E quando estamos pensando e planejando uma festinha de aniversário, uma das principais dúvidas que sempre vem em mente é o tema da festa. E agora? O que fazer? Arriscar-se escolhendo algo inusitado ou investir nos clássicos para não ter erro?Abaixo eu trago algumas dicas bem basiquinhas mas super úteis que irão garantir o sucesso da escolha do tema. Espero que gostem!
Festinhas até dois dois anos de idade:
Uma dica que eu costumo dar é: já que você ainda tem o direito de escolha (lembre-se, ele será por pouco tempo) o melhor mesmo é aproveitar essa liberdade toda e fugir dos temas personagens. Sim! É isso mesmo que você leu. Mas é festa de criança, não tem que ter personagens? Claro que não! Há uma gama bem variada de outras possibilidades e se eu fosse você aproveitaria essa chance. Na minha opinião (baseada em alguns anos de experiência) é melhor deixar os personagens, seja eles gerais, como princesas e bailarinas, ou específicos, como Carros Disney e Galinha Pintadinha, para o momento que a criança começar a decidir por conta própria a decoração das suas festinhas. Se você fizer isso, se fugir dos personagens enquanto pode, irá evitar repeteco de temas dentro de alguns anos.
E qual é a alternativa então? Há duas alternativas principais:
Primeiro, escolher um tema geral, como circo ou fazendinha, que são bastante comuns, mas que passando por uma repaginada e contando com um pouco de criatividade da pessoa responsável pela decoração podem se tornar temas incríveis, encantadores e de tirar o fôlego dos convidados.
Outra opção é escolher entre temas mais simples, que podem tanto ser inusitados, como alguma fruta, por exemplo (fiz a festa de dois aninhos da minha filha com o tema melancia e ficou uma graça), quanto básicos e neutros, como balões, cata-ventos e afins.
Nesse último caso, o ideal é caprichar nas cores vivas e alegres, pois é isso que criará o diferencial da decoração.
Festinhas de três anos de idade em diante:
Como já comentei acima, quando isso começa a acontecer, a chance de se ter um personagem infantil daqueles bem famosos como tema principal da comemoração é grande. Só que nem sempre os pais simpatizam com o personagem escolhido (muitas vezes eles tem até horror) e aí acaba virando um problema.
Minha sugestão, nesses casos, é algo bem simples, mas que pode funcionar muito bem: compre DVDs, filmes ou séries, de novos personagens divertidos e atrativos e que você também simpatize. Dê esses DVDs para seu filho assistir, dê tempo para ele se acostumar e começar a curtir e espere pacientemente, sem nenhuma pressão, eles mudarem de ideia.
Se você tentar isso, quem sabe exista alguma chance da turma da Galinha Pintadinha ser trocada pela turma do Toy Story.
Bom, espero que essas dicas simplesinhas ajudem vocês na definição do tema da próxima festinha.
![]() ![]() |
Festa tema maçãs. Fonte: Blog HWTM |
![]() ![]() |
Festa tema fundo do mar. Imagem: Karas Party Ideas |
h
![]() ![]() |
Festa mini monstros. Imagem: Site Babble |
![]() ![]() |
Festa tema joaninha. Image: Delightfully Noted |