Categorias: Cuidados/Saúde

Como tratar e prevenir assaduras em bebês

Compartilhe:
pin it

Se tem uma coisa que incomoda nossos bebês e dói no nosso coração é ver nossos bebês assadinhos. Por isso é muito importante saber tratar e prevenir assaduras em bebês. Sim! Existem alguns cuidados essenciais para evitar assaduras.

E o texto de hoje, a nossa colunista, Silmara Spinelli farmacêutica bioquímica, compartilha conosco alguns cuidados. Confira!

Como tratar e prevenir assaduras nos bebês e crianças?

Os cuidados que as nossas avós ensinam podem sim ser uma forma natural e eficaz de tratamento

Nos primeiros anos de vida, a pele do bebê, por ser mais sensível, fica mais suscetível a absorver substâncias capazes de promover irritações, como é o caso das assaduras. Por mais que esse assunto deixe os pais preocupados, as assaduras são mais comuns do que se imagina, principalmente nos primeiros anos de vida.

Mas, o que causa as assaduras?

Basicamente, a principal causa é o aumento da temperatura e umidade do local, deixando a pele mais propensa a irritação. Além destes fatores, outros podem influenciar no aparecimento das assaduras, como diarréias, infecções ou nascimento dos dentes. A boa notícia é que alguns simples cuidados ajudam a evitá-las.

A melhor forma de prevenir as assaduras se dá através da troca de fralda com frequência, para manter a pele do bebê e criança sempre seca. Um ponto importante é que, sempre que for possível, deixe o bebê sem nada por alguns minutos para que a pele respire.

Outro fator em que os pais devem ficar bem atentos é com a alimentação dos pequenos, já que alimentos ácidos e frutas mais cítricas, também favorecem o aparecimento das assaduras. No caso do bebe que mama no peito, o cuidado deve partir da mãe, que deve evitar os alimentos citados.

Leia também: como tratar assaduras e algumas pomadas testadas

Use sempre produtos adequados para o tratamento eficiente das assaduras, que possuam boa resistência de uma troca de fralda para a outra, as famosas pomadas são bem-vindas. Algumas coisas que nossa vó indicava, como limpar bem o local e passar uma camada de óleo de amêndoas, formando uma barreira a mais na pele do bebe, ou o famoso amido de milho, para deixar a pele mais sequinha, ajuda a prevenir assaduras de forma mais natural possível.

Deve-se aumentar também a frequência da troca de fraldas, pois qualquer sujeira pode irritar ainda mais a pele fragilizada. E deixar o local sempre sequinho e limpo. Pequenas irritações podem ocorrer mas devem ser curadas em 02 ou 03 dias, caso haja um aumento de extensão e ou da gravidade da lesão, procurar o médico pediatra, pois pode ser necessário usar pomadas com antibióticos e corticoides.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!