Dicas para aproveitar as férias com os filhos mesmo dentro de casa | Macetes de Mãe
férias com os filhos

Dicas para aproveitar as férias com os filhos mesmo dentro de casa


12 de janeiro de 2019

Será que dá para aproveitar as férias com os filhos dentro de casa? Férias é aquele período do ano em que a gente tem certeza de que vai pirar antes da metade do dia. E ser internada até o final dele. Não é mesmo? Haja criatividade para entreter as crianças, principalmente se a gente não viajar.

Mas as meninas do Tempo Mágico, a Alê e a Grazi, acreditam que dá sim para aproveitar as férias com os filhos mesmo dentro de casa e compartilham com a gente dicas ótimas! Eu particularmente gostei muito. E acredito que a Alê tem razão! É possível fazer um monte de coisas de formas diferentes e assim, criar memórias doces de férias em casa. Confira as sugestões abaixo! E aproveitem as férias que ainda estão na metade! ;)

Dicas para aproveitar as férias com os filhos mesmo dentro de casa

Também acontece com você? Chega o período de férias escolares e, para quem é mãe, na maioria das vezes,  o primeiro pensamento que vem à cabeça é: “o que vou fazer com meu(s) filho(s) durante todo esse tempo“?? risos

Se você não consegue tirar férias com os filhos no mesmo período ou não vai viajar, aí a situação parece ainda mais complexa…

Isso porque a “conta” que vem na nossa cabeça é a de que crianças têm muita energia e muito tempo livre (e nós nem tanto… risos) e que, assim, precisam de muitas atividades ou serem entretidas o tempo todo. Então, como aproveitar as férias com os filhos, não é mesmo?

Mas será que é isso mesmo?

Você já se perguntou o que significa “estar de férias”?

Eu (Ale Palazzin) estive pensando sobre isso outro dia, enquanto lembrava da minha infância… e percebi que não é necessariamente o quê ou quantas coisas você faz, não é essa ou aquela atividade específica, mas como você se SENTE.

E geralmente nos sentimos diferentes (e descansados, inclusive) quando fazemos as coisas de uma FORMA DIFERENTE. Isso é mais fácil de acontecer quando vamos viajar, ou quando vamos a um passeio que nunca fizemos, mas podemos conseguir isso também dentro da nossa própria casa.

Como? Aqui estão algumas dicas para aproveitar as férias com os filhos mesmo dentro de casa

1- Mude a rotina

Tem muita gente que relaciona férias com poder acordar ou dormir tarde. Sim é gostoso poder fazer isso de vez em quando. No entanto, essa não é a única forma (e, dependendo da idade da criança, nem a melhor). Vocês podem dormir num lugar diferente (como fazer um acampamento na sala ou montar uma cabana no quarto). Ou ainda almoçar no quintal ou fazer piquenique no meio da sala. Deixar seu filho brincar em outros cômodos da casa que você normalmente não autorizaria e por aí vai. A ideia é sair do piloto automático do dia-a-dia e se permitir fazer diferente (e em geral as crianças são ótimas para dar sugestões nisso)

Outra forma de mudar a rotina é fazer atividades juntos em momentos diferentes do dia ou da semana. Que tal vocês assistirem a um filme em plena quarta-feira?

2- Envolva seu filho em atividades que normalmente não faz

Para nós, lavar louça ou cozinhar pode não ter muita graça, mas para a criança tudo é divertido, mesmo as coisas simples do dia-a-dia,  então que tal fazerem o jantar juntos?

3- Desacelere

Sim, crianças têm muita energia mas isso não significa que, por isso, precisamos mantê-las aceleradas o tempo todo. Na verdade, em geral, vivemos em um ritmo tão frenético, com minutos contados no relógio para tudo, que é inclusive importante mostrarmos para as crianças que essa não é a única forma de funcionar. Para recarregar as energias (e férias também são para isso, não?), é preciso saber desacelerar também… e essa é uma habilidade que podemos ensinar desde cedo para os nossos filhos. Ficar abraçadinho logo quando acordam, almoçar sem pressa, estender o horário do banho enchendo um balde para brincar com água.

4- Deixe seu filho aproveitar melhor o tempo de brincar sozinho

Você já observou que existem momentos em que nossos filhos naturalmente brincam sozinhos? Que geralmente parecem estar mais tranquilos, criativos… Aqui em casa é quando meu filho acorda. Só que no dia-a-dia, ele vai para a escola de manhã então não pode aproveitar muito esse momento, exceto nos finais- de-semana. Que tal deixá-los explorar melhor esse potencial durante as férias?

Outra coisa que pode estimulá-lo a isso é você mudar os brinquedos de lugar. Isso parece despertar a curiosidade deles, que parecem “redescobrir” os brinquedos que têm

5- Brinquem Juntos!

No Tempo Mágico falamos muito sobre a importância do BRINCAR JUNTO como forma de não “apenas” potencializar o aprendizado e desenvolvimento motor e cognitivo da criança, mas, especialmente, como forma de fortalecer o vínculo com ela e contribuir para o seu desenvolvimento emocional também. Por que não aproveitar o tempo extra para terem mais tempo para brincar? Só o fato de poderem passar mais tempo juntos,  já fará com que os dias das férias tenham um gostinho especial.

Boas férias para vocês!