Categorias: bem estar | Coluna Sono e Pós-parto | colunas

Dicas para estender as sonecas de bebês que fazem sonecas curtas

Compartilhe:
pin it

Quem é que nunca se viu reclamando que o bebê faz sonecas curtas, dorme um pouquinho e acorda e aí passa o dia todo chatinho e reclamão (afinal, segue cansado)? Algumas vezes, os bebês estão assim porque é uma fase e logo passa, mas, em outros casos, o bebê se comporta dessa maneira sempre. Esse é o seu padrão de sono diurno.

Então, nesses caso, como agir? O que fazer? Que atitude ter para melhorar esse problema?

No post de hoje, nossa colunista de sono e pós-parto, Marcia Horbacio, fala sobre isso. Ela dá dicas para estender as sonecas de bebês que costumam fazer sonecas curtas.

Dicas excelentes, por sinal! Não deixe de conferir.

Jona, Day 27
Photo Credit: Tilman.me via Compfight cc

 

Dicas para estender as sonecas de bebês que fazem sonecas curtas

Por Marcia Horbacio

Mamães, estou aqui novamente e hoje o nosso assunto é sonecas. Sonecas, uma preocupação das mamães que sabem o quanto elas são importantes, mas que lutam para conseguir fazer seus bebês entenderem isso!

Hoje vamos falar principalmente daqueles bebês que dormem sonecas curtas e ficam com sono o dia todo. O seu é assim?

Que bebês precisam dormir de dia, isso não se discute. Que muitos deles se recusam a dormir ou, quando dormem, ficam vinte ou trinta minutinhos dormindo e já acordam, isso também sabemos. Mas afinal, isso tem jeito?

Tem como melhorar sim. Antes dos seis meses de idade muitos bebês tem dificuldade em tirar sonecas, os padrões de sono não estão bem estabelecidos e alguns precisam de muita ajuda para conseguir adormecer e se manterem dormindo. Mas isso não significa que antes dos seis meses não há nada para fazer que melhore o sono do seu bebê.

Veja abaixo, algumas dicas que podem ajudar a estabelecer um padrão de sono melhor na soneca dos seus filhos.

Quem falou que para aprender a diferença entre dia e noite o bebê precisa dormir no claro?

Bom, enquanto é recém-nascido, seu bebê está mesmo aprendendo a diferenciar dia e noite, mas eles aprendem isso muito antes do que você imagina e não é porque dorme de dia e de noite que não sabe essa diferença. Eles dormem de dia e de noite porque o sono deles é naturalmente polifásico e um cérebro em desenvolvimento precisa de todo sono que puder ter. Então, de dia, o ambiente de sono deve ser sim mais claro que à noite, mas não tão claro. Ou seja, o ideal é uma penumbra bem gostosa, que seja diferente da escuridão do quarto à noite mas ainda assim que seja escurinho.

Bebês muito agitados precisam de um ritual para a soneca mais longo e mais relaxante

Se o seu bebê é daqueles que não parece ter sinais de sono nunca, leve-o ainda mais cedo para o quarto e comece a brincar com ele já no ambiente de sono dele e, se possível, na penumbra. Quando estiver brincando, evite livros muito coloridos e brinquedos com barulho. Deite com ele no chão, num tapetinho, por exemplo, e brinque com as mãozinhas dele, deixe ele brincar com as suas e fale um mantra similar a esse: “Meu bebê dorme, mamãe dorme… shhhhhh”. E repita isso várias vezes enquanto deixa ele brincar com os seus dedos. Não vá para o quarto na hora da soneca, se você quer que ele durma às 3h, vá às 2h20min / 2h30min, e comece essa brincadeira relaxante. No final, pegue um paninho be fininho e comece a passar no rostinho dele ao mesmo tempo que fala o mantra.

Quando ele acordar antes de 45 minutos de soneca, o que fazer?

Aposto que você está ansiosa por uma resposta para isso. Certo? O que fazer se meu bebê só dorme 20 ou 30 minutos em cada soneca?

Se você sabe que na marca dos 20 minutos ele sempre acorda, vá para perto e observe o soninho dele. Quando ele der a primeira movimentada (veja bem, não pode ser quando já despertou, mas no primeiro movimento delicado ou na mudança da respiração), você já começa a fazer um som de “shhhhhh” bem baixinho e a tocar nele com muita delicadeza. Repare que achar esse momento certo, às vezes, é bem difícil porque você pode estar fazendo quando ele já está para acordar, mas vale a pena tentar vários dias até acertar. O importante é você fazer quando ele está começando a sair do sono profundo e entrando no sono mais leve. Se ele não voltar a dormir e você sentir que ele vai mesmo acordar, pegue-o no colo e faça mais 30 minutos de soneca no colo. Depois de 4 ou 5 dias, pode ser que ele, por estar acostumado a dormir mais longamente, consiga fazer isso sozinho e esticar essa soneca por si só no berço, sem precisar mais de ajuda.

E se tudo isso não adiantar?

Alguns bebês vão ser assim, vão dormir sonecas curtas e ter um padrão diferente da maioria até os 6 meses. Nesses casos, melhor a fazer é aceitar esse padrão e tentar que eles tirem mais sonecas. Se você tentar essas técnicas e o seu filho continuar dormindo sonecas de só 30 minutos, então ele terá que ser colocado para dormir mais vezes para evitar que fique exausto.

Hora da cama tem que ser mais cedo

Imagine a seguinte situação: você costuma colocar seu bebê para dormir às 21 horas, mas ele faz um escândalo, você não consegue nem dar banho direito nele e todos os dias é esse mesmo caos. O que fazer? Na verdade, bebês que fazem sonecas curtinhas precisam ir para a cama mais cedo. Muitas vezes, bem mais cedo! 19h ou 19h30min. Ou talvez até antes disso. Mas fique tranquila que não será assim para sempre (as mães temem que, por dormir muito cedo, no dia seguinte também acordarão super cedo). Mas lembre-se que isso é algo temporário e que deve durar só até o bebê melhorar o seu padrão de sonecas (sim, colocar o bebê mais cedo na cama à noite ajuda nas sonecas diurnas).

Ritual da noite deve ser mais curto

Banho, massagem, troca de roupa, musiquinha e mamada. E depois você pergunta por que o seu bebê sempre acaba dormindo enquanto mama! Mamães queridas, estou fazendo uma brincadeira, mas é assim mesmo que acontece, não é? Se o seu bebê teve um dia cheio de sonecas curtas, ele precisa de um ritual bem curtinho à noite. Portanto, faça menos coisas nesse ritual para que ele adormeça antes e com mais facilidade.

Mamãe, pode ser que tudo isso a ajude bastante ou pode ser que não melhore tanto assim. Mas priorize o sono do seu filho mesmo que ele não ache que isso seja tão importante assim. Não esqueça que, a medida que crescem, eles vão se desenvolvendo e aprendendo coisas novas e, sendo assim, se recusam a dormir para praticar o que estão aprendendo. Mas se recusar dormir de dia nem sempre quer dizer que ele possa estar sem sono ou deva ficar sem dormir.

Para os bebês que demonstram nunca ter sinais de sono e estão sempre a todo vapor durante o dia, a dica é você leva-lo para a cama sempre nos mesmos horários (procurando ser regular com esses horários, mas não tão rígida, porque tem que lembrar que alguns dias as sonecas foram mais curtas ou mais longas e você tem que ajustar os horários de acordo com isso)  e realmente insistir nas sonecas. Um dia eles vão conseguir relaxar e dormir mais fácil.

Não desista do sono do seu filho. Ele só terá a te agradecer por isso.

Assista esse vídeo, no Canal MdM, 5 dicas para melhorar as sonecas do bebê:

Veja mais!