O desenvolvimento do bebê mês a mês
desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento do bebê mês a mês


16 de maio de 2018

O nascimento de um bebê é um momento cheio de novidades, dúvidas e incertezas nas nossas vidas. Não sabemos ao certo como cuidar e o que fazer quando novas situações como a primeira cólica, a primeira febre, o primeiro dentinho, a primeira birra vão acontecendo. Por outro lado, todos os dias uma linda surpresa acontece para nos alegrar: o primeiro sorriso, a primeira gargalhada, quando eles começam a sentar, falar e assim por diante.

Eu sempre falo que cada família e cada filho é diferente, mas algumas etapas no desenvolvimento do bebê são vividas por todos, por isso eu preparei uma lista com as principais na vida das crianças. Confira!

O desenvolvimento do bebê mês a mês

Desenvolvimento do bebê: o nascimento

Parabéns pelo seu novo bebê! Agora que o bebê já está aqui é hora de descobrir a maternidade (e a paternidade também): a alimentação, o banho, a troca de fraldas e oh … o sono! Relaxe, você vai pegar o jeito de tudo. Apenas não surte. Pode ser que se ajustar a essa nova vida não seja “natural”, pode demorar um pouco mais para alguns do que para outros. Estas primeiras semanas com o seu bebê recém-nascido são para descansar, recuperar e conhecer o bebê, enquanto você e seu parceiro descobrem como navegar pela vida com este novo e surpreendente ser em sua família!

Nessa fase, os braços e pernas do recém-nascido ainda estão enrolados na posição fetal – isso é temporário. Ele vai chorar, espirra e soluçar, tudo isso é uma forma de comunicação. Por isso, fiquem atentos!

Desenvolvimento do bebê: o primeiro mês

Seu bebê tem um mês de idade! Que incrível o primeiro mês – para você e para o bebê! É difícil acreditar no quanto o seu dia a dia mudou agora que essa pessoa linda (e confusa!) Entrou no mundo e virou sua vida de cabeça para baixo. Seu bebê de um mês é completamente dependente de você e você é completamente apaixonado por ele.

Você provavelmente está se sentindo mais confiante em suas habilidades de mãe do que você estava há um mês. E com boas razões – você está confiando em seus instintos, colocando o bebê em primeiro lugar e lendo sobre o desenvolvimento do bebê de um mês, além de ouvir os conselhos dos seus pais, o que é prova suficiente de que você está fazendo um ótimo trabalho!

Desenvolvimento do bebê: seu bebê tem dois meses de idade

O que aconteceu com aquele bebê sonolento? Aos dois meses de idade, o bebê provavelmente está percebendo as alegrias da interação e começou a reduzir um pouco a hora de cochilar tanto durante o dia, ficando até “sociável”. Agora você deve estar tentando descobrir como manter o bebê entretido – e fazer coisas na casa ao mesmo tempo. Isso provavelmente também significa que você está dormindo um pouco mais à noite. Ainda não está? Não se preocupe. Você vai dormir de novo – e pode ser mais cedo do que você pensa!

Desenvolvimento do bebê: seu bebê tem 3 meses

Que encantador! Aos 3 meses, o bebê provavelmente está sorrindo bastante e pode até imitar o que ouve e vê (então observe o que você faz, mamãe!). Você deve conversar com ele durante todo o dia, descrevendo o que você está fazendo, como está indo e para onde está indo – é assim que ele aprenderá a falar! O bebê é um aprendiz rápido, mas precisa que você mantenha as coisas claras e simples e reconheça quando ele precisa de um descanso.

Desenvolvimento do bebê: o quarto mês

A vida de um bebê de 4 meses é tudo sobre brincadeiras! Enquanto vocês dois brincam no chão, o bebê provavelmente está mostrando algumas novas habilidades atléticas, como rolar e empurrar para cima. Aproveite para usá-lo como seu pequeno motivador e personal trainer em formação. 

Por que não descer no chão e fazer alguns exercícios?

Desenvolvimento do bebê: o quinto mês

Nessa fase ele já deve estar tentando se sentar sozinho. Dê a ele o espaço para tentar por conta própria, mas fique ao alcance do braço, para o caso de ele começar a cair. Você provavelmente também está inspirando sua linguagem conversando pela casa. A recompensa final para todos os seus esforços será quando você (em breve) ouvir essas palavras maravilhosas: “mamãe” e “dada”.

Desenvolvimento do bebê: metade de um ano (seis meses)

Você acredita que está no meio do primeiro ano do bebê ?! Aos 6 meses, o bebê é provavelmente muito opinativo. Ele pode gritar quando alguém além de você o abraça. Você pode culpá-lo? Se um estranho tentasse abraçá-lo, você também reagiria. O bebê também está começando a desenvolver gostos e desgostos de comida ao começar a introdução alimentar.

Por enquanto, ele é muito fácil de agradar na hora das refeições. Uma coisa que ele realmente gosta é o nome dele. Agora, ele reconhece e mostra emoção quando você diz o chama pelo nome.

Desenvolvimento do bebê: seu bebê tem 7 meses

Enquanto a criança está se preparando para engatinhar, você precisa preparar sua casa. Sabemos que você já deve ter feito isso quando o bebê chegou em casa, mas ter um bebê que está começando a engatinhar muda tudo. Fique de joelhos e veja quais são os riscos que você precisa protegê-lo. Isso inclui qualquer coisa que possa fazer o bebê cair, esbarrar, subir, cortar ou beliscar, ou ficar enrolado. Além disso, certifique-se de que qualquer coisa que possa cair sobre o seu filho (uma cômoda, uma estante de livros, a TV) esteja bem presa no lugar e seja cauteloso para manter todos os perigos de asfixia fora de alcance – isso inclui procurar por pequenas coisas que caem facilmente no chão sem serem notadas, como moedas.

Desenvolvimento do bebê: oitavo mês

Agora o bebê é bastante observador. Ele está muito consciente do que o rodeia e do que está acontecendo ao seu redor. Se você tem uma tendência a perder sua calma em situações de alta pressão, comece a tomar cuidado – o bebê está assistindo e aprendendo tudo.

Se o bebê se agita quando você o deixa, é o jeito que ele tem de dizer que sente a sua falta! E a ansiedade de separação é, na verdade, um indicador de um bom vínculo entre pais e filhos. Mas não se preocupe, isso passa assim que ele for distraído.

Desenvolvimento do bebê: nono mês

Olhe para tudo que o bebê conseguiu! Seu bebê de nove meses provavelmente está sentado (com ou sem apoio), ficando de pé, batendo palmas e talvez até tentando engatinhar. Ela também adora pegar comida para se alimentar usando o dedo indicador e o polegar.

Com essas habilidades, a vida realmente se tornou uma aventura para o bebê – e você, como vem acompanhando, enquanto ele explora, aponta para novas coisas para examinar e tocar. Como de costume, fique de olho no bebê o tempo todo, porque ele é surpreendentemente rápido e pode facilmente tomar um tombo, já que ainda está dominando suas habilidades de equilíbrio.

Desenvolvimento do bebê: Agora ele tem 10 meses

A vida é bem caótica porque você tem uma criança ativa que quer brincar por toda a casa e porque você provavelmente ainda está tendo algumas noites em claro. Mas todos os beijos e abraços que você está recebendo do seu bebê de 10 meses fazem tudo valer a pena? (Você sabe, ele está fazendo isso porque você faz isso – você deu um ótimo exemplo para demonstrar afeição!)

Desenvolvimento do bebê: 11 meses

Ele ainda está se desenvolvendo e descobrindo seus gostos e desgostos. Está aprendendo, observando (e testando!) E descobrindo como reagir às coisas que encontra. E, na verdade, o bebê provavelmente exibiu uma variedade de temperamentos – como timidez e independência – em diferentes pontos de seu desenvolvimento, para não mencionar em qualquer dia! Dê um tempo e a personalidade do bebê continuará evoluindo.

Seu bebê tem 01 ano de idade!

Feliz aniversário bebe! Agora você tem uma criança de 1 ano nas mãos! Ele está em uma jornada incrível em seu primeiro ano, não é? E você também, observando o bebê avançar – talvez até andar sem apoio. (Se o bebê ainda não chegou lá, não se preocupe. Muitas crianças começam a andar depois do primeiro aniversário).

Ele deve ser muito sociável agora, acenando com “oi” e “tchau” e provavelmente usando a palavra favorita da maioria das crianças de 1 ano: não, enquanto balançam a cabeça.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento das crianças? Dá uma conferida no vídeo abaixo!

Assista também esse vídeo no Canal MdM, esse vídeo com um gia completo sobre o engatinhar do bebê: