Como limpar os brinquedinhos de banho | Macetes de Mãe

Como limpar os brinquedinhos de banho


10 de março de 2013

A maioria dos bebês e crianças costumam ter seus brinquedinhos de banho, coisinhas minúsculas que garantem diversão aos pequenos e um pouco de tranquilidade aos pais.
Mas o problema é que esses brinquedinhos, devido ao frequente contato com a água e também por ficarem sempre num ambiente mais úmido, que é o banheiro, costumam ficar sujos, pegajosos e até com limo/mofo.Sei bem porque ainda vendo o termômetro de água da banheira do Léo, que também é um patinho que ele brinca, meio pegajoso nos últimos tempos, coisa que tem acendido uma luzinha de alerta para a questão da limpeza desses objetos.

Mas a questão é, como limpar essas coisinhas de forma eficaz?

Andei pesquisando na internet e achei num site gringo umas dicas bem bacanas e agora vou compartilhar com vocês aqui:

Lavagem com vinagre

O vinagre é um desinfetante natural maravilhoso e é mais seguro do que água sanitária. Para limpar os brinquedinhos, basta misturar 1/2 xícara de vinagre branco em um galão de água (4,5 litros) e deixá-los de molho por uma hora. Depois, o ideal é esfregar os brinquedinhos com uma esponja ou escovinha limpa e ainda, fazer a limpeza interna, que consiste em puxar essa água com vinagre para dentro do brinquedo e espirá-la, repetindo isso diversas vezes (muitos dos brinquedinhos de banheira vem com um furinho embaixo que faz com que eles fiquem sujos por dentro também). Se necessário, repetir a operação até o brinquedo ficar totalmente limpo e sem manchas de mofo.

 

Lavagem com água sanitária

Caso a técnica acima não seja 100% eficaz, outra opção é deixar os brinquedos de molho, também por uma hora, em uma mistura de 1 galão de água (4,5 litros) com ¾ de xícara de água sanitária. 
 
Depois, repetir o processo descrito acima: esfregar com esponja ou escovinha e puxar e soltar água de dentro do brinquedo, para limpá-los no seu interior também. Essa segunda opção costuma limpar melhor o mofo e o bolor que a primeira.Os brinquedos que não ficarem 100% limpos deverão ser descartados, pois se a criança continuar tendo contato com eles poderá até desenvolver uma alergia.

Outra sugestão que esse site gringo também dá é, depois de 100% limpos os brinquedos, fechar os furinhos que eles tem ambaixo com cola quente. Eu, particularmente, ainda não testei isso, mas acho uma ótima opção, pois aí não temos que ficar limpando os brinquedinhos por dentro a toda hora. O meu único conselho é usar a cola quente e, depois, testar para ver se ela não se solta com facilidade, pois se acontecer dela soltar há o risco do bebê ou criança colocá-la na boca. Mas se a segurança for garantida por um pré-teste, achei a sugestão excelente! (sempre achei uma burrice enorme esses brinquedinhos de banheira de borracha virem com um furo embaixo!)Fonte e imagens: http://welovebeingmoms.blogspot.com.br/2012/07/how-why-to-clean-bath-toys.html