Categorias: Uncategorized

7 Dicas para evitar gripes e resfriados o ano todo

Compartilhe:
pin it

Não é porque o frio foi embora que a gente pode acreditar que não fica mais gripada e nem resfriada. Bem longe disso! Sei porque vira e mexe, mesmo nos meses mais quentes, tem alguém ruinzinho lá em casa. Ou são os meninos que pegaram algo na escola, ou sou eu que peguei algo deles ou é o marido que pegou algum vírus no ambiente fechado do avião (já que ele está sempre de lá pra cá).

E foi por isso que achei tão bacana e útil essas dicas que recebi da Weleda e resolvi compartilha-las com vocês no post de hoje. Com certeza, são dicas simples e práticas que ajudam a proteger de gripes e resfriados em qualquer época do ano (até nas estações mais quentes, quando achamos que não iremos “pegar nada”, mas não é bem assim).

E só para vocês saberem, a gente costuma pegando gripes e resfriados mesmo no calor porque, nessa época, a alternância entre ambientes externos quentes e ambientes internos gelados ou a exposição ao sol intenso podem deixar o nosso sistema imunológico com menos defesas e, assim, o nosso organismo mais suscetível a se infectar.

Photo Credit: Sanofi Pasteur Flickr via Compfight cc

Sete dicas simples e naturais que ajudarão pessoas de todas as idades a manter-se saudável durante todo o ano:

Por Dr. Fabrício Dias, médito antroposófico e consultor da Weleda.

  1. Roupas adequadas

A qualidade das roupas protege da saúde tanto no frio quanto no calor. Assim, é preciso evitar roupas sintéticas e dar preferência ao algodão, por exemplo.

  1. Comida saudável sempre

O ideal é comer legumes e verduras cozidos e carnes grelhadas. Sementes como castanha-de-caju e castanha-do-pará também ajudam a nutrir de forma integral o organismo. Ainda, recomenda-se dar preferência a produtos orgânicos ou biodinâmicos, pois eles reforçam a imunidade do corpo. A água também é uma importante aliada.

  1. Hábitos de higiene

Lavar as mãos com frequência e não colocá-las na boca, nos olhos e no nariz, e espirrar e tossir usando o braço como proteção são hábitos fundamentais para a prevenção de doenças, em qualquer período do ano. Para quem tem crianças em casa, sugere-se que os adultos façam essas atividades na frente delas, sempre ressaltando os benefícios de agir assim. Desse modo, os pequenos incorporarão esses hábitos saudáveis em suas rotinas naturalmente.

  1. Drible a baixa qualidade do ar

Com o tempo seco e o ar poluído, as vias aéreas ficam mais sobrecarregadas, deixando o corpo mais propenso a infecções. Para driblar essa condição, importante aplicar soro fisiológico no nariz, em especial nas crianças, evitando assim o ressecamento da mucosa.

Também cuide muito bem do seu ar condicionado. Manter o filtro limpo é importantíssimo para evitar a proliferação do vírus. Além disso, como para diminuir a temperatura ele suga o ar do ambiente e retira a umidade, o ideal é aumentar a oferta de água no cômodo. No carro, deixe sempre uma fresta da janela aberta e não descuide da manutenção.

Por último, evite o choque térmico ao transitar do calor do ambiente externo para o frio de um ambiente climatizado. Isso gera uma reação de defesa do corpo, baixando a imunidade e deixando o corpo mais sucetível ao vírus. Os alérgicos precisam tomar cuidado redobrado: a queda brusca de temperatura pode desencadear casos de rinite, bronquite, entre outras doenças.

  1. Sem friagem

Para tirar a friagem do corpo e também relaxar, o escalda-pés é uma solução simples e rápida que pode ser feita a qualquer momento. Isso porque, quando a pessoa é aquecida, há uma espécie de convocação para que as células de defesa fiquem mais ativas.

O calor, que nas extremidades do corpo provoca leve vermelhidão graças à dilatação dos vasos sangüíneos, também torna nossas células de defesa (em especial os glóbulos brancos chamados de granulócitos) mais ativas e capazes de nos proteger melhor. Assim, ao realizarmos um escalda-pés, estamos levando calor para todo o organismo por meio do sangue que flui da extremidade até o centro, melhorando de forma notável o funcionamento do sistema imune. Outra forma de aquecer o corpo é por meio da ingestão de chás. Existem ervas medicinais, como erva-doce, camomila e violeta, que auxiliam na prevenção e no tratamento das doenças.

  1. Sol (com moderação) ajuda

A Medicina Antroposófica – prática que busca compreender e tratar o ser humano considerando sua vida emocional, sua individualidade e sua relação com a natureza – sugere que, sempre que possível, as pessoas se exponham ao sol, por um momento breve, para ajudar na síntese da vitamina D, que também é imunoestimulante. Mas não exagere, pois sol em excesso pode causar desidatração, deixando o corpo vulnerável.

  1. Exercícios são essenciais

A atividade física é muito importante para a imunidade, já que, ao ativar a circulação, o resultado é um processo de calor, que é a base para o funcionamento do sistema imune. Caminhar de três a quatro vezes por semana é de grande valia.

Essas informações foram enviadas pela Assessoria de Imprensa da Weleda, empresa suíça que desenvolve medicamentos e cosméticos com ingredientes naturais e orgânicos.

Assista também, no Canal MdM, rinite e sinusite nas crianças – qual a diferença e como tratar:

Veja mais!