E toda vez que eu pensava nisso, em como seria legal deixar o Leo dormir na casa da vovó, mas ficar acompanhando ele à distância, eu me perguntava como é que ainda não tinha chegado no Mercado uma babá eletrônica que fizesse isso. Ou seja, que ficasse bonitinha lá no quarto filmando nossos pequenos e que transmitisse tudo que era captado, em tempo real, para os nossos smartphones (afinal, está aí uma coisa que a gente não se separa nunca, então, nada mais inteligente que o visor da babá ser os nossos smartphones).
Mas aí, acho que alguém leu os meus pensamentos (meus e de todas as outras mães e pais existentes na face da Terra) e soprou a dica para o pessoal da DLink, que criou a BabyCam, a primeira câmera Wi-Fi (isso mesmo! Totalmente sem fios, o que é ótimo para a segurança dos pequenos) do mercado brasileiro que, além de transmitir as imagens captadas para dispositivos móveis localizados a qualquer distância, ainda possui outras oito importantes funcionalidades:
- Imagem HD: as imagens são captadas em alta definição
- Visão noturna: a câmera possui sensor infravermelho para situações de baixa ou nenhuma luminosidade
- Alerta automático: a câmera possui sensores que identificam e alertam diferentes sons e movimentos, incluindo o choro do bebê.
- Monitoramento de temperatura: a câmera identifica a temperature do ambiente e envia alertas para o “visor” informando se a mesma está muito baixa ou muito alta.
- Áudio bidirecional: tanto os pais escutam os sons captados pela câmera quanto a câmera transmite ao bebê os sons emitidos pelos pais. Essa é uma ótima alternativa para se comunicar e acalmar o bebê quando necessário.
- Músicas: possui cinco tipos de músicas diferentes que podem ser tocadas para o bebê também com o intuito de acalmá-lo ou diverti-lo. E essas canções podem ser programadas e controladas conforme necessidade dos pais, via aplicativo.
- Gravação: todas as imagens captadas podem ser gravadas no smartphone, tablet ou em cartão USB (esse não acompanha o produto).
- Fotografia: a câmera fotografa imagens captadas, permitindo assim o registro de momentos e situações únicas.
E para utilizar a BabyCam é muito simples. Basta fazer o download do aplicativo mydlink Baby Camera Monitor, (gratuito, 100% em Português e disponível para os sistemas iOS e Android), ligar a câmera no local desejado e, por fim, executar o aplicativo, que detectará a babá eletrônica automaticamente e ajudará na sua instalação.
Além dos pais acompanharem a criança através de seus smartphones e tablets, as imagens também podem ser visualizadas por meio do portal mydlink. Ainda, ao mesmo tempo, pai, mãe, avós, babá e quem mais os pais permitirem, tem a possibilidade de monitorar a criança à distância.
Já com relação à segurança da transmissão das imagens via Wi-Fi é importante ressaltar que todo o sistema exige o acesso atraves de senhas e o portal mydlink possui certificação da TRUSTé, empresa mundialmente reconhecida por validar as melhores praticas em privacidade e segurança nos sites. Ainda, a DLink é uma empresa de conectividade, que está acostumada a lidar com dados sigilosos e informações sensíveis, até de grandes corporações, então, segurança é o foco dos seus produtos, diferente de outras babá eletrônicas que são desenvolvidas por fabricantes cujo knowhow é a fabricação de itens infantis (e não segurança).
E para entender direitinho como funciona a D-Link BabyCam, vale a pena assistir ao vídeo abaixo. Ele é bem esclarecedor
Apesar de ser um lançamento mundial super recente (Lançada na feira CES 2014) a BabyCam já recebeu dois importantes prêmios: International CES Innovations 2014 Design and Engineering Awards Honore e o Prêmio Internacional IF de Design Mundial.
Para quem se interessou e já quer correr para comprar o site da D-Link BabyCam indica os locais que já estão vendendo a novidade no Brasil. É só clicar aqui para conferir.