Categorias: Cuidados/Saúde

Coronavírus: entenda tudo sobre esse vírus novo

Compartilhe:
pin it

Um dos assuntos mais falados nos últimos tempos e que tem deixado o mundo em alerta é o: Coronavírus! A família do Coronavírus já é conhecida no mundo todo há muito tempo. Trata-se de uma família de vírus que causam infecções respiratórias de leves a moderadas em seres humanos e também em animais.

A gente tem escutado falar que o vírus está circulando a China, mas a verdade é que essa família de vírus circulam vários continentes há anos. A preocupação no momento é maior, pois surgiu um novo tipo de vírus nessa família. Ele recebeu o nome de 2019-nCoV. Acabou de surgir, é perigoso e muito preocupante. Só para entendermos melhor, já existiam e eram conhecidos 4  tipos de Coronavírus.

Tipos de Coronavírus existentes

  • Alpha coronavírus 229E e NL63.
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
  • Novo Coronavírus 2019

E de repente, em dezembro, foi descoberto esse novo tipo de agente chamado de “novo Coronavírus 2019”, após ter casos registrados na China. No Brasil, até 31 de janeiro, foram 13 casos suspeitos em investigação no momento, mas nenhum deles foi confirmado se é ou não o novo Coronavírus 2019.

Quais são os sintomas do novo Coronavírus 2019?

Os sintomas são parecidos com os de uma gripe comum, ou seja: febre, tosse, dor de cabeça, dores pelo corpo, mal-estar, enjoo e em alguns casos dificuldade para respirar. Segundo um material que recebi da Dra. Ana Escobar, o grande problema é que em mais ou menos 3% dos casos pode evoluir para uma pneumonia grave e fatal.

O vírus é transmitido de pessoa para pessoa. Então, por exemplo, se uma pessoa contaminada tossir no ambiente perto de você há chance de você ser contaminado.

Como prevenir o novo Coronavírus?

  1. Lave as mãos a cada 2-3 horas com água e sabão;
  2. Lave as mãos com água e sabão assim que sair do transporte público ou de locais públicos;
  3. Use álcool gel se você não tem como lavar as mãos com água e sabão;
  4. Lave as mãos antes das refeições;
  5. Higienize bem os alimentos, principalmente frutas e verduras.

Neste material AQUI produzido pela Dra. Ana Escobar você tem acesso a todas as informações importantes sobre essa doença. Portanto, vamos compartilhar esse post com o maior número de pessoas que pudermos e prevenir essa doença.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

 

Veja mais!