Calculadora da ovulação: 4 sinais que o corpo emite | Macetes de Mãe
Calculadora da ovulação

Calculadora da ovulação: 4 sinais que o corpo emite


31 de janeiro de 2019

A “calculadora da ovulação” nada mais é do que um método para facilitar quem está tentando engravidar. Ou ajudar quem quer evitar a gravidez. Por isso, segundo a ginecologista e obstetra Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, a calculadora da ovulação funciona tanto para fertilização como ação contraceptiva natural apenas apostando nos sinais que o corpo emite.

A ovulação acontece no momento em que, a partir de estímulos hormonais, o ovário libera um dos milhares de óvulos que armazena. Ocorre normalmente, em média, 14 dias antes da menstruação e dura em torno de 6 a 7 dias. Quem deseja engravidar, precisa aumentar a quantidade de vezes que faz sexo nesses dias. E quem não deseja, obviamente, deve evitar.

Para facilitar e ajudar, a ginecologista compartilha 4 sinais importantes que indicam a ovulação. Confira!

Calculadora da ovulação: 4 sinais que o corpo emite

1. Secreção vaginal

Durante a ovulação, o muco vaginal aumenta até a ponto de deixar a calcinha molhada. Neste período a secreção tem aparência de clara de ovo, é bem pegajosa, forma um fio quando se pega com os dois dedos e não tem cheiro e nem cor. Para quem deseja engravidar, esse é o melhor momento para ter relação, pois esse muco dura de 3 a 4 dias.

2. Leves dores abdominais

Como os ovários trabalham durante a ovulação é normal sentir desconforto abdominal. É como uma espécie de cólica bem fraca já que durante o processo há um rompimento do folículo para a liberação do óvulo.

3. Sangramento

São alguns fios de sangue liberados junto com a secreção vaginal. Isso é normal pois a saída do óvulo de dentro do folículo pode vir acompanhado de um pequeno sangramento local, outro dos sintomas de ovulação. Algumas vezes o sangramento é maior e o líquido com sangue pode se misturar ao corrimento vaginal. Portanto, esse é um sinal de indicação de que o óvulo já foi desprendido do folículo e está a caminho do útero.

4. Temperatura

Durante a ovulação há um aumento da temperatura corporal porque o corpo está passando por um período diferenciado e a temperatura interna sofre um aumento de pelo menos 1° C. Para usar esse método é preciso medir a temperatura todos os dias antes de levantar da cama. Assim, quando observar que ele aumentou pelo menos um grau, é o indicativo que a ovulação pode estar acontecendo e então pode fecundar mais fácil.

Leia também: mais 6 dicas para saber se está ovulando

Assista também, no Canal MdM, a esse vídeo para saber tudo o que você precisa saber antes de engravidar:

FONTE: Esse post foi produzido a partir do release recebido pela Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira. Graduada em Medicina e residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2005. Título de especialista em Medicina do Tráfego pela Santa Casa de São Paulo com título pela FEBRASGO e ABRAMET.