9 dicas para a alimentação das crianças no verão | Macetes de Mãe

9 dicas para a alimentação das crianças no verão


4 de janeiro de 2020

A alimentação das crianças no verão é uma preocupação de muitos pais, afinal esse é um período do ano que requer muitos cuidados com alimentação e hidratação. Como muitas famílias estão viajando, precisa tomar cuidado com o que come na rua e até com o que leva de casa para consumir fora.

Pensando em ajudar nessa parte da alimentação dos filhos, nossa colunista, a nutricionista Roseli Ueno, compartilha conosco algumas dicas para uma alimentação saudável no verão.

Dicas para a alimentação das crianças no verão

Final de ano, época de verão e calor, férias escolares, viagens com a família, passeios e diversão. As crianças se perdem nas brincadeiras e muitas vezes se esquecem do horário das refeições. Por isso, é importante a atenção dos pais, garantir a nutrição e principalmente a hidratação constante.

Se o seu filho passou da fase de amamentação e introdução alimentar, recomendo oferecer alimentos de fácil digestão e que também auxiliem na hidratação do organismo. Além disso, não se esqueça dos cuidados com a higiene, armazenamento e refrigeração dos alimentos, prazo de validade dos produtos, entre outros cuidados para prevenir contra a intoxicação alimentar.

Se pensa em passar o dia fora de casa em passeios e viagens é importante seguir essas dicas:

1- Não deixe de levar uma garrafa de água quando sair de casa. Evite comprar água de fonte desconhecidas e bebedouros mal higienizados.

2- Ofereça líquidos ao longo do dia e não apenas na hora da sede. Estar com sede é um sinal de desidratação.

3- Leve água de casa. Você evita comprar bebidas como refrigerantes, sucos industrializados e ricos em açúcar.

4- Invista nas hortaliças ricas em água como alface, rúcula agrião, escarola, acelga, couve flor, salsão, cenoura, pepino, abóbora, abobrinha. Além de hidratar e nutrir, contribui como fonte de fibras que previnem o intestino preguiçoso e ajuda a dar saciedade.

5- Escolha frutas da época como pêssegos, ameixa, melão, abacaxi, lichia, laranjas, melancia, acerolas, entre outras. Hidrata, fornece vitaminas e minerais.

6- Prefira a comida feita em casa. Você garante a qualidade dos ingredientes que usa. Se escolheu comer em lanchonetes, restaurantes, padarias e barraquinhas de praia ou de rua, verifique a higiene e se os produtos estão devidamente refrigerados. A possibilidade de estragar se armazenado indevidamente é alta.

7- Se optou pelos lanches feitos em casa, leve em sacolas térmicas para garantir a temperatura dos alimentos. Use gelo ou gelo químico para evitar aquecer rapidamente e estragar o alimento.

8- Evite oferecer apenas salgadinhos, bolachas, comida industrializada.

9- Fique atento em oferecer líquidos e refeições no intervalo de 2 – 3 horas.

Não há problema em sair da rotina, viajar, mudar os horários do sono e das refeições.  Mas o recado mais importante é que você mamãe e papai, sejam exemplo sempre para seus filhos. Se vocês comem corretamente, acredito que não importa a época do ano ou a temperatura do dia, seu filho sempre terá boas escolhas alimentares.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil