Categorias: Coluna Ginecologista e Obstetra

Câncer de Mama – Vamos prevenir?

Compartilhe:
pin it

O assunto de hoje é sobre Câncer de Mama e como preveni-lo. Nossa colunista Luciana Radomille revela alguns mitos e alerta para o exame mamografia. Confira!

Câncer de Mama – Vamos prevenir?

Auto-exame – Um toque que pode valer uma vida

O Câncer de Mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo. Um fator positivo é que existe possibilidade de cura se diagnosticado precocemente.

A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. Devemos realizar logo após o período menstrual e mensalmente após a menopausa. E o exame clínico realizado pelo seu médico e a mamografia anualmente a partir de 40 anos, que permite identificar lesões não palpáveis. A atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

É verdade que mamografia dói?

A mamografia é um exame muito rápido, pode provocar em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual, dor que é tolerável, e o desconforto provocado pelo exame é breve. O que pode ajudar:

  • Agende seus exames quando suas mamas estiverem menos sensíveis, ou seja, não marque a mamografia antes da menstruação.
  • Tome um analgésico antes do exame para aliviar a dor.
  • Deixe que a técnica em mamografia saiba que você pode estar sensível. Ela poderá assim  ser capaz de tornar o exame menos doloroso e incômodo.

Eu não tenho nódulos nas mamas tenho que fazer mamografia?

Nas mamografias podem encontrar-se pequenos nódulos com tamanho de 1 milímetro até 3 anos antes de você poder senti-los. Os tumores pequenos, em estágio inicial são tratáveis e o diagnóstico precoce tem chance de até 95% de cura.

Eu sou uma pessoa muito ocupada

Reserve um tempo. Uma mamografia dura entre 15 a 30 minutos, e é parte de seus exames de rotina anuais. É muito mais demorado se você ficar doente.

Meus seios são muito densos

A mamografia pode não ser tão eficaz na detecção de nódulos ou lesões cancerosas em mamas densas, mas também não é inútil. Se sua mamografia não está clara em função das mamas densas, poderá ser feito um segundo exame de imagem, por exemplo, ultrassom ou ressonância magnética.

Eu me alimento bem e me exercito regularmente, logo, não corro riscos

Dieta equilibrada e prática de exercícios para manter uma vida saudável podem diminuir o risco de um câncer de mama, mas não o elimina completamente, por conta disso é muito importante realizar a mamografia a partir dos 40 anos, cuide de sua saúde, cuide de suas mamas.

Conheça o seu corpo para identificar mudanças estranhas. Um toque pode salvar sua vida, desenvolva esta prática!

Veja mais!