, presenteando com novas peças quando as crianças parecem estar ficando desmotivadas para escovar os dentes.

5. Toque a música preferida deles e diga para escovar antes que ela termine.

Nosso filho de 9 anos adora música, então uma maneira eficaz de fazê-lo escovar os dentes é tocando uma de suas músicas favoritas e fazendo-o escovar antes que ela termine. Em casa isso realmente funciona! (O único problema é descobrir como fazer ele parar de usar a escova de dentes como microfone e escovar de uma vez os dentes com ela.)

6. Ofereça recompensas. (Ah, vamos lá, não aja como se nunca tivesse feito uma “negociação” dessas!)

Temos uma regra em nossa casa: depois de se vestir para o dia, ter os dentes escovados e colocar os sapatos, liberamos um tempo de tela. Isso funciona especialmente para meninos que gostam de jogar videogame, mas os pais podem personalizar suas “recompensas” dependendo do que funciona melhor para eles.

7. Use um espelho pequeno para mostrar a cor real de seus dentes – isso os inspirará a escovar mais!

Estou sempre dizendo aos meus filhos que seus dentes não parecem limpos, mas me ocorreu recentemente que eles podem não entender o que isso significa. Não faz muito tempo, entreguei a todos um espelho para que eles vejam, à luz natural, como são os dentes limpos e os dentes sujos. Também enfatizei como dentes limpos são iguais a dentes saudáveis ​​e fortes – mas os sujos? Não muito.

Agora, eu posso ouvi-los dizendo um ao outro “SEUS DENTES ESTÃO AMARELOS!” E parece estar ajudando.

8. Quando tudo mais falhar, faça isso por eles. (Nota: ninguém quer isso.)

Sim, tive que recorrer a isso uma ou duas vezes; e pode ser a coisa que eu menos queira fazer. Como você pode imaginar, é realmente difícil escovar os dentes de outras pessoas quando elas estão se mexendo como um animal selvagem. Mas é exatamente isso: ninguém quer que a mamãe escove os dentes para eles, o que significa que agora, a mera chance de lidar com isso os incentive.

Às vezes, essas dicas precisam ser combinadas e acordadas para que o trabalho seja feito. Portanto, não tenha medo de ser criativa e criar alguns dos seus truques em tempo real. Todo pai/mãe precisa de alguns truques nas mangas e, esperançosamente, um ou mais deles também o ajudarão.