Categorias: Blogs e Sites

Como as redes sociais podem facilitar a vida de mães de primeira viagem

Compartilhe:
pin it

Há alguns dias li, num dos blogs que eu acompanho, que as mães de primeira viagem costumam passar mais tempo no Facebook do que antes do parto. E não é para menos! Atualmente, as redes sociais tem sido extremamente úteis no dia-a-dia dessas criaturas que, assim como eu, sentem-se completamente perdidas em várias situações cotidianas.

Os grupos de mães que unem-se para trocar dicas de maternidade ou para discutir assuntos específicos relacionados a esse tema só faz crescer. Não tenho dados exatos sobre isso, mas vira e mexe descubro um grupo novo discutindo topo o tipo de questão: amamentação, educação, saúde, desenvolvimento e por aí afora.
Acho essa idéia excelente e eu mesma crieu um grupo para unir mães cheias de dúvidas, inseguranças e expectativas: o Macetes de Mãe (Acesse e solicite sua participação: http://www.facebook.com/groups/426081547433022/).
O funcionamento desses grupos é muito simples. Alguns deles são abertos (qualquer pessoa pode visualizar o que é discutido) e outros são fechados (só quem participa visualiza os posts), mas para participar atividade de ambos (escrever e responder às questões postadas) é necessário enviar uma solicitação que é autorizada pelo administrador. Depois que a solicitação é aprovada, a nova participante pode postar as suas dúvidas ou dicas e participar ativamente das discussões.Achei a ideia super legal porque as mães vão ajudando umas às outras. Muitas vezes, uma dúvida que atormenta uma mãe menos experiente é respondida em questão de segundos por outras participantes e o que parecia o fim do mundo é resolvido de uma hora para outra.

Os grupos também servem para trocar experiência, para dividir anseios e inseguranças e para chorar dúzias e dúzias de pitangas. É legal para saber que você não é a única que não conseguiu amamentar, não é a única que passa madrugadas em claro, não é a única que não consegue fazer seu filhote parar de chorar. Ver que outras mães também passam pelas mesmas dificuldades que nós acaba nos deixando mais fortes e confiantes, mais seguras para enfrentar os momentos difíceis. Ou seja, esses grupos também são uma forma de terapia. Quase que um divã online.

Ah! E ainda tem os grupos de compra e venda de produtos infantis. Isso mesmo! Os brechós online. Outra ideia super criativa, que ajuda pencas de mãe a ganharem uma graninha extra e tantas outras a economizarem seu suado dinheirinho.

Abaixo indico alguns grupos que conheço. Uns só por ouvir falar, outros por participar ativamente. Dê uma olhada neles, escolha o que tem mais a ver com você, participe e aproveite esse canal de ajuda totalmente gratuito.

Macetes de Mãe: foi criado por mim, para como uma forma de complementar o conteúdo do Blog. A grande maioria das participantes é de São Paulo, mas também conta com mamães de outros estados. O objetivo é  tirar dúvidas e trocar dicas sobre gravidez e maternidade em geral.

http://www.facebook.com/groups/426081547433022/

Moms: eu participo desse grupo e gosto muito. Tem mais de 3.500 membros e a grande maioria é do Rio de Janeiro.  
Brechó das Moms: é o brechó virtual das participantes do grupo Moms (é um pouco difícil conseguir a autorização para integrar esse grupo).
Papo de Mãe (Rio Grande do Sul): é um grupo formado por mamães gaúchas
Amamentação com Desmame Natural: O propósito do grupo é tentar acabar com o preconceito da “amamentação prolongada” e promover o desmame natural da criança.
Aleitamento Materno Solidário: o grupo busca criar uma rede brasileira de mães potencialmente doadoras e também de mães de bebês que venham por algum motivo necessitar da doação do leite materno.http://www.facebook.com/groups/aleitamentomaternosolidario/

Veja mais!