Categorias: experiências | Relatos e Impressões pessoais

Caê – os 3 primeiros meses

Compartilhe:
pin it

Dia 08 Caê comemorou 3 meses e resolvi fazer um post contando como estão as coisas por aqui. Para compartilhar um pouco da experiência dessa segunda maternidade com vocês mas também para deixar registrado e não esquecer pequenos detalhes desses primeiros momentos ao lado do meu pequeno.

cae
Foto: Viridiana Brandão. Sua reprodução não está autorizada.
  • Caê é um bebê doce e tranquilo. Sorridente e delicado. Quando olho para ele, me derreto, pois assim que os nossos olhares se cruzam, ele abre aquele sorrisão banguela lindo e aqueles olhinhos fofos brilham. Tem como resistir? Nessa hora, encho-o de beijos.
  • Diferente da maioria das crianças, Cae não teve cólicas nos três primeiros meses. Acho que muito tem a ver com a minha alimentação, pois cortei diversos alimentos tidos como causadores de cólicas: leite e derivados (principalmente), chocolate, grãos e outros (tem gente que não acredita que a alimentação interfere, mas eu não sou uma dessas pessoas. Para mim, faz diferença sim).
  • Caê é um bebê mignon. Ele está dentro da curva de crescimento, mas num percentil baixo. Seguimos no aleitamento materno exclusivo, mas ele mama pouco, o que faz disso o maior desafio que eu enfrento com ele. Cada vez que vou dar de mamar, torço para ele esticar a mamada, mamar mais que poucos minutos, mas nem sempre rola. Assim, acabo preferindo não sair muito com ele e amamentar mais em casa, para evitar distrações e evitar que ele venha a mamar menos ainda.
  • Sobre o sono: eu considero o Caê um bebê que dorme bem. Bem dentro da normalidade de um bebê de 3 meses. Na maioria das noites ele vai dormir por volta de 8h30min (depois de mamar e tomar um banho gostoso) e segue dormindo até 7h30min. Claro, nesse intervalo, ele acorda de 2 a 3 vezes para mamar.  Quando acorda, mama e logo volta a cair no sono. Eu, sinceramente, não reclamo de acordar de madrugada, já que ele mama e arrota rápido. Para mim é mais cansativo acordar cedo de manhã.
  • Caê já fez duas viagens, uma antes de completar 3 meses (fomos para a praia) e outra no dia que fez 3 mesinhos (fomos para o interior). Em ambas se comportou bem, não estranhou muito a mudança da rotina e até dormiu melhor do que em casa (à noite). Só as mamadas que saem mais prejudicadas quando a gente sai assim da rotina.
  • Caê gosta de ficar ao ar livre. Adora um passeio, luz, sol, plantas. Acho que será uma criança que vai adorar atividades outdoor.
  • Caê adora dormir no seu sling. Todas as manhãs, um tempinho depois que acorda e mamar, eu o coloco no sling para ele dormir de novo e lá ele permanece por até 2 horas. E eu aproveito para trabalhar e escrever posts como esse aqui que você lê agora. :-)
  • Caê está sendo amamentado em livre demanda, mas mesmo assim tendo manter um mínimo de rotina na vida dele. De manhã ele tem o soninho no sling, quando o tempo colaborada damos um passeio ao ar livre no fim da manhã, à tarde ele tira sonequinhas e, no final do dia, tem mamá, banho, mais mamá e cama. Por volta de 19h é o banho dele e ele vai para o berço em definitivo às 20h30min (sim, ele leva um tempinho para dormir depois do banho. Fica no chamego do colinho, curtindo um carinho, e só depois de um tempinho é que relaxa e dorme). PS: bem que eu queria que ele fosse como o Leo era, que se colocava no berço acordadinho e ele pegava sozinho no sono, mas já percebi que esse não é o perfil do Caê e, assim, eu não o forço a dormir sozinho.
  • Caê não costuma estranhar as pessoas. Quem tem jeito com criança é só pegá-lo no colo que ele vai. Claro que tem os colos preferidos, que ele até dorme, mas no geral vai bem com todo mundo.
  • Seu hábito de sono diurno já mudou bastante. Ele já foi de dormir no colo e depois ser colocado no berço, já foi de dormir no carrinho, e agora está dormindo no sling (de manhã) e no colo (à tarde). Eu não esquento muito com isso. Sei que, com o tempo, as sonecas vão mudando. Por enquanto, acho gostoso dar colo e é isso que faço.
  • Cae gosta de ficar deitadinho de barriga para cima, vendo algum bichinho, mobile ou movimento. Ele curte mesmo (diferente do Leo que não suportava essa posição).
  • Há alguns dias, Cae entrou na fase de colocar as mãozinhas na boca a toda hora. Bem típico da idade. Ah, e também está babando bastante (diferente do Leo, que quase não babava)
  • Caê já está conseguindo segurar objetos leves e se diverte com eles. Vira e mexe agarra uma fraldinha, um brinquedinho  que está por perto, uma mantinha.
  • Caê olha com um olhar babão, apaixonado e de admiração para o irmão. Isso é incrível. É só  Leo estar por perto que ele fica vidrado, e sorrindo para ele. Me derreto todinha quando vejo.
  • Agora sobre o amor. Ah o amor! A cada dia que passa sou mais babona e apaixonada por essa coisinha pequenina e não imagino minha vida, nem por um segundo, sem ele. Parece que ele sempre esteve aqui com a gente.

Bom, acho que isso conta um pouco sobre os primeiros 3 meses do meu pequeno. Um singelo e delicado registro para eu lembrar para sempre desses 3 primeiros meses.

Veja mais!