Categorias: Uncategorized

Alinhamento dos joelhos

Compartilhe:
pin it

Recentemente, uma leitora pediu que eu escrevesse sobre alinhamento dos joelhos das crianças. Ou seja, quando eles começam a ficar alinhados. Como não sou especialista no assunto, fui atrás de quem é.

Então, no post de hoje você confere algumas informações importantes sobre alinhamento dos joelhos. Qual o alinhamento normal das pernas? Qual o tratamento para o caso das pernas não estarem alinhadas?

As informações são compartilhadas abaixo pelo Dr. João Hollanda, médico ortopedista e especialista em cirurgia do joelho.

Alinhamento dos joelhos

O mau alinhamento das pernas é o principal motivo que leva os pais a procurarem atendimento ortopédico para seus filhos. Felizmente, na maior parte dos casos o alinhamento encontra-se ainda dentro da normalidade, o que no meio médico é denominado de “mau alinhamento fisiológico”.

São sinais de desalinhamentos fisiológicos joelhos com boa mobilidade, simétricos (iguais nos dois lados) e indolores, além de a criança ter os marcos do desenvolvimento motor dentro da normalidade.

Caso esteja desconfiado de um mau alinhamento das pernas de seu filho, porém, um médico ortopedista deverá ser consultado: ainda que seja a menor parte dos pacientes, existem situações em que o mau alinhamento decorre de alguma doença e, nestes casos, poderá ser necessário um tratamento específico.

alinhamento dos joelhos

Qual o alinhamento normal das pernas?

O alinhamento das pernas pode ser classificado em três grupos:

  • Neutro: apresenta o quadril, joelho e tornozelo bem alinhados;
  • Valgo: joelhos para dentro, ou “em X”;
  • Varo: joelhos afastados para fora.

Este alinhamento varia conforme a idade e também de criança para criança.

Como regra geral, a criança apresenta os joelhos varos quando começam a andar, torna-se neutro ao redor dos dois anos, em seguida torna-se valgo, atingindo-se o máximo de valgo com aproximadamente três anos e, aos sete, assume um alinhamento próximo do que ficará na idade adulta. Isso não significa que pequenas variações dentro destes parâmetros não possam ser considerados normais.

alinhamento dos joelhos

Tratamento

Em joelhos varos ou valgos fisiológicos, nenhum tratamento específico será necessário além da observação.

O uso de palmilhas e sapatos especiais, muito indicados no passado, têm espaço cada vez menor. São utilizados geralmente em grandes deformidades, com o objetivo de melhorar eventuais queixas, e não para que se consiga qualquer forma de correção.

Ainda que algumas pessoas corrijam o alinhamento com o uso dessas órteses, isso acontece na mesma proporção com aquelas pessoas que não utilizam as mesmas, ou seja, os calçados ou palmilhas não devem ser responsabilizados por eventuais correções.

Hemiepifisiodese

A única forma de corrigir um desalinhamento das pernas é por meio de cirurgia, ainda que isso seja indicado na ínfima minoria dos casos.

A principal técnica para isso é a hemiepifisiodese, procedimento em que o crescimento ósseo é bloqueado em um dos lados do joelho esperando-se que, com o crescimento do lado oposto, a deformidade seja gradativamente corrigida.

É um procedimento que precisa ser feito na fase final do crescimento, onde se terá maior controle sobre o resultado. A hemiepifisiodese é um procedimento reversível, ou seja, ao se retirar a fixação o joelho voltará a ter seu crescimento normal.

 

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

 

 

Veja mais!