Probióticos, numa definição bem simples, são microrganismo vivos que, quando ingeridos em quantidades corretas, trazem benefícios para a nossa saúde.
Olha que interessante! A palavra PROBIÓTICO vem de: PRO – a favor – BIOS – vida. Ou seja, significa: a favor da vida.
Para esclarecer mais sobre este assunto, nossa colunista Silmara Spinelli, farmacêutica bioquímica formada pela UNESP, fala sobre a importância dos probióticos para a saúde. Confira!
A importância dos probióticos para a saúde
Mães, ficamos desesperadas quando nossos filhos tem um desarranjo intestinal, e o médico diz precisa limpar o intestino e não pode desidratar, que desespero!
A disponibilidade do conhecimento sobre a importância da flora intestinal como um auxílio de controle de processos infecciosos e da resposta imunológica estimulou a procura por medidas de tratamento e prevenção de doenças baseadas na restauração da flora intestinal.
Embora o uso de probióticos ( são os lactobacilos ) esteja cada vez mais presente atualmente, apenas alguns efeitos benéficos à saúde têm sido realmente comprovados com estudos diversos. Mas o que são probióticos? De acordo com a definição de especialistas da OMS, probióticos são organismos vivos administrados em quantidade adequada, a qual confere um efeito benéfico à saúde do hospedeiro”. Nos baseando nessa definição vemos que os organismos precisam estar vivos e em quantidade ajustada.
Os principais probióticos são Lactobacillus Bifidobacterium, Enterococcus e Bacillus.
Em relação à quantidade adequada para exercer efeito benéfico, tem sido recomendada a dose de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC) por dia.
Alguns lactobacilos têm a capacidade de exercer efeito sobre tais anticorpos estimulando e contribuindo para a eficácia da barreira da mucosa intestinal. Sendo assim, iremos destacar nesse texto, alguns papeis importantes do uso regular de Lactobacillus nessa primeira fase de vida; são eles:
- Tratamento da diarreia aguda
- Prevenção da diarreia
- Prevenção da diarreia devido ao uso de antibióticos
- Redução de processos alérgicos intestinais
- Redução de alergias ligadas ao trato respiratório
Nesse contexto, chegamos a conclusão que a adição de probióticos minimizam os desarranjos intestinais típicos da idade infantil, bem como reduz o risco de alergias severas que tanto incomodam nossos pequenos.
Então você pode suplementar lactobacilos em crianças e o efeito será muito benéfico, você encontra em drogarias produtos prontos e em farmácias de manipulação sob orientação do farmacêutico e ou médico.


CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:
PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:
Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil



