Atividades para bebês de um mês | Macetes de Mãe

Atividades para bebês de um mês


25 de junho de 2012

Meu filhote fez um mês na sexta-feira e lá fui eu atrás de dicas de brincadeiras e atividades para fazer com ele. Minha primeira fonte de pesquisa foram minhas amigas. Contatei-as através do nosso grupo no Facebook – Macetes de Mãe – e recebi vários retornos, com dicas valiosíssimas.
 
Se você também tem um bebê nessa idade, dê uma olhadinha no que dá para fazer com ele para divertí-lo e estimulá-lo um pouco. Afinal, não é só de comer e dormir que vive o ser humano.
  • Cantar e dançar com ele no colo, olhando-o de pertinho.
  • Conversar com ele.
  • Colocar para tocar músicas que o acalmem (principalmente as músicas que você colocava para ele ouvir durante a gravidez, caso tenha feito isso).
  • Brincar de esconde-esconde com uma fralda ou paninho.
  • Fazer caretas com feições diferentes: muito feliz, muito triste,…
  • Fazer massagem: Shantala, Tuiná ou alguma outra espécie de carinho (Saiba mais em www.massagempediatrica.com.br /  facebook.com/massageminfantil) 
  • Brincar com um espelho, fazendo com que ele se veja refletido.
  • Colocá-lo para assitir vídeos da série da série Baby Einstein.
  • Passar diferentes texturas nos seus pezinhos e mãozinhas: pelúcia, colar de pérolas, caneta,…
  • Mostrar brinquedos com cores diferentes e falar em voz alta a cor. Detalhe: os bebês visualizam primeiro o contraste preto e branco, por isso, mostrar para ele objetos ou até mesmo uma folha com desenhos em preto (listrar, por exemplo), já é um ótimo estímulo. Experimente também mover o objeto em frente ao bebê, mas bem lentamente. Os seus olhinhos irão acompanhar o movimento.
  • Fazer massagens e exercícios com as perninhas, para amenizar as cólicas (essa dica é minha mesmo, pois passo boa parte do dia fazendo isso com o Léo).
Recebi todas essas dicas valiosíssimas e já comecei a colocar algumas em prática. Entretanto, não posso deixar de compartilhar aqui a também o comentário de uma amiga para lá de experiente: muito cuidado na hora de estimular um bebê de um mês de idade! Ele já está tendo que se acostumar com um número infinito de experiências novas (chorar, mamar, respirar, ser tocado, viver fora da água, etc……) e se ele passar por uma maratona de estímulos, em vez de se divertir, vai acabar se estressado.
 
O ideal é que os estímulos, nessa fase, não passem de 15 minutos ao dia, divididos em três períodos de 5 minutos (em média) cada. Outra informação importante: nessa fase os bebês conseguem focalizar objetos/faces que estão entre 20 e 25cm de distância, por isso é importante que essa distância seja respeitada para que o bebê realmente veja o que está sendo mostrado.

 

Outra dica que eu achei super legal: o livro Bebês Ingeligentes – Brincadeiras Criativas para Estimular o Desenvolvimento do seu Filho. Ainda não tive a oportunidade de ver, mas certamente irei conferir assim que o Léo me der uma folguinha. (Saiba mais sobre o livro clicando aqui).

Leia mais a respeito desse tema: