Desmame noturno e sono do bebê | Macetes de Mãe
desmame noturno

Desmame noturno e sono do bebê


22 de junho de 2019

Muitas mamães tem me procurado perguntando sobre como fazer o desmame noturno e não prejudicar o sono do bebê. Tem hora certa para desmamar o bebê a noite? O que devemos avaliar para tomar essa decisão? Como começar esse processo?

Essas são algumas questões que devemos pensar antes de optar pelo desmame noturno. Além disso, é preciso pensar nas calorias que o bebê está consumindo. Esse bebê já tem outras refeições além do leite materno? Dependendo da idade do bebê, talvez ele não precise mais acordar de madrugada para mamar. Mas pode estar acostumado com esse hábito.

Mas para responder essas perguntas e falar um pouco mais sobre esse assunto, contamos com nossa colunista, Dayse Cristina, especialista em consultoria de amamentação. Confira!

Entenda mais sobre desmame noturno e o sono do bebê

A amamentação requer sempre muita entrega. Uma perfeita doação. Os primeiros meses são de adaptações entre a díade, mãe e bebê e, para toda a família.

Quando sou questionada sobre o desmame, sempre a primeira avaliação é: como se deu essa amamentação? Como tudo começou? E, acima de tudo, por que o interesse no desmame?

Comumente o desmame revela uma ruptura, mas na verdade é uma nova fase. Uma retomada das atividades para a mãe e o momento de conceder mais autonomia ao bebê.

Quando acontece o desmame, surgem outras possibilidades de entrega e interações de amor entre o bebê e sua mãe. Ele, inclusive, interage com outras pessoas da família e ambientes aos quais vier a frequentar, diferentemente de quando a interação ocorria mais, entre ele e a mãe.

O que se observa sempre para orientação sobre o desmame noturno é, em primeiro lugar, qual a idade da criança. Trata-se de uma necessidade de desmamar esse bebê ou de rever sua qualidade de sono?

Muitas vezes organizar a rotina de sono já reflete em uma qualidade de descanso da mãe e do bebê, podendo ser mantida a amamentação e noites de sono mais tranquilas.

Leia também: 8 dicas que vão ajudar no desmame noturno

Até 12 meses um bebê pode despertar para mamar durante à noite. Cada fase do seu desenvolvimento requer uma quantidade de despertares para que sua necessidade nutricional seja atendida.

Assim, sempre que sou questionada sobre como fazer um desmame noturno eu respondo: organizando o sono do seu bebê, ele vai dormir adequadamente e, se despertar para mamar, o fará por necessidade nutricional, devendo ser alimentado, e não para retomar o sono.

Hábitos colocados para dormir podem ensejar em muitos despertares, dando a ideia de que seja para mamar, enquanto, na verdade, a criança solicita para retomar o sono, diante os breves despertares que possui para transacionar do sono leve para o sono profundo.

Para um desmame bem orientado importante que seja avaliado o grau de compreensão do bebê, para que ao ser conduzido passe por esse processo de maneira gradual e respeitosa.

Leia também: as melhores dicas para lidar com a regressão de sono

O desmame noturno deve ser feito em conjunto com uma ingesta alimentar diurna adequada e uma boa qualidade de sono.

Além disso, para que seja iniciado um desmame o bebê deve atender ao seu desenvolvimento de maneira adequada, estando bem avaliado pelo pediatra responsável.

Em cada fase as crianças têm as suas necessidades calóricas, e em razão do seu crescimento, pode aumentar especificamente em alguns momentos.

Assim, o desmame noturno é norteado pela qualidade de sono. Sempre antes de avaliar a possibilidade de desmamar o seu filho, avalia se a ingesta calórica diária está adequada, se sua curva de crescimento está equilibrada e se o sono está sendo suficiente para o seu desenvolvimento.

Orientar o desmame noturno do seu filho dependerá de atendê-lo quando solicitar durante à noite, sabendo que sua ingesta é adequada e o seu desenvolvimento também, você poderá acalmá-lo e por repetidas vezes fazer com que ele retome o sono, sem a necessidade de ser alimentado durante a madrugada.

Assista também: como saber que o recém-nascido quer mamar

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil