Como prometido, vou postando, por capítulos, o resumo do livro Os Segredos de uma Encantadora de Bebês. Hoje segue o CAPÍTULO 6. Boa leitura!
CAPÍTULO SEIS – SLEEP/DORMIR
O sono sensível – dicas:
· Quem deve controlar a hora de dormir são os pais e não os bebês.
· Bebês precisam aprender a dormir sozinhos e a sentirem-se seguros no berço.
· Quando o bebê chorar por um tempo maior que alguns instantes, pegá-lo no colo e colocá-lo de volta no berço assim que a sua necessidade for atendida e parar de chorar.
· Não tornar o bebê dependente de acessórios para dormir: colo, peito, passeio de carro, embalo.
· Acessório é diferente de objeto provisório: é possível o bebê usar um bichinho, fralda, etc… para dormir. · Crie rituais antes de dormir. O hábito ajuda o bebê a saber o que vem em seguida. · Faça um diário do sono do bebê: anote que horário ele acorda, horários de soneca, horário da dormida noturna. Faça isso por 4 dias. Isso irá indicar o padrão de sono do bebê.
Os três estágios do sono:
Bebês passam por três estágios de sono. Ao todo, pode levar 20 minutos.
× Estágio 1: no terceiro bocejo do bebê coloque-o no berço para dormir. Se passar disso, ele começará a chorar.
× Estágio 2: o bebê tem olhar fixo e concentrado. Dura de 3 a 4 minutos.
× Estágio 3: bebê fecha os olhos e cabeça pende para frente e para trás. Processo dura cerca de 3 a 5 minutos.
Ritual para fazer o bebê dormir:
· Quando for colocá-lo no berço, repita sempre as mesmas palavras: “Pronto, agora estou cansado e vou dormir.”, “Vou para meu bercinho descansar.”, etc… Sempre num tom suave de voz.
· Prepare o ambiente sempre igual: se for de dia, feche a persiana ou a cortina para escurecer um pouco o ambiente.
· Comece a agir a partir do primeiro bocejo do bebê. Se não for possível, até após o terceiro.
· Promova o relaxamento do bebê antes dele dormir: banho e massagem ajudam a pegar no sono (final da tarde é o melhor horário), pode-se tocar ou cantar uma canção de ninar, ficar com o bebê no colo, na cadeira de balanço, por cinco minutos. A finalidade é ACALMAR o bebê e NÃO fazê-lo DORMIR.
· Na hora de colocar o bebê para dormir, prefira estar sozinha e sem movimentação no quarto (se não ele vai querer participar da festa).
· Bebê tem que ser colocado no berço antes de pegar no sono. É lá que ele tem que dormir! (repetir sempre as mesmas palavras para ele).
· Se ele continuar choroso/nervoso, dê tapinhas leves nas suas costas até ele acalmar, mas não até dormir, isso ele tem que fazer sozinho (e passará a associar os tapinhas com sono, passando a depender disso para dormir).
· A chupeta pode ser introduzida para ajudar no sono durante os três primeiros meses (para a mãe não virar uma chupeta ambulante).
· Depois de adormecer (6 ou 7 minutos depois), é comum o bebê cuspir a chupeta. Se ele não fizer isso, os pais podem retirá-la.
· O processo todo leva em torno de 20 minutos. Se o bebê for perturbado no terceiro estágio, ele acordará e será necessário iniciar o processo do zero.
Quando enfrentar dificuldades para fazer o bebê dormir:
Se vc perder o estágio 1 e o bebê não dormir, se ele for acordado por um ruído ou qualquer outra coisa em alguns dos 3 estágios e já estiver excessivamente cansado, é necessário tentar alguns truques.
· Nunca: balance ou agite o bebê. Nunca o embale ou ande com ele pelo quarto.
· Imobilize o bebê: com um cobertor enrolado firmemente (se ele agitar os braços e pernas ficará mais cansado e não pegará no sono. Como fazer: dobre o cobertor no meio, formando um triângulo. Coloque a cabeça do bebê na dobra. Dobre um dos braços sobre o corpo e passe o mesmo do lado do cobertor sobre esse braço. Faça o mesmo com o outro braço.
· Tranquilize o bebê: converse baixinho, dê tapinhas nas costas, coloque um som de útero, murmure “está tudo bem”, “você só está indo dormir”.
· Bloqueie os estímulos visuais: escureça o quarto antes de levá-lo para lá.
· Não se desespere.
Dormindo a noite toda:
· Durante o dia, nunca deixe o bebê dormir mais que um ciclo de mamada, ou seja, 3h. Se necessário, acorde-o.
· Alimente bem o bebê na última mamada do dia e, se possível, dê a mamada dos sonhos. Ou seja, alimente-o às 6 ou 8h da noite (última mamado do dia) e às 10h30min ou 11h ofereça o peito para o bebê com ele ainda dormindo. Ele irá mamar sem acordar. Se ele não estiver sujo, não troque a fralda. Não precisa colocá-lo para arrotar pq quando ele mama dormindo está tão relaxado que não engole ar.
· Dê chupeta na hora da mamada da madrugada. A chupeta pode ser um ótimo método de desacostumar o bebê da mamada da madrugada. Se o bebê já pesa 4,5kg e está sendo amamentado entre seis e oito vezes por dia (4/5 dia e 3/3 noite) ele pode ficar sem a mamada da madrugada. No lugar de dar o peito, dê a chupeta para o bebê. No primeiro dia, ele deverá ficar acordado 20min com a chupeta na boca, mas depois isso vai diminuindo.
· Não reaja a qualquer barulhinho que o bebê fizer. Isso ajuda-o a se tornar mais independente e a se aventurar.
· Quando o bebê acordar, no meio da noite, por qualquer motivo, NUNCA brinque com ele ou seja demasiadamente simpática.
Distúrbios normais do sono:
· Quando alimentos sólidos são introduzidos (gases). Por isso, faça um registro detalhado da dieta do bebê e discuta o assunto como pediatra.
· Quando o bebê começa a adquirir controle dos movimentos amplos (ele não está acostumado ao movimento). Nesse caso, vá até o quarto e acalme-o com sons rítmicos (hum…hum… hu…. “está tudo bem”.)
· Quando o bebê passa por um impulso de crescimento. Nesses casos, o bebê acorda com fome. Alimente-o, mas dê mais comida no dia seguinte (pode durar até dois dias).
· Quando os dentes estão nascendo. Dica: molhar um pedaço de tecido, colocar no freezer e quando estiver congelado permitir que o bebê sugue.
· Quando a fralda está suja. Troque a fralda.
1 a 3 meses – 15 a 18 horas -Dorme 8h por noite + 3 sonecas de 90 minutos