Agosto dourado | Macetes de Mãe
agosto dourado

Agosto dourado


31 de agosto de 2019

Em tempo, antes de agosto acabar, vamos falar sobre aleitamento materno. Esse é um mês dedicado a esse assunto, conhecido como “agosto dourado”. No entanto, devemos falar sempre sobre amamentação. Afinal, é importante para ajudar as mamães que estejam nessa fase tão fundamental da vida de um bebê.

E quem trouxe uma reflexão sobre amamentação, é a nossa colunista Raquel Luzardo, fonoaudióloga e especialista em linguagem.

Agosto dourado

Você sabia que durante agosto, ocorre a campanha Agosto Dourado? Este é o mês dedicado à intensifificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “padrão ouro” para a saúde dos bebês. Então, aproveitando que estamos em agosto, hoje vamos falar sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios para a mãe e para o bebê. Todo mundo sabe do poder nutricional do leite materno. Mas a amamentação vai muito além disso!

O aleitamento materno é uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e, claro, nutrição para o bebê. Envolve uma interação profunda entre mãe e filho, que repercute no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe.

O ato de mamar do seio ajuda a criança a desenvolver sua cavidade oral, sendo fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária. A amamentação é fundamental para o desenvolvimento motor-oral adequado, ajudando na mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala. As estruturas envolvidas na amamentação são utilizadas mais tarde para mastigar e falar, assim, para que haja um bom padrão articulatório, é necessária uma estimulação desde o nascimento.

A amamentação estabelece uma ligação mais íntima entre a mãe e o bebê, satisfazendo de modo mais amplo as necessidades emocionais de ambos, oferecendo ao bebê uma maior garantia do equilíbrio interno. O aleitamento materno confere segurança emocional, estreitando o vínculo entre mãe e o filho, construindo um momento insubstituível.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil