A criança de 3 anos - Como é essa fase da vida dos nossos filhos
A criança de 3 anos - Como é essa fase da vida dos nossos filhos

A criança de 3 anos – Como é essa fase da vida dos nossos filhos


30 de Abril de 2018

Quando o Leo estava com dois anos, eu trouxe o tema Terrible Two aqui no blog. Esse período pode ser bem delicado na vida dos pais e, até então, nunca tinha ouvido falar e não sabia do que se tratava.

Eu achava que meu filho era temperamental por uma questão de personalidade mesmo, depois vi que com a chegada do terrible two, as crises de birra e discordâncias entre nós podiam ser bem piores.

Depois foi a vez do Caê passar pelo terrible two (você pode conferir meu relato sobre essa fase aqui). E a verdade é que assim como fases difíceis chegam, elas também se vão, uma hora ou outra, e depois novas fases surgem.

Hoje, eu quero falar sobre a fase dos 3 anos e o que podemos esperar dessa etapa na vida de nossos filhos. Vamos lá?

As características da criança de 3 anos

A criança de 3 anos é muito ativa, quer correr, pular, escalar, se sujar, explorar, enfim, quanto mais sua coordenação é aprimorada maiores serão os desafios que a criança quem ultrapassar.

Segundo a Academia Americana de pediatria, alguns marcos de desenvolvimento são característicos dessa etapa da vida. Veja quais são eles:

  • Consegue vestir e tirar a roupa sozinha;
  • Consegue negociar soluções para os problemas ou conflitos;
  • Começa a ficar cada vez mais independente;
  • Se vê como uma pessoa inteira (corpo, mente e sentimentos);
  • Pode não ser capaz de diferenciar a fantasia da realidade
  • Entende tudo que os pais falam.

Como é o comportamento da criança de 3 anos

A partir dessa fase a criança começa a formar parte da sua identidade pessoal, resultado do espaço e da diversidade que ela começa a viver e a perceber.

Tudo que acontece ao redor dela é notado e absorvido, por isso é importante estar atento aos modelos e às referências que ela convive, além de estar sempre próximo para discutir e explicar o que for necessário.

A criança começa a ficar mais independente e sociável, sendo capaz de conversar com um adulto respondendo perguntas simples, comer sozinho e até ajudar em algumas tarefas pequenas de casa.

Apesar de entender bem o que os adultos falam ao seu redor, a criança de 3 anos também é fantasiosa, inventa histórias para contar sobre eventos que aconteceram em sua vida, cria amigos imaginários, mesmo não sabendo mentir, elas podem reconstruir uma história que aconteceu de forma mais criativa, da forma com que ela gostaria que tivesse acontecido.

Desenvolvimento físico da criança de 3 anos

Aos 3 anos, provavelmente, o seu filho não usa mais fraldas ou apenas em momentos mais críticos como uma viagem ou para dormir. Ainda assim, podem acontecer episódios em que eles não conseguem segurar o xixi. Caso isso aconteça, não brigue com ele, pois os médicos não classificam isso como um problema e ainda afirmam que para os meninos o desfralde pode ser mais difícil do que para as meninas.

O conjunto de dentes de leite do seu filho pode estar completo, quando ele completar 3 anos, precisando de escovação e cuidados diários. Os dentes de leite vão criar o espaço adequado para a chegada dos dentes permanentes e permitir a mordida correta. Procure um dentista para orientá-los sobre os cuidados nessa fase.

Desenvolvimento emocional da criançã de 3 anos

As outras crianças que convivem com o seu filho podem influenciar no desenvolvimento emocional dele. Passe a observar como ele interage com outras crianças e com os amiguinhos dele. Nessa fase, ele ainda não tem o conceito de amizade bem definido em sua cabecinha, então é natural falar o nome de todos os coleguinhas da escola quando perguntarem quem é o amigo dele.

As experiências diárias também podem influenciar, você vai perceber que alguma situação que deixou ele desconfortável vai refletir em seu dia. Se ele ficou assustado ou chateado com algo, por exemplo, reproduzirá um comportamento semelhante a situação que ele viveu ou ficará nervoso sempre que retomar essa lembrança.

Ele fala que vai matar ou bate nos bichinhos de pelúcia? A violência pode ser reproduzida por crianças que têm esse modelo de experiência em casa ou contato com filmes e programas de TV violentos.

Como a criança de 3 anos desenvolve a linguagem

O que a criança de 3 anos fala ficará muito mais fácil de ser entendido, pois a dicção está melhor e ela já consegue ter noção da gramática e da pronúncia das palavras. Suas frases são mais completas e extensas, ela gosta de conversar, fazer muitas perguntas e pedir respostas. Não se espante se você der uma resposta que ela não gostar e for pedir ou perguntar para outra pessoa, como o pai, por exemplo. As crianças nessa fase gostam de testar os limites e fazer associações com algo que já lhes foi dito antes.