Uma das coisas legais do livro é que José Ruy relata a diferença no relacionamento com seu primeiro e segundo filho, ambos separados por uma diferença de idade de 13 anos. Para o primeiro, ele foi um pai mais ausente, já que separou-se da sua mãe quando ele tinha por volta de 1 ano. Nessa época José Ruy era jovem, aventureiro e um tanto inconsequente. Já quando ele tornou-se pai do segundo, Pedro, ele sabia exatamente os erros que havia cometido e não os queria repetir.
As crônicas reunidas no livro são emocionantes, engraçadas, nos fazem pensar e algumas delas nos trazem bons ensinamentos. Uma das coisas que eu gravei do livro foi a criação, por José Ruy, da expressão “Momentos da Verdade”, que era usada sempre que havia a necessidade de se dar uma notícia não tão agradável. Achei legal ele mostrar esse lado nu e cru da vida para seus filhos, conversando com eles sempre de igual para igual e não dourando a pílula, mas preparando-os para viver no mundo como ele é. Ainda, outra coisa que me chamou atenção em uma das crônicas foi a forma sensível com que José Ruy ajudou seu filho Pedro a parar de fazer xixi na cama. Mas essa história, se você quiser saber como foi, terá que dar uma espiadinha no livro! J
Abaixo trago uma breve sinopse da obra encontrada no site da livraria Saraiva:
O livro reúne 45 histórias sobre as alegrias e dilemas na criação dos filhos, sempre descritos pela ótica paterna. Todas retratam episódios emblemáticos das diferentes fases na vida de um filho e os desafios que cada uma delas lança para os pais. Temas como amizade, separação, sexo, carreira, adolescência, perdas ou futebol são o ponto de partida para reflexões valiosas sobre como transmitir aos filhos valores e princípios sólidos. O propósito é fortalecê-los para um mundo cada vez mais competitivo sem que, para isso, eles tenham de abrir mão da própria felicidade ou de virtudes como a delicadeza, a bondade e a compaixão. E ao transformar temas singelos em reflexões tão poéticas e amorosas, Gandra dá uma verdadeira aula sobre paternidade, amor e o eterno aprendizado da vida.