Categorias: Amamentação | bem estar | Coluna Amamentação

Dicas de alimentação para mães que estão amamentando

Compartilhe:
pin it

Ainda no assunto amamentação, que anda bastante em voga aqui no blog ultimamente, o post de hoje traz dicas de alimentação para as mães que estão amamentando. O que evitar, o que está liberado, quantas refeições pro dia são necessárias, entre outras.

O texto é da Gislaine Donelli dos Santos, nutricionista do Empório da Papinha e colunista do blog. Confira e informe-se.

dicas de alimentacao gestante
Photo Credit: Celestipoo via Compfight cc

Dicas de alimentação para mães que estão amamentando

Por Gislaine Donelli dos Santos, nutricionista 

Como se alimentar durante a amamentação? Que mãe nunca fez essa pergunta, não é mesmo? Diante deste dilema, preparamos algumas dicas para ajudá-las. Elas trazem informações bem simples, mas bastante interessantes para esse período. Vale a pena se informar.

Regra Básica:

A alimentação da lactente deve fornecer nutriente e energia suficiente para a produção do leite materno com qualidade, ou seja, um leite mais rico e nutritivo para o bebê. Tudo o que a mãe consome influência diretamente o leite, por isso é importante evitar alguns alimentos e focar o consumo de outros.

Substâncias que devem ser evitadas são: a cafeína e o álcool. Ambas podem passar para a corrente sanguínea e chegar até o leito, interferindo diretamente na qualidade da alimentação da criança.

A cafeína, por exemplo, presente em café, chás, chocolates e refrigerantes, pode fazer com que o bebê fique sem sono e irritado. Já as bebidas alcoólicas, se consumidas em longos períodos, podem comprometer a produção de leite materno, ou seja, podem diminuir a quantidade de leite. Além disso, o bebê, que ingere um leite materno “contaminado” com álcool, fica mais sonolento.

Já alimentos como grãos, cereais integrais, frutas e verduras estão liberados. Todos são boas fontes de cálcio, ferro e proteínas. Vale lembrar que a ingestão de água não afeta o volume de leite produzido, mas a lactente deve se manter sempre hidratada sem esperar a sede chegar para tomar água.

Nesse período de amamentação, as mamães devem fazer pelo menos cinco refeições balanceadas ao dia (café, almoço, jantar e no mínimo dois lanches entre as principais refeições) para não concentrar todos os nutrientes numa única mamada. Dessa forma a mãe mantém a própria fome controlada e muita energia para amamentar de forma saudável.

Amantar emagrece?

Aquele depósito de gordura acumulado durante a gestação é utilizado para fornecer energia para a produção do leite. Por isso, quanto mais à mãe der o peito, maior será o gasto energético do corpo e, consequentemente, aquele indesejado depósito de gordura irá diminuir. Por isso, quando falam que amamentar emagrece é porque o corpo da mãe trabalha freneticamente para produzir a quantidade ideal de leite materno com qualidade.

Amamentar é a melhor maneira de voltar à forma antiga. Por isso, regimes radicais com calorias reduzidas, durante o período de amamentação, podem acabar com a energia da mãe, além de afetarem diretamente a produção de leite materno e sua qualidade, como explicado no início do texto.

Mamães lembre-se sempre, que bons hábitos alimentares estão diretamente ligados à qualidade do leite produzido. Então, mantenha-se saudável, para poder oferecer para seu bebê o melhor e mais rico alimento que ele precisa nos primeiros seis meses de vida.

Veja mais!