Entregue a chupeta para o Papai Noel | Macetes de Mãe
chupeta para o Papai Noel

Entregue a chupeta para o Papai Noel


15 de dezembro de 2018

Taí um grande desafio na vida de toda mãe e pai: tirar a chupeta da criança. Mas como fazer isso sem traumas e grandes sofrimentos? Entregue a chupeta para o Papai Noel!

Isso mesmo! No post de hoje, nossa colunista Raquel Luzardo, fonoaudióloga e especialista em linguagem, explica como a chupeta pode prejudicar o desenvolvimento da criança e compartilha ótimas dicas para colocarmos em prática nessa fase do ano: Natal. Confira e compartilhe com as amigas. ;)

Entregue a chupeta para o Papai Noel: A grande oportunidade está próxima

Ela pode ser tradicional, divertida, moderna, cheia de desenhos ou até com pedrarias, o fato é que, independente de como seja, a chupeta foi destinada a ser um objeto mágico para acalmar os pequenos, aliviar o estresse e até mesmo ajudar na adaptação a novas situações. Mas depois de certo tempo ela acaba precisando sair de fininho da vida das crianças. Isso porque muitas vezes pode prejudicar o desenvolvimento e a postura dos músculos da língua e lábios, o crescimento dos dentes, a formação da mordida, dificulta o desenvolvimento da fala e a respiração correta, entre outros problemas.

Por todos esses motivos, recomendo  limitar o tempo de uso da chupeta ao mínimo possível e começar a pensar em retirá-la por volta dos dois anos de idade. Só que tirar chupeta de criança é uma tarefa tensa. Existe o risco dela sofrer, chorar, e ver isso acontecer corta o coração dos pais.

Veja também esse vídeo com dicas para tirar a chupeta

O ideal seria que as crianças largassem esse vínculo sozinhos. Entretanto, a grande maioria tem dificuldade em deixar a chupeta espontaneamente, sendo necessário, além de muita conversa, um estímulo. Mas quando nenhum método funciona é necessário apelar. E pra quem? A chegada do Papai Noel é um grande estímulo para os pequenos. Aproveite o espírito natalino e proponha que ela ofereça a chupeta ao bom velhinho em troca de um presente, algo que ela queira muito.

Como assim?

O diálogo é o primeiro passo para encerrar a saga da chupeta. Converse com seu filho. Explique que ele está crescendo, que não precisa mais chupar chupeta o tempo todo e vá diminuindo aos poucos os períodos em que permite o uso. Mostre que não precisa da chupeta para dormir, conte histórias, distraia-o. Elogie quando estiver sem ela, use palavras de afirmação, encoraje seu pequeno a perceber que não precisa mais dela.

É importante dizer que uma vez que os pais iniciam esse processo, não dá para voltar atrás. Esta figura mágica do Natal também tem o poder de transformar cada desculpa da criança em querer a chupeta de volta num argumento que invade a imaginação dos pequenos. É necessário manter o posicionamento sem se render a vontade do filho. O mover da família por um mesmo ideal é o que garante a legitimidade de todo o processo. Tenha certeza de que se tudo for por água abaixo, depois será bem mais trabalhoso e traumático.

Prepare a criança para entregar a chupeta para o Papai Noel

preparando a criança ao longo do mês para a entrega do objeto. Ela precisa saber o que vai acontecer. Tirar a chupeta sem explicações vai deixá-la confusa e mais insegura.

Não permita que a criança saia de casa ou se comunique com a chupeta. Nas últimas semanas, diga que ela só poderá dormir com a chupeta.

Prepare uma caixinha bem bonita para entregar a chupeta na noite de Natal. Assim a criança vai se apropriando da ideia que a chupeta vai embora como um presente, e não para o lixo. Ela terá um lugar especial.

ATENÇÃO! Todas as chupetas deverão ser entregues.

Lembre-se de resgatar todas as chupetas da casa e colocar na caixa. Se a criança encontrar uma depois o plano pode ir por água abaixo.

Diga que o Papai Noel vai trocá-la por um presente. Você pode dizer que as chupetas são guardadas em uma sala e são elas que dão energia para a fábrica de brinquedos do Papai Noel funcionar. Ou então diga que não existe chupeta na terra do Papai Noel.

Ainda no Natal: a entrega ao Papai Noel pode ser feita ao vivo, no shopping, na escola, ou deixando em algum cantinho da casa para o bom velhinho que virá visitá-los na noite do dia 24.

A criança pode entregar a chupeta diretamente ao Papai Noel. Em alguns locais têm até cesto e caixas para a criança depositar a sua. Ali na hora ela já pode fazer seu pedido oralmente ou em forma de desenho.

Gostou da ideia? Então, bora colocar em prática, não desanime, boa sorte e feliz natal!

Você já conhece o Canal Macetes de Mãe no Youtube? Ou já segue o Macetes de Mãe no Instagram? Não perca as nossas dicas nessas redes sociais também.