Categorias: Amamentação | Bebês 0 a 3 meses | bem estar

Acessórios que ajudam na amamentação

Compartilhe:
pin it

Olá leitoras, o texto de hoje é uma colaboração de outra blogueira, a Viviane Mclean, que escreve o blog GirlSuff. Ela é mãe da Alice e compartilha aqui com vocês suas dicas de acessórios e produtos que ajudam na amamentação. Tudo testado e aprovado por ela. Confiram!

Acessórios que ajudam na amamentação

Viviane Mclean

Amamentar é, sem dúvidas, uma das melhores coisas da vida materna, mas nem sempre é fácil, principalmente no início. É que a partir do momento que o bebê é amamentado pela primeira vez, o corpo começa a produzir leite materno enlouquecidamente até se acostumar com a quantidade que o bebê ingere e passar a produzir somente essa quantidade por vez.

acessorios para amamentacao

 

Nessa fase, dificilmente os bebês conseguem esvaziar completamente os dois seios, então é bem comum eles encherem demais, vazarem, ficarem doloridos e até empedrarem. Fora isso tem o fato de os mamilos ficarem extremamente sensíveis e até racharem devido a frequência que os bebês mamam no início (existem diversos outros motivos para isso acontecer, como a pega do bebê estar errada, ele estar fazendo peito de “chupeta”, a pele estar muito ressecada por causa de produtos de higiene, etc). Depois que o seu corpo acostuma, aí é só alegria para todo mundo (o pai também sofre demais nesse momento, principalmente por que ele não pode ajudar muito).

Eu passei por tudo isso nas primeiras semanas, sofri muito fisicamente e psicologicamente e enquanto testava tudo o que me ensinavam, principalmente parar curar mamilos rachados, como banho de sol, casca de banana, o próprio leite materno, entre outros, sem sucesso, confesso que quase desisti de amamentar, mesmo estando careca de saber da importância da amamentação como um todo.

As dicas que vou dar a seguir são todas baseadas em minhas experiências, no que realmente funcionou comigo. Os itens que vou sugerir são os que foram essenciais para que eu obtivesse sucesso na amamentação, considerando que a pega estava correta.

Espero, com esse post, poder ajudá-la a pular a parte chata da amamentação ou a não desistir de amamentar o seu bebê.

Ordenhador

ordenhadorOrdenhador é um item indispensável na vida de qualquer mãe, desde os primeiros dias de vida do bebê.

Quando o bebê terminar de mamar, caso ele não tenha esvaziado bem os seus seios, você pode usar o ordenhador para fazer isso e armazenar esse leite para dar para ele quando você não estiver conseguindo amamentar direto nos seios, quando precisar de uma folguinha para recuperar os mamilos, quando não estiver por perto, para estimular a produção de leite materno, para fazer doação de leite materno, enfim.

É sempre bom ter os seios sempre bem vazios depois de cada mamada, por diversos motivos, um deles é o fato de o leite não correr o risco de empedrar. Quem já passou por isso não deseja nem para a pior inimiga ;)

Existem ordenhadores de todo tipo e inúmeros valores, mas caso você não tenha como comprar nenhum deles agora, pode fazer a ordenha com as próprias mãos. Aqui eu explico detalhadamente como fazer e como armazenar leite materno.

Bolsa térmica de gel

bolsa térmica de gelAssim como o ordenhador, a bolsa térmica de gel, dessas que podem ir ao microondas, é muito útil desde os primeiros dias de vida do bebê, tanto para você, quanto para ele.

Para os bebês, elas servem para ajudar a aliviar cólicas de forma rápida. Graças a Deus a Alice quase não teve cólicas, mas as vezes que teve, foi só isso, colinho e muito dengo para ajudar a passar a dor.

Já para você, serve para inúmeras coisas, focando aqui na amamentação, serve para ajudar a produzir leite materno ou diminuir a produção de leite materno e desempedrar leite materno.

Eu usei bastante junto com massagem e ordenhador quando eles empedraram já que banho não costumava funcionar comigo.

 

Concha de seio

Concha de seioEssas conchas são maravilhosas. Servem para:

– Formar bico para quem não tem ou quase não tem, facilitando a pega do bebê;
– Recolher o excesso de leite materno, evitando vazamentos;
– Evitar empedramento do leite materno;
– Proteger mamilos sensíveis e/ou mamilos rachados dos atritos com o sutiã, aliviando dores;
– Entre outras coisas.

Você pode usar todos os dias a partir do nascimento do bebê.

Eu usei bastante quando os meus mamilos racharam e gostava muito de usar para sair, pois eles seguravam melhor o vazamento do meu leite  (era só despejar em uma pia, lavar e colocar de novo) do que os absorventes para seios que quando ficavam encharcados, molhavam a minha roupa e eu ficava cheirando leite azedo até chegar em casa.

* Leia com atenção na embalagem a forma de usar, armazenar e higienizar.

Absorventes para seios

Absorventes para seiosEu usava absorventes para seios normalmente para dormir, daí colocava sempre mais de um no início (a concha de seios não serve nesse caso, por que tem buraquinhos para você despejar o leite, então quando você se vira à noite, se molha toda) ou quando queria uma folguinha da concha de seio (incomoda um pouco se você usa o tempo todo).

Além de cumprir o seu papel principal, que é absorver o leite materno que vaza, ele é ótimo para diminuir o incômodo do atrito entre os mamilos e o sutiã. No caso de mamilos rachados, pode acontecer de eles grudarem no sutiã após a amamentação e ser outro parto para tirar, com o absorvente, isso não acontece.

Ele também ajuda a manter os produtos usados para hidratação dos mamilos e cicatrização dos mamilos no lugar, como a pomada de lanolina, por exemplo.

 

Pomada de lanolina

Lanolina
Lanolina é um excelente hidratante e cicatrizante.

Quando eu passei a pomada de lanolina pela primeira vez, meus mamilos estavam sangrando, quatro horas depois consegui amamentar a Alice, ainda com dor, não vou mentir, pois eles estavam muito machucados, mas pela minha experiência, se eu não tivesse passado a pomada, certamente não conseguiria amamenta-la naquele momento.

Eu usava todos os dias assim que saía do banho e após cada mamada. Não tem problema o bebê ingerí-la, então eu não tirava quando ia amamentar, pois sentia que era mais confortável com a pomada, parecia que ela criava uma barreira/proteção entre o mamilo e a boquinha.

 

Como cuidar e preparar os seus seios diariamente

– Comece o seu banho sempre pela cabeça para que não corra o risco de ficar com restos de shampoo, condicionador e coisas do gênero nos seios.
– Durante o banho, lave os seios apenas com água, pois sabonetes podem ressecar a sua pele, fazendo com que os seus mamilos rachem ou piorem as rachaduras. É importante também tomar cuidado com outros produtos de higiene pessoal como desodorantes, talcos, perfumes, etc.
– Depois do banho, seque os seios com uma toalha de algodão, dando leves batidinhas.
– Vista o sutiã de amamentação (mais confortável e prático que os normais).
– Passe uma boa camada de pomada de lanolina.
– Use a concha de seio ou o absorvente de seio. Feche o sutiã.

Importante:

Fazendo tudo isso e procurando retirar o leite sempre com a mesma frequência e nos mesmos horários, o seu corpo acostuma melhor e mais rápido com a quantidade de leite que deve produzir, o que evita empedramentos, vazamentos e mais um monte de coisas chatas.

Toda a dificuldade com a amamentação deve acabar em algumas semanas, aí você pode parar de usar o que achar que não precisa mais. No meu caso eu descartei tudo logo depois disso, só continuei com a pomada de lanolina por cerca de um mês ainda e ordenhador quando a Alice não queria mamar e para fazer doação.

Espero que eu tenha te ajudado. Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.

Um beijo,

Viviane Mclean | Girl Stuff

>>> Confira, nesse vídeo, 10 dicas para aumentar a produção de leite:

Veja mais!