Como limpar o cadeirão do bebê | Macetes de Mãe

Como limpar o cadeirão do bebê


6 de abril de 2017

Toda família com criança pequena em casa vive a mesma situação: durante a refeição, no cadeirão, é comum cair um pedaço de legume do prato, a colherada de papinha não chegar inteira até a boca, o copo virar e por aí vai. E isso acontece porque  os pequenos levam um tempinho para aprender a usar os talheres e não derrubarem tanta coisa pelo chão. Só que enquanto essa data não chega, precisamos ficar atentas quanto à limpeza do cadeirão, já que restos de comida podem ficar grudados nele e facilmente o bebê encosta a mão e leva à boca (o que não é legal). E aí, então surge a dúvida: afinal, como limpar o cadeirão?

A boa notícia é que a limpeza do cadeirão é bem simples e você só vai gastar alguns minutos para garantir que o seu filho fique longe dessa sujeira toda (e de possíveis contaminações).

Photo Credit: BrianKhoury Flickr via Compfight cc

Assim, no post de hoje, vou ensinar o passo a passo de como limpar o cadeirão do bebê. Então, vamos começar…

Primeiro, se possível, desmonte as partes removíveis do cadeirão. O que for de plástico deve ser lavado com água e detergente neutro e deixado de lado para secar (por exemplo, a bandeja), já as outras partes podem ser limpas com um pano úmido e cerca de no máximo oito gotinhas de detergente neutro (sim, essa quantidade é o suficiente para uma boa limpeza).

Durante a “faxina”, fique atenta a todas as curvas e furinhos, pois os restos de alimentos caem em partes que nem imaginamos. Se você preferir, ao invés do detergente, pode usar vinagre branco, pois esse produto tem ação semelhante e vai desengordurar, desinfetar, além de dar brilho e eliminar odores. Quanto ao cheiro do vinagre, ele some assim que secar (ufa!).

Agora tem um detalhe. Se o assento do cadeirão for de tecido e houver manchas, neste caso, jogue um pouco de bicarbonato de sódio puro e espere secar antes de passar o detergente neutro ou o vinagre.

Depois de finalizada esta etapa, falta pouco. O detalhe final fica com uma última limpeza com um paninho e álcool gel, que deve ser feita tanto no assento quanto na bandeja.

Lembre-se que esse ritual precisa ser repetido ao menos uma fez ao dia, sendo que a exceção existe no caso de o bebê derrubar muita comida em uma única refeição.

Mas antes de terminar o post, tem uma coisa que considero muito importante e que não podemos jamais deixar passar: além do cuidado em limpar o cadeirão de casa, precisamos ficar de olho no cadeirão de restaurantes, shoppings e lanchonetes (mesmo que eles já pareçam limpinhos). Neste caso, antes mesmo de colocar o bebê, limpe toda a cadeira com um paninho e álcool gel (coisas que conseguimos facilmente carregar na bolsa). 

Pode parecer frescura, exagero, mas é uma atitude simples, rápida, que não dá trabalho nenhum e que ajuda a evitar que o bebê pegue alguma doença que costuma se transmitir pelo contato.