Categorias: bem estar | Cuidados/Saúde

Diarreia – como identificar e o que fazer

Compartilhe:
pin it

O assunto hoje é um tema simples, bem conhecido por nós, pais e mães, mas que se não tratado com  a devida atenção pode virar um problema sério. Estou falando da nossa conhecida diarreia, que tanto acomete bebês e crianças.

  1. COMO IDENTIFICAR A DIARREIA:

As principais características da diarreia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas. Meu conselho é: começou a diarreia, fale com seu médico. Não precisa levar para uma consulta, mas ligue e veja qual é a orientação.

  1. COMPLICAÇÕES:

Uma das complicações mais perigosas é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade, até em menos de 1 dia.

  1. COMO IDENTIFICAR A DESIDRATAÇÃO:

Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da quantidade de urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano — constituído por cerca de 75% de água –, reduzem os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.

  1. TIPOS DE DIARREIA:

Diarreia comum: fezes soltas e aguadas. Causas: estresse, remédios e alimentos. Por exemplo, excesso de gorduras, mudança do tipo de água ingerida, ansiedade diante de acontecimentos importantes, uso de antibióticos.

Diarreia infecciosa: Comum em crianças, provoca além dos sintomas da diarreia comum, febre, perda de energia e de apetite. É causada por vírus e ou bactérias e recebem o nome de gastroenterites ou intoxicação alimentar. Se não for tratada, pode demorar até 1 semana para os sintomas desaparecerem.

Diarreia crônica: Dura mais de 2 semanas seguidas, mesmo que os casos de evacuações típicas de diarreia sejam pontuais durante esse período. Nesses casos, é necessário investigar a causa. As mais frequentes são intolerâncias alimentares (como à lactose ou ao glúten) e a síndrome do intestino irritável.

Amebíase: a criança pode ter desde leve dor de estômago e flatulência até febre, prisão de ventre, cansaço e fezes aguadas com manchas de sangue. É causada pela ingestão de água ou comida contaminada.

Giardíase: é causada pela giárdia, também um protozoário. Sintomas: desde simples dor estomacal à diarreia persistente ou fezes pastosas. Outros sintomas: desconforto abdominal, arroto, dor de cabeça e fadiga. A contaminação é através da ingestão de água e alimentos contaminados.

Intolerância à lactose: Algumas pessoas, inclusive crianças, não conseguem digerir a lactose, açúcar encontrado no leite e seus derivados, porque não produzem uma enzima chamada lactase. Entre seus sintomas, destacam-se tanto diarreia quanto prisão de ventre, desarranjos estomacais e gases. Mas aqui atenção: intolerância à lactose é diferente de alergia a proteína do leite de vaca, outro fator que causa diarreia. Para saber mais sobre APLV, assista:

Nascimento dos dentes: também pode causar diarreia, por mais que exista opiniões contrárias sobre isso. E para entender melhor essa questão, assista a esse vídeo aqui.

  1. COMO CONTROLAR A DIARRÉIA:

A primeira dica é ingerir bastante líquido, de preferência água potável (filtrada ou fervida), água de coco ou soro caseiro, pois repõem os sais minerais perdidos.

Ainda, é importante consumir alimentos que sejam capazes de segurar o intestino (fiz um vídeo sobre isso aqui, clique para ver).

Por fim, indica-se consumir probióticos, que ajudam a repor a microbiota intestinal mais rapidamente, parando a diarreia.

  1. QUANTO TEMPO COSTUMA DURAR:

Geralmente a diarreia dura de 3 a 4 dias, porém, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico, pois pode se tratar de uma infecção que deve ser tratada com o uso de medicamentos.

  1. QUANDO IR AO MÉDICO:
  • Em caso de crianças, se elas tiverem mais de 3 ou 4 episódios de diarreia e estiverem bebendo pouco líquido.
  • Caso estejam bebendo líquidos e urinando normalmente, procurar um médico se a criança estiver com diarreia por 2 dias ou se tiver mais que 6 a 8 episódios em um único dia;
  • Se houver sinais de desidratação, como apatia, boca seca e choro sem lágrimas;
  • Se houver presença de sangue nas fezes que adquirem coloração preta ou avermelhada;

Você prefere ver esse conteúdo em vídeo? Veja:

Veja mais!