Categorias: Uncategorized

A importância de aprender sobre Parentalidade Positiva

Compartilhe:
pin it

Cara leitora, esse post é muito especial, pois ele além de falar de um assunto que me interessa muito: Parentalidade Positiva, é a estreia de uma colunista querida, a Telma Abrahão, educadora parental, que a partir de agora sempre trará conteúdos sobre esse tema pra gente.

Se você tem alguma dúvida sobre se é possível educar sem punir, vai gostar de acompanhar essa coluna aqui no blog. Nesse primeiro post da Telma, ela compartilha com a gente alguns exemplos de como preencher as necessidades emocionais básicas de nossos pequenos. Sem castigo, é claro!

A importância de aprender sobre Parentalidade Positiva

A verdade é que todos os seres humanos têm as mesmas necessidades emocionais básicas que devem ser atendidas: pertencimento e significância.

Quando essas necessidades emocionais básicas não são atendidas, a tendência é que sua vida como pai ou mãe se torne um caos. Se uma criança tem necessidades especiais, pais divorciados, 2 irmãos ou nenhum irmão ou dificuldades de aprendizado, ainda assim ela tem as mesmas necessidades emocionais que todos os outros seres humanos.

Usar estratégias positivas não depende de nenhum fator externo para funcionar, simplesmente exige que os pais estejam dispostos a atender às necessidades emocionais do filho. Uma das maiores diferenças entre parentalidade positiva e a maioria dos outros métodos parentais é que a parentalidade positiva é PROATIVA, pois utiliza ferramentas estratégicas para prevenir o mau comportamento, em vez de reagir ao mau comportamento. Infelizmente, a maioria dos adultos mantém uma postura reativa em vez de proativa.

Imagino que a essa altura muitos pais devem estar se perguntando:

Mas o que fazer se não posso castigar?

Que punição devo usar quando meu filho mentir?

Qual é o castigo por não fazer a lição de casa?

O que faço quando meus filhos estão brigando?

Posso te contar um segredo?

Se você passar a sua vida procurando maneiras de reagir a comportamentos inadequados dos seus filhos, você vai se sentir tão desgastado e frustrado que nunca chegará à raiz do problema e o pior de tudo, ser pai ou mãe se tornará um grande desprazer. A parentalidade positiva ajuda os pais a agirem de maneira proativa e assim, a evitarem futuros maus comportamentos, atendendo PRIMEIRO às necessidades emocionais de seus filhos. Imagine que seu filho possui 2 baldes. Cada um representando diferentes necessidades emocionais. O primeiro balde é chamado de PERTENCIMENTO e o segundo é chamado de SIGNIFICÂNCIA.

Aqui estão alguns exemplos sobre a importância de encher esses “baldes”:

1)Você pode encher o balde PERTENCIMENTO do seu filho dedicando um tempo de qualidade para ele todos os dias, ou ele chamará sua atenção choramingando e fazendo birra.

2)Você pode preencher o balde de SIGNIFICÂNCIA do seu filho oferecendo opções ao longo do dia e envolvendo-o em decisões significativas, ou ele exercerá seu poder respondendo ou recusando-se a tomar um banho.

3)Você pode encher o balde de PERTENCIMENTO do seu filho, passando a certeza de que ele é amado e que possui um papel importante em sua família.

4)Você pode preencher o balde de SIGNIFICÂNCIA do seu filho, deixando-o contribuir com pequenas atividades em casa, fazendo com que ele se sinta útil, ou ele fará de tudo para manter sua atenção fixada nele o dia todo, pois crianças precisam e desejam se sentir úteis.

Importante ressaltar que, mesmo quando as necessidades das crianças são atendidas, elas ainda se comportam mal de vez em quando. Elas podem se alterar porque estão cansadas ​​demais ou por não conseguirem gerenciar o que sentem, mas isso faz parte de ser humano. Pais que aprendem estratégias de educação positivas desfrutam de resultados surpreendentes porque passam menos tempo reagindo ao mau comportamento e muito mais tempo se conectando emocionalmente com seus filhos e acabam desfrutando muito mais do seu papel de pai ou mãe.

Pense nisso!

Vamos juntos.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!