Categorias: Decoração | Gestação | Móveis infantis

Decoração de quarto de bebê – Parte II

Compartilhe:
pin it
Depois de passada a parte inicial, que é definir onde ficará cada móvel dentro do quarto do bebê, vem a parte mais divertida: a decoração! Definição de cores, temas, objetos, entre outros. É aqui que dá para deixar a criatividade rolar. Algumas dicas, para essa fase super gostosa não virar dor de cabeça, são:
1.       Defina o tema da decoração. Se você for utilizar algum tema, essa é uma das primeiras coisas a decidir, porque todo o resto dependerá disso: cores das paredes, cores dos tecidos, objetos de decoração,… Se quiser praticidade, opte pelo básico e óbvio (tema safári, tema bonecas, tema ursinho, …) pois você encontrará muita coisa à venda. Mas se quiser inovar, pense num tema diferente e deixe sua criatividade rolar solta. Eu acho super legal escolher um tema transmita alguma mensagem, algo que você ache importante e que gostaria que tivesse alguma influência sobre seu filho, como por exemplo leitura, cinema, convívio com a natureza, sustentabilidade, etc… Eu optei pelo tema coruja (sabedoria) e passarinhos (liberdade). Se preferir, também não precisa haver um tema específico, basta você trabalhar com combinação de cores e depois adicionar alguns detalhes para alegrar.
Decoração bem tradicional, investindo no tema “ursinhos”.
Imagem: www.quartodebebe.net
 
Quarto sem um tema específico, apenas trabalhando as cores verde e marrom.
Imagem: www.quartodebebe.net
 
Outra opção sem tema, em cor azul. Imagem: www.quartodebebe.net
Decoração  “Viajar e Explorar” – uma alternativa que foge dos temas tradicionais.
Imagem: www.quartodebebe.net.
Tema super criativo e divertido para o quarto do bebê: Beatles. Amei!
Imagem: www.quartodebebe.net.
2.       Defina as cores. As cores estarão presentes nas paredes, tecidos e objetos de decoração. São elas que criarão o grande impacto da decoração. Se quiser fugir do básico, deixe de lado o azul bebê para meninos e o rosa claro para meninas. Busque inspiração em combinações como: verde + laranja, cinza + amarelo, vermelho + preto, azul escuro + vermelho. Essas combinações dão um ar super moderno e/ou chique para o quarto, só tem que cuidar para não exagerar no excesso de cor para o bebê não ficar super estimulado. Alguns projetos de decoração que optaram por cores diferentes e arrasaram são:
Decoração que fugiu das cores tradicionais, optando pelo amarelo e cinza.
Imagem: www.quartodebebe.net
 
Outra decoração que fugiu das cores tradicionais e apostou na combinação cinza e amarelo.
Imagem: www.quartodebebe.net
No lugar do tradicional azul bebê, uma combinação navy: azul escuro e vermelho.
Super chique! Imagem: www.quartodebebe.net
3.       DIY (Do It Yourself). Nessa onda da sustentabilidade, nada mais legal que você mesma produzir algumas coisas da decoração do quarto do seu bebê. Isso, claro, se você gostar disso e levar um pouquinho de jeito para a coisa. Eu optei por fazer isso e saí produzindo tudo que dava para o quarto do Léo: móbile, almofada, abajur, lustre, …. Dá para fazer coisas lindíssimas e super simples. Dê uma olhada e inspire-se com essas idéias:
Móbile berço, feito por mim
 
Enfeite porta do quarto, hand made by Shi
Lustre, minha criação e execução
Quadro de coruja, um dos meus favoritos
Quadro árvore, complementando o visual
Enfeite porta banheiro
Móbile super simples de fazer. Ideia inspirada no site
www.quartodebebe.net.
Outra ideia criativa e super simples: quadrinhos feitos de tecido e bastidor
(acessório para bordar, vendido em casas de aviamentos).
Imagem: www.quartodebebe.net
4.       Recicle. Que tal utilizar objetos de família para decorar o quarto do seu filhote? Aproveitar uma gaiola retrô linda que era do vovô para complementar o tema coruja e pássaros (como eu fiz)? Ou então utilizar os aviões antigos que eram da coleção do papai? Dá também para usar objetos simples que você já possui em casa dando uma carinha nova para eles. Tem muita inspiração em sites nacionais e internacionais, é só dar uma garimpada. Garanto que com um pouco de criatividade dá para fazer um quarto fabuloso gastando muito menos do que se imagina.
 
Aproveitei a gaiola antiga que era do avô do Léo para compor a decoração do quarto dele.
Decoração utilizando brinquedos antigos – uma opção criativa, bonita e barata.
Ainda na onda da sustentabilidade (cheia de criatividade!) aproveitando brinquedos antigos.
5.       Pesquise, garimpe, pesquise, garimpe. Nesse mundo, nada se cria, nada se perde, tudo de transforma. Tudo é inspiração. Passeie por vários sites e blogs e salve as idéias que você mais gostar para reproduzir no quarto do seu filhote. No final desse post eu coloco uma lista de sites, blogs e revista que você não pode deixar de dar uma espiada. Dica: cadastre-se na comunidade virtual Pinterest e vá tageando (“Pin It”) as imagens que você mais gostar. Aí ficará tudo registrado em um único lugar e você poderá acessar e pesquisar sempre que quiser. Muito mais fácil que salvar imagem por imagem em alguma pasta no seu computador.
 
Acho que com essas dicas já dá para começar e fazer um bom trabalho.
Busque inspiração nas fontes abaixo e mãos à obra! Ah, e é claro, aproveite pois essa é uma das partes mais divertidas da preparação para a chegada do seu baby. Enjoy it!!
MAIS INSPIRAÇÕES:
Sites
Revistas
Casa e Ambiente Bebê
SAIBA MAIS:
Vale a pena dar uma olhada nas dicas do blog Vida Organizada:

 

Veja mais!